A Indra tem vindo a desempenhar um papel fundamental na ampliação do Centro de Torres Remotas (RTC) de Bodø, na Noruega, pertencente e operado pela Avinor, fornecedor de serviços de navegação aérea norueguês. O centro gere atualmente 11 aeroportos regionais, número que irá aumentar para 15 em março deste ano, com a conclusão da primeira fase do programa de torres remotas da Avinor e, posteriormente, serão adicionados sete aeroportos. O contrato inclui ainda a instalação da solução no novo aeroporto de Bodø, que se encontra em construção. O RTC da Avinor tem 16 postos de trabalho, pelo que a expansão do projeto envolve a implementação de múltiplas operações remotas de torres, permitindo que cada operador possa controlar até três aeroportos a partir do mesmo posto de trabalho. Para tal, será utilizado o sistema de controlo de tráfego aéreo InNOVA da Indra, que fornece uma interface única e integrada com todas as funções necessárias para a gestão do tráfego aéreo e controlo aeroportuário. A solução inclui a visualização da situação do tráfego aéreo, faixas de voo eletrónicas e informações meteorológicas, assim como um supervisor que será responsável pelo planeamento e atribuição dos aeroportos aos vários postos de trabalho, garantindo um funcionamento mais eficiente.
As operações de torres remotas Multiplas foram desenvolvidas e validadas pela Avinor e pela Indra em 2019, como parte do projeto PJ05 SESAR Remote Tower da União Europeia. A Avinor será um dos primeiros prestadores de serviços de navegação aérea do mundo a operar nesta modalidade remota. A Indra fornece ainda o sistema de controlo de comunicações por voz GAREX, que a Avinor utiliza para garantir uma comunicação fiável entre pilotos e o pessoal de terra.
A adoção de torres remotas e digitais, que permite que permite gerir os aeroportos a partir de um centro de controlo digital, está a transformar rapidamente a indústria de gestão do tráfego aéreo. A Avinor está na vanguarda da aplicação desta tecnologia inovadora e, dado o grande número de aeroportos de baixo tráfego na Noruega, o RTC está a gerar benefícios operacionais significativos, uma vez que a solução permite horários de funcionamento mais flexíveis, reduzindo custos associados às torres físicas e sistemas herdados.
A Indra fornece uma solução adaptável para torres remotas e digitais e, neste âmbito, participa em vários projetos inovadores para os aeroportos de Budapeste e Vancouver. A plataforma tecnológica para operações de torres remotas da Avinor é fornecida em colaboração com a Kongsberg Defense and Aerospace e a ACAMS.
O novo contrato da Indra com o fornecedor de serviços de navegação aérea húngaro HungaroControl assinala um marco na modernização da gestão do tráfego aéreo. ...