«A Airbus confirmou, esta segunda-feira, que vai substituir as sondas de ângulo de ataque de cerca de quatro mil aviões A320, A330 e A340, com a entrada em vigor de uma nova norma preparada pela Agência Europeia de Segurança Aérea.
A alteração dos materiais em causa surge após um incidente ocorrido a 5 de novembro do ano passado num A321 operado pela Lufthansa que fazia um trajeto entre Bilbau, em Espanha, e Munique, na Alemanha, e teve uma queda súbita de 1.200 metros em pleno voo.
“Foi o primeiro incidente em 80 milhões de voos”, declarou à agência espanhola Efe um porta-voz da Airbus, que confirmou todavia a informação hoje avançada pelo El País sobre as novas normas preparadas pela Agência Europeia de Segurança Aérea.
Para evitar “potenciais problemas”, a instituição, com sede em Colónia, na Alemanha, está a preparar uma nova diretiva que vai forçar à mudança das sondas de ângulo de ataque em aproximadamente quatro mil aviões da Airbus.
O funcionamento errado das sondas em causa faz com que o avião mude automaticamente a sua inclinação, tal como aconteceu na viagem de 05 de novembro.
A mudança é justificada pela Airbus com as “muito exigentes” medidas de segurança no setor, e não com um real e eminente perigo nos aviões A320, A330 e A340.»
artigo publicado na página de internet “Jornal Noticias“
(18 Maio 2015)
Na tarde do dia 27 de julho de 2024, os serviços de controlo de tráfego aéreo de Faro faziam o controlo e coordenação de várias aeronaves no seu espaço aéreo Os serviços estavam a ser prestados pela ...