«A companhia Indra será um agente essencial na segunda fase do programa Sesar, que consiste na criação de um Céu Único Europeu, ao participar em 25 dos 27 projectos e liderando dois deles,
envolvendo um montante global de 30 milhões de euros. O programa Sesar é, no âmbito da investigação e desenvolvimento do tráfego aéreo, um dos projectos mais ambiciosos de sempre.
«Este projecto tem transformado a forma como se voa no continente, multiplicando a eficiência, a segurança, a pontualidade e a comodidade do passageiro», explicou, através da divulgação de um comunicado, a espanhola Indra. A primeira fase do programa foi terminada em 2016, sendo agora a altura de desenvolver a fase complementar – denominada Sesar 2020 – durante os próximos cinco anos.
Nesta segunda fase, proceder-se-á ao desenvolvimento do projecto em dois grandes blocos: o primeiro ocorrerá entre 2017 e 2019 e o segundo entre 2019 e 2021; com a adjudicação dos novos contratos, a Indra reforçou a sua posição no projecto impulsionado pela Comissão Europeia e com o contributo importante da Eurocontrol. A Indra irá liderar dois projectos, um ligado ao desenvolvimento de um sistema de gestão do tráfego aéreo através de trajectórias 4D e outro referente ao desenvolvimento de serviços comuns que interligarão todos os agentes europeus no que toca à gestão de voos (tanto civis como militares).
O primeiro projecto incidirá essencialmente no aumento da precisão dos voos e no incremento das condições de previsibilidade das rotas (mais directas) e horários, enquanto o segundo projecto liderado pela companhia espanhola concentrar-se-á na partilha de dados e interligação de informação, envolvendo todos os participantes do sistema aéreo europeu. «Estes serviços facilitam a gestão do tráfego, tornando-o mais fluído, gerando importantes reduções de custos», explicou a empresa.»
artigo publicado na revista “Cargo Edições”
(24 Janeiro 2017)
A Indra, uma das principais empresas globais de tecnologia e consultoria, desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento da tecnologia que permitiu a abertura do maior centro de torre remota do mundo. ...