«São Paulo, 7 de novembro de 2011 – Cerca de 60 pessoas tiveram hoje a oportunidade de, em primeira mão, experimentar o novo turboélice ATR 72-600 da Azul Linhas Aéreas. Autoridades, agentes de viagem, jornalistas e executivos da companhia participaram de um voo panorâmico de 40 minutos pela região com a aeronave. Na ocasião, os convidados conheceram os diferenciais do novo turboélice, que entra em operação em 15 de novembro.
Presente no evento, Pedro Janot, presidente da companhia, reforçou o compromisso da Azul com a cidade. ?A Azul tem por sua essência desenvolver os mercados em que atua, e o Aeroporto de Viracopos, nosso Hub, é fundamental para conseguirmos atingir esse objetivo?, disse.
Com a chegada do ATR 72-600, a companhia tornou-se a segunda empresa no mundo e a primeira da América Latina a receber o mais moderno turboélice disponível no mercado. Para apresentar e mostrar as diferenças e qualidade desta nova máquina, a Azul fará voos panorâmicos com ela nas dez cidades em que servirá. São elas: Campinas (São Paulo), São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Marília, Araçatuba, Presidente Prudente (interior de São Paulo), Uberaba e Juiz de Fora (Minas Gerais), Maringá (Paraná) e Joinville (Santa Catarina).
A aeronave dá início à série de outras 30 encomendadas pela Azul até 2015. A expectativa é que até o final do ano, mais dois ATR 72-600 sejam incorporados à malha. A companhia tem ainda mais 10 opções de compra do novo modelo.
Sobre o ATR 72-600
Capacidade de passageiros: 68-74;
Motores: Pratt & Whitney 127m;
Potência máxima na decolagem: 2.750 cavalos de potência por motor;
Peso máximo na decolgem: 23.000 kg;
Carga máxima: 7.500 kg;
Alcance máximo com capacidade total de passageiros: 899 milhas náuticas (1665 km).
Sobre a Azul
Com quase três anos de operações, a Azul Linhas Aéreas Brasileiras conecta 40 destinos – 39 cidades, com 300 vôos diários. Somando-se às oito linhas de ônibus, são 45 cidades brasileiras conectadas pela companhia. A Azul já ultrapassou a marca de mais 12 milhões de clientes transportados desde sua fundação. Atualmente opera uma frota de 33 jatos modelo 190 e 195 da Embraer e 8 ATR 72-200 e 1 ATR 72-600. O papel da empresa é estimular o tráfego aéreo e dinamizar a economia brasileira por meio de uma equação tão simples de entender quanto difícil de imitar: preços baixos com alta qualidade de serviços. O sucesso da companhia é atestado pelos prêmios “Melhor Empresa Aérea do Brasil” pela revista Viagem e Turismo e pela revista Avião Revue, “Destaque do Ano de 2009” do XII Prêmio Aero Magazine de Aviação, “One of the 30 World?s Hottest Brands” pela Advertising Age de Nova York e eleita a melhor companhia aérea low-cost da América Latina pela Skytrax World Airline Awards – premiação reconhecida como referencial de excelência no setor aéreo.»
artigo publicado na página de internet “Azul Linhas Aereas”
(7 Novembro 2011)
«O primeiro avião da Azul Linhas Aéreas Brasileira, o Airbus A330, aterrou na manhã desta quinta-feira, 23 de Junho, em Lisboa. O avião chegou ao Aeroporto Humberto Delgado pouco depois das 6:30. ...