Mercadorias perigosas Dangerous Goods
As Nações Unidas classificaram os produtos perigosos de acordo com diversos critérios.
Existem 9 (nove) classes de artigos perigosos
As mercadorias perigosas Dangerous Goods estão divididas em nove classes (numeradas de 1 a 9) conforme o tipo de risco
Classificação das mercadorias perigosas no transporte aéreo:
Classe 1 – Explosivos
Divisão 1.1 – Perigo de explosão em massa
Divisão 1.2 – Perigo de projecção
Divisão 1.3 – Perigo de fogo, pouco perigo de projecção e fragmentação
Divisão 1.4 – Não apresentam perigo significativo
Divisão 1.5 – Muito insensíveis, com perigo de explosão em massa
Divisão 1.6 – Bastante insensíveis, sem perigo de explosão em massa
Classe 2 – Gases
Divisão 2.1 – Gases inflamáveis
Divisão 2.2 – Gases não-inflamáveis, não tóxicos
Divisão 2.3 – Gases tóxicos
Classe 3 – Líquidos inflamáveis
Classe 4 – Sólidos inflamáveis
Divisão 4.1 – Matérias sólidas inflamáveis e matérias auto-reactivas
Divisão 4.2 – Matérias sujeitas a combustão espontânea
Divisão 4.3 – Matérias que, em contacto com a água, libertam gases inflamáveis
Classe 5 – Substâncias oxidantes e peróxidos orgânico
Divisão 5.1 – Matérias comburentes/oxidantes
Divisão5.2 – Peróxidos orgânicos
Classe 6 -Substâncias tóxicas e infecciosas
Divisão 6.1 – Matérias tóxicas
Divisão 6.2 – Matérias infecciosas
Classe 7 – Matérias radioativas
Classe 8 – Matérias corrosivas
Classe 9 – Produtos perigosos diversos
Exemplo de quadros de apoio ao TTAE na Placa
Deverão ser em matéria plastificada
Classes 1 e 2
Classes 3, 4, 5 e 6
Riscos das classes
Algumas substâncias têm riscos múltiplos
Classe 1 – Explosivos
Esta classe está dividida em 6 divisões de risco da 1.1 à 1.6 .
1.1 Matérias e objetos que tem perigo de explosão
1.2 Matérias e objetos que tem perigo de projeção, mas não perigo de explosão
1.3 Matérias e objetos que tem perigo de fogo e de explosão secundária ou projeção secundária, mas não tem perigo de explosão
1.4 Matérias e objetos que não apresentam qualquer perigo
1.5 Substâncias muito insensíveis que apresentam o perigo de explosão em massa
1.6 Substâncias extremamente insensíveis que não apresentam o perigo de explosão em massa
Grupo de Compatibilidade é indicado pela letra que aparece no canto inferior acima da classe da substância
Materiais e objetos explosivos, como TNT, torpedos, pólvora, fogos de artifício, sinalizadores de emergência, fósforos, dinamite ou cartuchos de caça apresentam o perigo de explosão e incêndio.
Somente os explosivos da divisão 1.4S RXS são aceites para transporte em aeronaves de passageiros
Classe 2 – Gases
Definição
Gás é uma substância que a 50ºC (122Fº) exala vapores a uma pressão superior a 300kPa (3.0 bar) ou se torna gasosa a 20ºC (68ºF) a uma pressão standard de 101.3kPa(1.01 bar)
Gases em quatro estados físicos
Comprimidos – sob pressão ficam inteiramente gasosos
Liquefeitos – sob pressão ficam parcialmente líquidos, podem ser liquefeitos a alta ou baixa pressão
Liquefeitos refrigerados – parcialmente líquidos devido à baixa temperatura (profundamente refrigerado como nitrogénio líquido)
Em solução – sob pressão
Os gases correm o risco de, com o aumento de temperatura, aumentar a pressão podendo fazer rebentar o recipiente. Deve, portanto, evitar-se a exposição ao calor para diminuir o perigo de incêndio, toxicidade e explosão.
No transporte aéreo todos os gases são perigosos porque são transportados sob pressão
Divisão 2.1 – Gases inflamáveis – gás butano, hidrogénio, oxigénio, propano, acetileno, isqueiros
Divisão 2.2 – Gases não inflamáveis e não tóxicos – dióxido de carbono, néon, extintor de fogo, gás refrigerado a baixa temperatura, nitrogénio (azoto) e hélio
Divisão 2.3 – Gases tóxicos – aerossol de baixa toxidade, dispositivos de gás lacrimogéneo, sprays insecticidas, cloro, amoníaco
Classe 3 – Líquidos inflamáveis
Líquidos inflamáveis ou flamáveis são substâncias que a determinada temperatura libertam gases inflamáveis e que podem facilmente ser ativados durante o transporte aéreo
Substâncias viscosas são líquidos espessos e viscosos
Líquidos inflamáveis como, por exemplo,tintas, álcoois, querosene, acetona, petróleo, metanol, gasolina, gasóleo e os vernizes, podem inflamar-se em presença de uma chama, faísca ou calor. Em caso de derrame podem poluir as águas e os terrenos. Correm o risco de explosão, incêndio, toxicidade e corrosão.
Para determinar o grau de perigo que o líquido representa baseamo-nos no flash point ponto de inflamação e no initial boiling point ponto de ebulição inicial
Ponto de inflamação flash point, que é a menor temperatura que o líquido liberta gases que podem entrar em ignição
Ponto de ebulição inicial initial boiling point que é a menor temperatura que o líquido começa a ferver
Classe 4 – Sólidos inflamáveis
Compreende sólidos inflamáveis, substâncias possíveis de combustão espontânea e substâncias que quando em contacto com a água emitem gases inflamáveis ou podem-se inflamar espontaneamente.
Divisão 4.1 – Matérias sólidas inflamáveis, matérias auto-reactivas e matérias explosivas dessensibilizadas sólidas, como são o exemplo dos resíduos de borracha, fósforos, enxofre e carvão, são susceptíveis de inflamação, após contacto com uma chama. Estes materiais correm o risco de incêndio.
Sólidos inflamáveis são sólidos que se inflamam quando em contacto com uma fonte de ignição ou por fricção
Substâncias auto reativas são substâncias altamente instáveis que entram facilmente em decomposição podendo causar explosão e produzir gases tóxicos. Uma vez que são influenciadas pela temperatura, algumas só podem ser transportadas com a temperatura controlada.
Sólidos dessensibilizados são substâncias com propriedades explosivas que são seguras para transporte quando molhadas com água, álcool ou outras substâncias para suprimir as suas propriedades perigosas
Divisão 4.2 – Materiais sujeitos a inflamação espontânea, como o fósforo branco ou amarelo, os fosforetos e o algodão oleoso, podem inflamar-se em contacto com o ar, sem necessidade de chama ou faísca. Existe igualmente a possibilidade de reagirem violentamente em contacto com a água. Apresentam o perigo de incêndio ou explosão.
Divisão 4.3 – Substâncias que, por reação com a água, podem tornar-se espontaneamente inflamáveis ou libertar gases inflamáveis em quantidades perigosas.
Matérias que, em contacto com água libertam gases inflamáveis, como o sódio,lítio e o potássio, por exemplo, reagem violentamente com a água podendo inflamar-se ou mesmo explodir. Naturalmente, não se deve utilizar água para apagar um incêndio com estas matérias. Correm o risco de incêndio e explosão.
Classe 5 – Substâncias oxidantes e Peróxidos orgânicos
Divisão 5.1 – Matérias comburentes (por exemplo, o peróxido de hidrogénio concentrado) aceleram a combustão, ao libertarem facilmente o oxigénio. São passíveis de provocar incêndios muito violentos e explosões quando estão em presença de matérias inflamáveis. Mesmo em locais sem ar, correm o risco de incêndio e explosão.
Divisão 5.2 – Os peróxidos orgânicos, como é o caso do peróxido de butilo, são produtos muito instáveis que, com o aumento de temperatura, se podem decompor e libertar gases inflamáveis ou tóxicos. A libertação dos gases pode ser tão violenta a ponto de causar uma explosão, com risco de incêndio.
Os peróxidos orgânicos devem ser protegidos da luz solar direta, de outras fontes de calor e mantidos em áreas ventiladas
Classe 6 – Substâncias tóxicas e infecciosas
Divisão 6.1 – Matérias tóxicas
Substâncias que são capazes de provocar a morte, lesões graves ou danos à saúde humana, se ingeridas, inaladas ou se entrarem em contacto com a pele.
As matérias tóxicas, como o ácido cianídrico,clorofórmio e o fenol, podem contaminar o organismo, sendo passíveis de originar a morte por ingestão (contacto inadvertido com mãos sujas em comida, ou ao fumar), por inalação dos gases ou vapores libertados ou por absorção cutânea, passando para o sangue. Estas matérias devem ser manuseadas com equipamento de protecção individual (luvas, aventais, botas e viseiras). Em qualquer caso de transporte de matérias tóxicas, é alto o risco de morte.
Divisão 6.2 – Matérias infecciosas
Substâncias que contêm microrganismos viáveis, incluindo bactérias, vírus, parasitas, fungos , que provocam, ou podem provocar doenças em seres humanos ou animais, podem causar infecções e poluição das águas. Apresentam o risco de transmissão de doenças.
DGR 2017 Matérias infecciosas DGR Divisão 6.2 (Pdf)
Classe 7 – Material radioativo
Qualquer material cuja atividade específica seja superior a 70 kBq/kg. Nesse contexto, atividade específica significa a atividade por unidade de massa de um radionuclídeo ( átomos com núcleos instáveis, que emitem radiação ) ou, para um material em que o radionuclídeo é essencialmente distribuído de maneira uniforme, a atividade por unidade de massa do material
As matérias radioactivas (como o tório, o rádio e o urânio) têm o perigo de contaminação, que depende do tempo de exposição e da intensidade da fonte radioactiva. Podem originar lesões graves ou morte.
Classe 8 – Substâncias corrosivas
São substâncias que, por ação química, causam danos graves quando em contacto com tecidos vivos ou, em casos de derrame, danificam, ou mesmo destroem outras cargas ou a aeronave; podem apresentar outros riscos
As matérias corrosivas, como são os casos da soda cáustica e do ácido sulfúrico, atacam sobretudo os metais. São, porém, também perigosas para as pessoas, principalmente se houver contacto com os olhos, pele, mucosas e vias respiratórias. Estes produtos podem reagir violentamente se misturados entre si ou com outras matérias perigosas.
Classe 9 -Substâncias perigosas diversas
Incluem-se nesta classe as substâncias e artigos que durante o transporte apresentam um risco não abrangido por qualquer das outras classes
Matérias e objectos perigosos diversos, como, por exemplo, as pilhas de lítio, ocasionam riscos diversificados conforme a matéria seja mais ou menos perigosa.
Lithium batteries are classified in Class 9 – Miscellaneous dangerous goods as:
UN 3090, Lithium metal batteries; and
UN 3480, Lithium ion batteries
or, if inside a piece of equipment or packed separately with a piece of equipment as:
UN 3091, Lithium metal batteries contained in equipment; or
UN 3091, Lithium metal batteries packed with equipment; and
UN 3481, Lithium ion batteries contained in equipment; or
UN 3481, Lithium ion batteries packed with equipment
Nota ao carregamento de baterias litio- ICAO transporte de baterias de Litio
Transporte aéreo de baterias Lithium (PDF)