O avião de transporte militar A400M de nova geração obteve a certificação da capacidade de lançamento simultâneo de pára-quedistas e completou o desenvolvimento industrial total da capacidade de lançamento com um envio máximo de 116 para-quedistas utilizando ambas as portas laterais (58 + 58).
O teste de certificação de combate, concluído em Maio de 2020 em coordenação com a Direcção-Geral do Armamento francesa (DGA) e apoiado pelas Forças Armadas francesas e belgas, combinou uma extensa campanha de para-quedismo com mais de 1.000 saltos com a implementação de novas metodologias de desenvolvimento de capacidades baseadas no registo e modelação 3D de trajetórias de salto de para-quedistas.
“Esta certificação completa um percurso desafiante para alcançar a capacidade da próxima geração. A conquista reforça o valor estratégico que o A400M já oferece às forças aéreas e à sociedade, como ficou demonstrado durante o Covid-19”, afirmou Dirk Hoke, Chief Executive Officer da Airbus Defence and Space. Com a conclusão deste marco decisivo, o A400M destaca-se na utilização de tropas aerotransportadas, podendo levar 116 para-quedistas que podem saltar dois de cada vez da rampa em queda livre, ou através das portas laterais, com abertura automática de para-quedas, o que é um desempenho que incrementa consideravelmente as possibilidades operacionais.
Airbus A400M completes full Paratrooper Simultaneous Dispatch certification
A easyJet subiu aos céus como a primeira companhia aérea parceira do inovador programa Iris, uma iniciativa liderada pela Agência Espacial Europeia (ESA) e pela empresa global de comunicações Viasat, que ...