Os primeiros voos da Emirates a operar com combustível de aviação sustentável (SAF-Sustainable aviation fuel) fornecido pela Shell Aviation descolaram do Aeroporto Internacional do Dubai (DXB). O voo EK 412 da Emirates com destino a Sydney, a 24 de outubro, foi um dos primeiros a operar com SAF. A Shell forneceu mais de 1 milhão de litros de SAF misturado para utilização no hub da companhia aérea no Dubai. Este primeiro fornecimento de SAF à Emirates no Dubai permitiu que a companhia aérea realizasse uma série de missões ao longo das últimas semanas.
A mistura de SAF fornecida pela Shell ao sistema de abastecimento do aeroporto de DXB era composta por um rácio de 40% de SAF puro e 60% de combustível Jet A-1 convencional. As características químicas desta proporção são idênticas às do combustível convencional para aviões a jato e podem ser integradas sem problemas na infraestrutura de combustível existente no aeroporto, bem como nos motores de toda a frota da Emirates, sem necessidade de modificações.
Na sua forma pura, o SAF reduz as emissões de gases com efeito de estufa até 80% quando utilizado na forma pura, não misturado e calculado de acordo com metodologias estabelecidas de avaliação do ciclo de vida (LCA), como a metodologia CORSIA, ao longo do seu ciclo de vida, quando comparado com o combustível de aviação convencional. A Emirates também tem monitorizado a entrega, a utilização e os benefícios ambientais do SAF através da Avelia, a solução de registo e reclamação da Shell Aviation baseada em blockchain (o âmbito 3 inclui todas as emissões indiretas que ocorrem na cadeia de valor de uma empresa declarante)
O primeiro Boeing B777 da Emirates, de 80 Boeing B777, com um novo design de cabine, iniciou operações com o voo EK83 para Genebra (GVA). ...