O sistema de abastecimento é composto por dois módulos.
O primeiro com reservatórios, filtros, canos, tubos e hidrômetros.
O segundo módulo, com um sistema móvel de abastecimento dos carros de água potável, desenvolvido de forma a evitar contacto manual e evitando as contaminações.
O sistema de abastecimento de água potável para as aeronaves é um sistema complexo com legislação nacional e internacional muito rígida.
O risco de contaminação é elevado e acarreta altos custos na sua resolução.
Este sector operacional está sujeito a vários tipos de auditorias feitas pelas entidades de saúde, aeroportuárias e companhias aéreas.
Circuito contaminado
Código de equipamento
WV – potable water vehicle
Veículos para abastecimento de aviões com água potável ou Carro de água potável Aircraft Water Service Units/Potable Water Services Vehicle
Depósito em aço inox apropriado para o transporte de água potável, equipado com anteparas, tampa de visita, respiros e dreno.
Plataforma hidráulica na traseira.
Mangueiras de borracha para abastecimento, equipada com adaptador universal, para ligação ao avião.
Regulador de pressão e manómetro, para ajustar a pressão de serviço quando do abastecimento ao avião.
Dispositivo de pré-selecção de litros e corte automático do abastecimento
Período obrigatório de limpeza – mensal ou trimestral
Produto a utilizar – Hipoclorito de Sódio 10 a 12% de cloro ou qualquer outro recomendado pelas entidades sanitárias. Ter especial cuidado com embalagem vazia do produto químico.
Tanque – verificar as condições estruturais, operacionais e higiénico-sanitárias do reservatório do carro de abastecimento após a limpeza, impedindo focos de contaminação.
Formação – Carro de água potável
Descrição e funcionamento
.Depósito
.Plataforma hidráulica
.Mangueiras e adaptadores
.Regulador de pressão e manómetro
Emergências
O abastecimento de água potável se for calculada de acordo com as necessidades de cada percurso resulta numa poupança significativa de combustível assim como um eventual alargamento do “Payload”.