Portugal – Direção Geral de Alimentação e Veterinária – DGAV
Consulte o portal da DGAV, onde encontra informação sobre as condições sanitárias aplicáveis na circulação de animais domésticos de e para países membros e não-membros da União Europeia.
Decreto-Lei n.º 82/2019 – Diário da República n.º 121/2019, Série I de 2019-06-27
Estabelece as regras de identificação dos animais de companhia, criando o Sistema de Informação de Animais de Companhia
Regulamento (CE) n.º 998/2003 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 26 de Maio de 2003 (J.O. L146, de 13 de Junho), e respetivas alterações.
Provenientes de países pertencentes à UE
Os cães e gatos que entram em Portugal provenientes dos outros Estados-Membros estão sujeitos à apresentação de um passaporte, emitido por um veterinário habilitado pela autoridade competente que, para além da indicação de dados que permitam conhecer o nome e endereço do proprietário
Provenientes de países fora da UE ou reintroduzidos após estadia nestes países
Os animais de companhia provenientes de Países fora da UE, estão sujeitos à apresentação de um Certificado Sanitário, emitido/validado pela Autoridade Veterinária Oficial do país de proveniência.
Regulamento de execução (UE) n.o 577/2013 da comissão de 28 de junho de 2013 relativo aos modelos de documentos de identificação para a circulação sem caráter comercial de cães, gatos e furões, ao estabelecimento de listas de territórios e países terceiros e aos requisitos em matéria de formato, configuração e línguas das declarações que atestam o cumprimento de determinadas condições previstas no Regulamento (UE) n.o 576/2013 do Parlamento Europeu e do Conselho
Viajar na Europa com animais de companhia
Viajar com um cão ou um gato é agora muito mais fácil graças ao novo «passaporte para animais de companhia», que pode ser obtido junto de qualquer veterinário. Todos os cães e gatos devem ter um passaporte, com informações comprovativas de vacinação válida contra a raiva.
Modelo de passaporte para animais de estimação na União Europeia (Pdf)
Nota:
O novo passaporte da União Europeia para Animais de Companhia – Regulamentos (UE) 576/2013 e 577/2013 entram em vigor a partir de 29 de dezembro de 2014
Um animal deve ser identificável por um microchip.
O microchip é uma maneira prática, indolor e inviolável de identificar o animal, pois o documento que comprova o implante possui uma sequência numérica que indica o fabricante, além disso, há um único número no mundo inteiro para o animal. Os dados do proprietário podem ser visualizados no site do fabricante (que consta no certificado de microchip). Esses números do microchip podem ser lidos através de um leitor específico que capta a frequência do transponder (Transmitter). Feito de bioglass (material biocompatível), o microchip tem o tamanho de um grão de arroz e geralmente é aplicado na escápula do animal.
Novas regras para entrada no Reino Unido de cães, gatos e furões a partir de 1 Janeiro de 2012
As regras para a entrada no Reino Unido de animais de companhia (cães, gatos ou furões) provenientes de Portugal e dos outros Estados Membros da União Europeia, vão mudar a partir de 1 Janeiro de 2012.
Para o seu animal de companhia entrar no Reino Unido proveniente de Portugal e dos outros Estados Membros da União Europeia, deve:
1- Estar identificado com “microchip”.
2- Estar vacinado contra a raiva.
3- Ter sido vacinado, após ter sido identificado com o “microchip”.
4- Ser detentor de um Passaporte para animal de companhia da União Europeia, emitido por um médico veterinário clínico, que certifique, em primeiro lugar, a colocação do “microchip” e seguidamente a vacinação contra a raiva.
5- Terem decorrido 21 dias após a data da vacinação contra a raiva.
6- Certas raças de “cães de assistência”, devem entrar no Reino Unido por um aeroporto aprovado. Consulte o sítio das autoridades Oficiais do Reino Unido: www.defra.gov.uk/pets, para informações mais detalhadas.
7- A necessidade de tratamento contra a Equinococose e os Ixodídeos (carraças) deve ser confirmado no sítio referido no ponto 6, devendo também ser consultado o médico veterinário clínico do seu animal de companhia.
Notas:
1- Até 1 Janeiro de 2012 as regras actualmente em vigor para a entrada de animais de companhia (cães, gatos e furões) no Reino Unido provenientes de Portugal e outros Estados Membros da União Europeia, continuam a aplicar-se.
2- Se deseja retornar ao Reino Unido com o seu animal de companhia após uma viagem fora do Reino Unido, ou pretende levar o seu animal de companhia para o Reino Unido pela primeira vez, precisa de conhecer as mudanças às regras, para a entrada no Reino Unido de animais de companhia, que terão efeito a partir de 1 de Janeiro de 2012.
3- Os donos dos animais de companhia (cães, gatos e furões) são responsáveis por assegurar que os seus animais de companhia cumprem todas as regras para a entrada no Reino Unido. Tais regras devem ser cumpridas pela ordem acima referida nos pontos 1 a 6, e os documentos a que elas se referem deverão estar correctamente preenchidos.
Se não for o caso, isto é, se os animais não cumprem as regras acima descritas e pela respectiva ordem, ou se os documentos não estão correctamente preenchidos, o seu animal de companhia pode não ter permissão para entrar no Reino Unido, ou terá de ser colocado em quarentena à chegada ao Reino Unido.
4- Os animais que tenham sido colocados em quarentena à chegada ao Reino Unido entre 3 de Julho de 2011 e 31 de Dezembro de 2011, podem (desde que as autoridades oficiais do Reino Unido o autorizem) ter a possibilidade de ser libertados da quarentena a partir de 1 de Janeiro de 2012, mesmo antes do fim do período de 6 meses de quarentena que lhes foi imposto ter terminado, desde que os animais reúnam as condições para a circulação dentro da União Europeia.
Por favor consulte o sítio: www.defra.gov.uk/pets
5- Esta notícia é um resumo das regras instituídas pelas autoridades oficiais do Reino Unido.
Tais regras podem ocasionalmente mudar pelo que, antes de se deslocar com o seu animal de companhia, por favor, consulte o sítio www.defra.gov.uk/pets para conhecer todos os detalhes sobre as regras actualizadas para a entrada no Reino Unido de cães, gatos e furões de companhia, provenientes de Portugal ou de outros Estados Membros.
Brasil
Viajar para o Brasil com animais de companhia cães e gatos
Para a entrada no Brasil de gatos e cães, é necessária a apresentação de:
1 – Atestado de vacinação anti-rábica (para animais com idade igual ou superior a noventa dias, realizada trinta dias antes da data do ingresso no caso de primeira vacina, e com validade de um ano).
2- Certificado Zoossanitário Internacional: Após colher o atestado de vacinação e de saúde expedido pelo veterinário do animal, obter o “International Health Certificate” (Certificado Zoossanitário Internacional). O formulário deverá ser preenchido, assinado e selado (selo branco) por veterinário oficial do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). Deverá constar do certificado que, nos 40 dias anteriores ao embarque, não grassava no lugar de procedência do animal moléstia infecto-contagiosa.
Deverão constar no Certificado Zoossanitário Internacional (CZI) ainda os seguintes dados:
a) Proprietário do animal: Nome completo, endereço residencial (rua, número, cidade, estado e país);
b) Animal: Nome, raça, sexo, data de nascimento, tamanho, pelagem e sinais particulares;
c) No CZI, além dos dados constantes nos itens a e b, deverão ser indicados os países de procedência e de destino;
d) No CZI deverá estar comprovado que o animal identificado foi examinado nos 10 (dez) dias anteriores ao embarque, não apresentando nenhum sinal clínico de doenças próprias da espécie.
Desde que as leis governamentais assim o permitam, a maioria das companhias aéreas aceita o transporte de animais no mesmo voo em que os passageiros, seus donos. Algumas companhias aéreas aceitam o transporte de animais na cabine, junto aos seus donos. Outras apenas autorizam o transporte de animais no porão.
Animais vivos transportados na cabina – código IATA PET/PETC
Animais vivos transportados no porão – código IATA AVIH Animal in hold
O transporte de animais vivos na cabina ou no porão,como bagagem registada (só animais de estimação), ou como carga deve obedecer ao recomendado pela IATA no manual IATA Live Animals Regulations (LAR)
Existem regras internacionais para o transporte de animais vivos mas cada país possui a sua própria regulamentação, assim como cada companhia aérea.
Restrições no transporte com destino ou em trânsito para:
REINO UNIDO – não são permitidos animais no porão e na cabine
REPÚBLICA DA IRLANDA – cães e gatos só podem ser aceites como carga
ÁFRICA DO SUL – apenas são aceites animais como carga
ANGOLA – apenas são aceites animais como carga
Fases do transporte aéreo de animais de estimação
Área comercial da companhia
Aquando do momento da reserva, são necessários alguns detalhes relativamente ao tipo de animal e seu peso, bem como dimensões e peso do contentor/caixa para transporte de animais. No caso da viagem em questão envolver mais de uma companhia aérea, é necessária autorização de transporte de todas as companhias envolvidas.
O TTAE de Check-in – Aceitação
Sempre que um passageiro se apresente com um animal doméstico para transporte deverá antes da aceitação verificar a regulamentação por países no TIM Travel Information Manual “Customs“
Como Bagagem – O TTAE de Check-in confirma a reserva, verifica a documentação, inspeciona o contentor/caixa para transporte de animais (que deve ser resistente em fibra ou plástico, ventilado e com tamanho suficiente para que o animal possa efetuar o movimento de 360 graus), faz a pesagem do contentor/caixa para transporte de animais, (que não pode ultrapassar 15 quilos; o seu peso é cobrado como excesso de bagagem), faz a aceitação e emite a etiqueta de bagagem.
Nota:
Quando o transporte envolver mais que um transportador o animal vivo só poderá ser aceite no ponto de origem após assegurado com antecedência o seu transporte nos percursos pretendidos e obtida confirmação por parte de todos os transportadores envolvidos.
Como Carga – se o peso total ultrapassar os 15 quilos, o animal será despachado como carga. O preço a pagar será por peso e cubicagem
O TTAE/Despacho aeronaves Load Control elabora o plano de carregamento LIR , onde será referenciado o AVI e o local de carregamento; na folha de carga e na lista de passageiros segue a informação de AVI e emite a informação ao Comandante NOTOC
Assistência/placa – carregamento do AVI
Não deve ser carregado em unidades de carregamento ULD fechados
Deve ser tratado como carga molhada wet cargo e como HEA (sempre amarrados)
Devem ser considerados os factores de ambiente – temperatura do ar, humidade e concentração de dióxido de carbono (CO2)
O AVI deve ser o último tráfego a carregar e o primeiro a descarregar
A porta do porão do avião deve ser fechada só com o avião pronto para a partida
Se a aeronave regressar a calços, a porta do porão onde segue o animal deve ser aberta
Incompatibilidades
Podem ser carregados no mesmo porão mas afastados
RRY – radioactive – radioativos cat II e III desde que as distâncias mínimas sejam respeitadas
Nunca podem ser carregados no mesmo porão ou ULD que ocupem bays adjacentes
RIS – infectious substances -substâncias infecciosas
RPB – poisons-venenos
ICE – Dry ice –dióxido de carbono gelo seco
RCL – Cryogenic liquids- gases liquefeitos refrigerados
EAT – foodstuffs alimentos
HUM – Human Remains in coffins – caixões
TTAE Assistência/placa
Recebe o plano de carregamento
Faz o pedido de equipamento de suporte :
tábuas – evitam o contacto directo do contentor/caixa para transporte do animal com o pavimento da aeronave
material absorvente – impede que o derrame se espalhe pelo chão do avião(deve ser evitado o uso de plástico)
precintas estreitas – para a amarração
Dá instruções de carregamento
Verifica a amarração, a posição do contentor/caixa para transporte e o espaço de modo a garantir uma adequada circulação de ar
OAE/operador – Recebe as instruções de carregamento
Coloca o contentor/caixa para transporte sobre as tábuas e o material absorvente, evitando as zonas de ventilação, paredes do compartimento ou luzes interiores
Procede à amarração contrariando as forças traseiras na descolagem, as forças verticais e laterais durante o voo e as forças dianteiras na aterragem
O piloto comandante é informado pelo TTAE do despacho ao voo e pelo NOTOC da posição de carregamento
Verifica se o carregamento está correto
Aciona os sistemas de aquecimento do porão durante o voo. O porão onde segue o AVI é pressurizado e aquecido.
TSA (Transportation Security Administration) como viajar com animais de estimação através de um posto de controle de segurança no Aeroporto LaGuardia
– Nunca coloque um animal de estimação no túnel de raios-X. O raio-X no posto de controle de segurança é usado apenas para examinar objetos pessoais e a bagagem de mão dos passageiros.
TSA tips on traveling with pets through a security checkpoint at LaGuardia Airport
Transporte na cabine
As condições nas quais os animais são transportados na cabine divergem consoante as companhias aéreas, regra geral o peso total (animal mais contentor/caixa para transporte de animais) não pode exceder 7kg. Este não deve exceder os 25 cm de altura, 48 cm de comprimento e os 32 cm de largura e não exceder no total das 3 dimensões os 105 cm. Pode levar mais do que um animal do mesmo tipo, no mesmo contentor/caixa para transporte , que irá ser contabilizado apenas como um. Cada passageiro não pode levar mais do que um contentor/caixa para transporte de animais. Deve ser cobrado como excesso de bagagem e nunca ser incluído na franquia grátis de bagagem a que o passageiro tem direito.
Transporte no porão
Medidas do contentor/caixa para transporte de animais (caixa transportadora para cães) travel box – pet’s travel box– kennels
O contentor deve oferecer espaço suficiente para que o animal possa levantar-se sem tocar na parte superior do contentor, rodar e deitar-se confortavelmente. Muitas companhias não autorizam os contentores de metal ou de madeira. O fundo do contentor deve ser forrado com material absorvente.
Take to the sky with your mind at ease with Petmate’s Sky Kennel®. Perfect for airline travel, each kennel features a heavy duty plastic shell, durable wire doors that interlock for added security, wire ventilation windows to promote healthy air flow and plastic wing-nuts that won’t corrode for durable assembly. Sky Kennels meet the requirements for airline travel and come with “LIVE ANIMALS” imprinted directly the exterior for added awareness. Meets most airline requirements. Be sure to check with your airline well in advance of your travels to learn about their individual requirements. The Sky Kennel is eco-friendly and comes in a variety of sizes:
Small 21″ x 16″ x 15″
Medium 28″ x 20.5″ x 21.5″
Intermediate 32″ x 22.5″ x 24″
Large 36″ x 25″ x 27″
Extra Large 40″ x 27″ x 30″
Giant 48″ x 32″ x 35″
Em 2013 a Geocargo criou a Geopets, inovou quando apostou, dedicou e registou uma nova marca para um público alvo muito especifico. Todos os que, viajam com os seus animais procuram ajuda junto da Geopets enquanto especialistas no transporte aéreo de animais vivos. Trabalhamos com o público em geral, circos, jardins zoológicos, criadores, veterinários, associações e todos os que por alguma razão precisam de viajar ou enviar os seus animais para qualquer parte do mundo.
Companhias Aéreas
Notas importantes relativas ao transporte de animais
Objetos que não são aceites como bagagem
…
(g) Animais vivos, exceto animais de estimação e de acordo com a aplicação até a data das disposições incluídas no item 10 deste Artigo;
10. Animais
Se Air Europa aceitar transportar animais, o transporte estará sujeito às seguintes condições:
(a) Os passageiros devem garantir que os animais como cães, gatos, aves domésticas e outros animais de estimação estão adequadamente engaiolados e possuem os atestados de saúde e vacinação válidos, as licenças de entrada e os outros documentos requeridos pelos países de entrada ou de trânsito; no caso que não se apresentem os documentos requeridos, não se aceitará o transporte destes animais. Este transporte pode estar sujeito às condições adicionais especificadas por Air Europa e disponíveis se assim forem pedidas;
(b) Se são aceites como bagagem, os animais, a sua gaiola e o seu alimento, não serão incluídos na franquia de bagagem do passageiro, mas constituirão um excesso de bagagem pela qual o passageiro deverá pagar a tarifa aplicável;
(c) Os animais de serviço, junto com a sua gaiola, que acompanhem aos passageiros com dificuldade de locomoção serão transportados sem terem que pagar nenhuma taxa, incorporados à franquia de bagagem normal de acordo com as condições especificadas por Air Europa, disponíveis se assim forem pedidas;
(d) Quando o transporte não esteja sujeito às normas de responsabilidade da Lei Aplicável, Air Europa não será responsável das contusões ou perda, doença ou morte de um animal que aceitou transportar, a menos que a companhia tenha incorrido na negligência.
(e) Air Europa não assumirá nenhuma responsabilidade com relação a um animal que não tenha todos os documentos de partida, entrada, saúde e de outra índole, necessários para a entrada ou o trânsito de tal animal por qualquer país, estado ou território, e a pessoa que leva o animal deverá reembolsar a Air Europa por toda multa, custo, perda ou responsabilidade razoavelmente imposta ou incorrida por Air Europa como consequência disso.
Não são permitidos o transporte aéreo de animais vivos, por opção técnica das aeronaves (sem pressurização e aquecimento)
Live Animals
Carriage of live animals is NOT permitted under any circumstances.
Live animals are not permitted in the passenger cabin under international regulations, and the cargo compartments in the A319/A320 aircraft are neither pressurised nor temperature controlled.
Reservas
Para o transporte de animais na cabine, é preciso fazer uma reserva para garantirmos que no máximo sete animais viajem num único voo. Por isso, recomendamos que as providências sejam tomadas com antecedência, entrando em contacto com o setor de Reservas.
Animais despachados não precisam reserva.
OBSERVAÇÃO: participantes de exposições de cães devem estar cientes de que a disponibilidade às vezes se esgota, e de que os animais despachados são aceites por ordem de chegada.
Check-In
Os passageiros viajando com animais precisam de se apresentar para o check-in no balcão. Para isso, não é permitido check-in via auto-atendimento ou nos balcões externos. Garanta tempo extra além das orientações normais de check-in. No entanto, os animais despachados não são aceites mais de quatro horas antes do horário do voo.
Tipos de Animais Permitidos
Gatos e cães são os únicos animais aceites para viagens pela American Airlines. Nós nos preservamos o direito de recusar qualquer animal que demonstre comportamento agressivo.
Animais Viajando na Cabine
Destinos Permitidos:
Voos domésticos nos 48 estados adjacentes dos EUA, Alaska, Porto Rico, St. Thomas & St. Croix.
Dos Estados Unidos para o Canadá, México, Caribe, América Central e alguns destinos na América do Sul, desde que o país de chegada admita a entrada dos animais.
Não são aceites animais de estimação como bagagem de mão de/para o Havaí ou em voos transatlânticos/transpacíficos ou de/para Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Uruguai e Venezuela.
Orientações para o Transporte de Animais de Estimação
O tamanho máximo para canis que serão transportados na cabine é de 23″ de comprimento x 13″ de largura x 9″ de altura (58,42cm x 33,02cm x 22,86cm). Canis de transporte com laterais macias, como os da marca Sherpa, podem exceder um pouco essas dimensões, pois são dobráveis. Os animais devem conseguir ficar de pé, girar e deitar em uma posição natural dentro do canil. Canis de transporte com laterais macias são aceites desde que feitas de nylon à prova de água, com ventilação adequada em dois ou mais lados.
Um canil de transporte de animais é contado como bagagem de mão ou item pessoal – mesmo assim é cobrada uma taxa para animal na cabine.
Número de Animais Permitidos
Somente um canil de transporte por passageiro é aceite para viagem na cabine. O canil pode conter dois (2) cães e dois (2) gatos, que deverão ser da mesma espécie e ter idade mínima de 8 semanas. O animal e o canil de transporte juntos podem pesar, no máximo, 20 lb. (cerca de 9 kg).
O número máximo de canis de transporte aceites como bagagem de mão (em voos da American Airlines em que sejam aceites) é de sete por voo: dois (2) na primeira classe e cinco (5) na classe económica e/ou classe executiva. No entanto, animais de serviço não contam para o número máximo de animais permitido na cabine.
Movimento de Animais Durante o Voo
Os animais devem permanecer nas suas caixas e/ou bolsas fechadas debaixo do assento e de frente para você durante toda a viagem. Eles não podem ser retirados do canil de transporte enquanto estiverem a bordo da aeronave.
Informações de Idade/Saúde
Cães e gatos devem ter idade mínima de oito (8) semanas para poder viajar. Se dois animais estiverem viajando no mesmo canil de transporte, eles deverão ser da mesma espécie (dois gatos ou dois cães, não um de cada) e o animal e o canil de transporte juntos podem pesar, no máximo, 20 lb. (cerca de 9 kg).
A American não se responsabiliza pela saúde ou o bem-estar dos animais transportados como bagagem de mão.
Informações para Animais de Serviço e Trabalho
Animais de serviço acompanhantes de passageiros com necessidades especiais viajam gratuitamente. Uma taxa é cobrada por todos os outros animais.
Animais Viajando como Bagagem Despachada
Animais despachados não precisam reserva. Participantes de exposições de cães precisam saber que a capacidade é as vezes esgotada e que os animais despachados são aceites por ordem de chegada.
Restrições de Aceitação
Animais não são aceitos para voos com mais de 12 horas ou em voos para o Reino Unido. A American Eagle não aceita animais de estimação como bagagem despachada no Serviço Prioritário de Bagagem entre San Juan (SJU) e St. Kitts (SKB) e entre San Juan (SJU) e Nevis (NEV).
Os animais de estimação não aceites na hora da partida permanecem sob responsabilidade de seus proprietários.
Orientações para o Transporte de Animais de Estimação
Os animais devem ter espaço suficiente para ficar em pé, girar, sentar e deitar em posição natural.
Os canis devem ser feitos de madeira, metal, plástico ou material semelhante; devem ser à prova de vazamento e fuga, e a porta deve fechar com segurança e ter ventilação nos dois lados, adicionalmente à porta. Os canis também devem conter um recipiente para água, com acesso externo para reposição, no caso de atraso.
Canis dobráveis não são aceites pelo risco de serem achatados durante o transporte.
Bebedouros e comedouros separados devem ser presos firmemente dentro do canil e acessíveis sem abrir. O passageiro também deve colocar um pequeno saco de ração suficiente para 24 horas na parte superior do canil.
O tamanho máximo para canis despachados segue os padrão da série 500, com as seguintes dimensões: 40 de comprimento x 27″ de largura x 30″ de altura (1 m x 68 cm x 76 cm). No entanto, canis deste tamanho não são aceitos em aeronaves Boeing MD-80 (S80). Canis despachados em aviões MD-80 precisam passar pela porta de carga na posição vertical. As portas de carga dos MD-80 tem 29 pol/73,66 cm de altura x 53 pol/134,62 cm de largura.
Os canis da série 700 não são aceites em qualquer tipo de aeronave.
O peso máximo combinado de um animal e do canil que viajam como bagagem despachada não pode exceder 100 lbs (45 kg).
Restrições de Temperatura
Restrições de temperatura foram estabelecidas para garantir que os animais não sejam expostos a calor ou frio extremos nas áreas reservadas para animais, instalações dos terminais, durante o transporte entre o terminal e o aeroporto ou em um avião aguardando a partida.
Restrições de Calor | Restrições de Frio |
---|---|
Os animais não são aceites quando a temperatura atual ou prevista estiver acima de 29,4º Celsius em qualquer ponto do itinerário. | Os animais não são aceites quando a temperatura em terra estiver abaixo de 7,2º Celsius em qualquer ponto do itinerário. |
A restrição para temperatura baixa pode ser suspensa mediante uma declaração escrita de um veterinário. O formulário para certificação/declaração para baixa temperatura precisa incluir o seguinte:
Quando a temperatura cair para menos de 6,6º C negativos, os animais não poderão ser despachados, mesmo com uma declaração de aclimatação para baixas temperaturas. |
Restrições de Raças
A American Airlines não aceitará cães e gatos braquicéfalos ou de focinho achatado como bagagem despachada. Abaixo segue uma lista de raças de cães braquicéfalos, e qualquer “mistura” dessas raças não será aceite:
Affenpinscher | Buldogue (todas as raças) | Chin japonês | Dogue Canário |
American Staffordshire Terrier | Cane Corso | Lhasa Apso | Pug (todas as raças) |
Boston Terrier | Dogo Argentino | Mastiff (todas as raças) | Shar Pei |
Boxer (todas as raças) | Dogue De Bordeaux | Pequinês | Shih Tzu |
Bruxelas | Toy Spaniel inglês | Pit Bull | Spaniel tibetano |
Abaixo segue uma lista de raças de gatos braquicéfalos, e qualquer “mistura” dessas raças não será aceite:
Birmanês | Persa |
Himalaio | Exotic Shorthair |
Restrições de Idade e Saúde
Os cães e gatos devem ter idade mínima de oito (8) semanas para viajar. Se dois animais estiverem viajando no mesmo canil de transporte e tiverem entre oito semanas e seis meses de idade, eles deverão ser da mesma espécie (dois gatos ou dois cães, não um de cada) e o animal e o canil de transporte juntos podem pesar, no máximo, 20 lb. (cerca de 9 kg)
A American não exige um atestado de saúde para que animais viagem na cabine como bagagem despachada dentro dos 50 estados dos EUA. No entanto, recomendamos que você consulte o veterinário ou autoridades estaduais diretamente em estados específicos para evitar quaisquer inconveniências em seu destino final. Todos os Estados exigem o atestado de vacina antirrábica atual para cães com mais de 12 semanas de idade e alguns exigem atestado de vacina antirrábica para gatos.
Para embarque internacional saindo do Brasil o animal só está apto a viajar com o CZI (Certificado Zoossanitário Internacional) emitido gratuitamente pelo Ministério da Agricultura.
O CZI emitido no Brasil não é válido para o retorno do animal. Um CZI deverá ser emitido pelo Ministério da Agricultura do país de embarque. A não apresentação desse certificado emitido no exterior, implica na proibição de ingresso do animal no Brasil e o retorno do mesmo ao país de procedência.
Sugerimos consultar o Ministério da Agricultura do Brasil para verificar se há necessidade de que o CZI seja visado pelo consulado brasileiro, uma vez que tal procedimento é necessário apenas para alguns países.
A vacina anti-rábica é obrigatória para cães e gatos com mais de 90 dias e deve ter sido aplicada há mais de 30 dias e menos de um ano.
Regulamentos federais norte-americanos exigem comprovação por escrito do passageiro de que os cães/gatos receberam alimentação e água adequada 4 horas antes de serem colocados no canil (com horário específico anotado). Esse documento deve ser colado no lado de fora do canil para que possa ser facilmente identificado e lido, e deve ser assinado pelo passageiro com a indicação da data e da hora da assinatura.
Devem ser fornecidas instruções para alimentação e água para um período de 24 horas. Instruções para “não alimentar nem dar água” não serão aceitas, a menos que determinadas pelo veterinário responsável.
Os compartimentos de carga das aeronaves são pressurizados e normalmente mantidos em uma faixa de temperatura entre 50-70 graus Fahrenheit (10 e 20 graus Celsius).
Sedação
De acordo com a Associação Americana de Médicos Veterinários, na maioria dos casos, cães e gatos não devem receber sedativos ou tranquilizantes antes de voar. A capacidade natural do animal de se equilibrar e manter o equilíbrio fica alterada sob sedação, o que pode ser perigoso quando o canil é transportado por via aérea.
Ao viajar na cabine ou como bagagem despachada, os animais de estimação ficam expostos a maiores pressões de altitude, o que pode criar problemas respiratórios e cardiovasculares em cães e gatos que estão sedados ou sob o efeito de tranquilizantes. Cães ou gatos braquicéfalos ou com focinho curto são especialmente afetados por estas condições.
Restrições para Destinos Específicos
Para segurança de seu animal, é preciso seguir todas as exigências da região para a qual você está viajando.
Destino | Restrições especiais |
---|---|
União Europeia | Os cães e gatos deverão ter uma tatuagem ou um implante de microchip que coincida com o número de identificação que consta de seu cartão de vacinação. Os animais sem tatuagem ou microchip não serão autorizados a entrar na União Europeia. OBSERVAÇÃO: Não são aceitos animais em viagens para o Reino Unido. |
Havaí | O transporte de animais de estimação para ou através do Havaí está sujeito a diversas restrições. |
Japão | Devido a exigências do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) para que seja oferecida água aos animais a cada 12 horas, o tempo máximo de voo para animais de estimação que viajam como bagagem despachada não pode ser superior a 12 horas. O governo japonês também exige que o passageiro entre em contato com o Serviço de Quarentena de Animais do Japão pelo menos 40 dias antes da chegada do animal ao país. O animal deverá receber um microchip. Documentos e certificados adicionais também são exigidos. Entre em contacto com o Ministério Japonês da Agricultura, Florestas e Piscicultura para informações completas. |
Voos transatlânticos Voos transpacíficos Voos para América Central e do Sul | O transporte de animais de estimação como bagagem de mão não é permitido em voos transatlânticos, transpacíficos ou de/para a América Central e a América do Sul. Não são aceitos animais em viagens para o Reino Unido. Os animais que viajam como bagagem despachada são aceitos, no entanto, alguns destinos internacionais podem limitar o número de animais admitidos por passageiro como bagagem despachada. Entre em contato com o serviço de reservas e verifique junto ao consulado do seu país de destino para obter detalhes adicionais, uma vez que a resposta varia dependendo do país. |
Trinidad e Tobago | Trinidad e Tobago (Aeroporto de Piarco) tem sérias restrições quanto à entrada de animais de estimação. Os animais que chegarem de voos após as 16h ou antes das 8h não serão aceitos. |
Reino Unido | Não são aceitos animais em viagens para o Reino Unido. |
Na Azul, quando você viaja com seu animal de estimação, ele vai pertinho de você na cabine da aeronave!
Cada cliente tem o direito de levar apenas 01 (um) durante o seu voo. A bordo, são permitidos até 03 (três) animais domésticos (cães e gatos) por voo, desde que tenham mais de 4 (quatro) meses de idade e sejam transportados com segurança e em embalagem apropriada. Para este serviço é cobrada taxa de R$ 200,00 (duzentos reais) ou US$ 100,00 (cem dólares) por trecho.
Algumas regras:
O peso total (animal + container/canil) deve ser de, no máximo, 5 kg. O animal deverá estar limpo, saudável e sem odor desagradável.
Para transporte de animais na Azul, são aceites dois tipos de embalagem: o container/canil rígido ou a mala flexível. As dimensões devem ser de, no máximo, 43 cm comprimento X 31,5 cm de largura X 20 cm de altura.
Escolhendo a embalagem mais adequada para seu amiguinho:
O container/canil rígido deve ser de fibra ou plástico rígido resistente;
A mala flexível deve ter hastes internas de metal para reforçar a estrutura e ser feita de material impermeável;
Embalagens de outros materiais –como containers de madeira, palha ou malas flexíveis que não sejam de material impermeável – não serão aceitos para embarque de animais;
Para garantir o conforto do animal, a embalagem deve possuir dimensões internas condizentes com o tamanho do animal, permitindo que o mesmo fique de pé e possa movimentar-se realizando um círculo em volta de si mesmo (giro de 360°);
Deve ter também aberturas que garantam a entrada e a circulação de ar;
Devem possuir um dispositivo que evite uma abertura acidental, interna ou externamente;
Durante o voo, o pet precisa dos mesmos cuidados que tem em terra. Por isso, o piso interno deve ser revestido com um material que contenha e absorva urina e fezes, evitando vazamento durante o transporte;
A embalagem para transporte de animais vivos deve ser resistente, segura, impermeável e confortável para o animal;
A embalagem deve ser providenciada pelo cliente;
A Azul deve receber as embalagens totalmente limpas, desinfetadas e esterilizadas, evitando o contágio de doenças ao próprio animal e a terceiros.
Se alguma das condições citadas não for cumprida, a Azul pode negar o embarque do animal.
Documentos necessários
(voos domésticos):
Para mostrar que seu pet é saudável e bem cuidado, leve o comprovante da vacinação antirrábica, com o nome do laboratório produtor, o tipo da vacina e o número da partida/ampola utilizada. Essa vacina precisa ter sido aplicada há mais de 30 dias e há menos de um ano do embarque.
Também é preciso ter em mãos o atestado de saúde do animal, emitido por médico veterinário, com validade de 10 dias da data de emissão.
Para viagens com destino a Fernando de Noronha, além da documentação citada nos tópicos anteriores, é necessária a Autorização de Entrada de Animais na Ilha, expedida pela Secretaria de Meio Ambiente e Turismo de Fernando de Noronha pelo telefone (81) 3619-0810.
Transporte de animais
Por motivos de segurança apenas podemos aceitar o transporte de animais com reserva confirmada que viagem na companhia de um passageiro confirmado. Por passageiro aceitamos o transporte de um animal na cabina e/ou no porão (caso haja capacidade para tal).
Devido à disposição 998/2003 da UE apenas transportamos cães e gatos dentro da UE a partir de uma idade de 4 meses, e de estados não membros não listados para a UE a partir dos 7 meses de idade. O transporte de animais jovens (de 8 semanas a 4 meses), conforme o regime derrogatório do regulamento da EU, não é permitido a bordo de voos da Condor. Excluem-se também do transporte animais doentes ou feridos bem como cães e gatos com a probabilidade de parirem durante o transporte ou cujo parto tenha ocorrido há menos de 48 horas. Os animais tranquilizados com medicamentos deverão reagir se endereçados.
Os animais apenas poderão ser levados em transportadoras/contentor, caixa para transporte de animais que se encontrem de acordo as regulações relativas a animais vivos da IATA (IATA Live Animals Regulations). O animal deverá poder manter-se erguido sem que a sua cabeça ou orelhas toquem na parte superior da transportadora/contentor, caixa para transporte de animais. Tem de ter a possibilidade de se virar e de se deitar numa posição natural. Deverão levar comedouros e bebedouros, a transportadora/contentor, caixa para transporte de animais deve ser estável e encontrar-se limpa, tendo uma base resistente à água e revestida com material absorvente. Tenha em atenção que o transporte do animal poderá ser-lhe recusado no check-in no caso de a transportadora/contentor, caixa para transporte de animais ser demasiado pequena ou se não corresponder às exigências da IATA.
Tem a possibilidade de levar cães e gatos até 6 Kg (incluindo a transportadora/contentor, caixa para transporte de animais) na cabina dos passageiros. As dimensões da transportadora/contentor, caixa para transporte de animais (permeável ao ar e à prova de água) não podem ultrapassar as dimensões publicadas para a bagagem de mão. O animal não poderá colocar a cabeça de fora e não pode ser retirado da transportadora durante todo o voo. A transportadora/contentor, caixa para transporte de animais deverá ser guardada no espaço entre os pés do passageiro.
Reserva de transporte
Reserve o transporte do seu animal de estimação para voos com a Condor
Se não voar exclusivamente com a Condor, por exemplo no caso de fazer voos de ligação com outras companhias aéreas, são válidas disposições em separado.
Transporte para o estrangeiro
Requisitos relativamente a importações, papéis alfandegários, certificados médicos de saúde, vacinas, disposições alfandegárias no estrangeiro, etc. deverão ser sempre providenciadas pelo passageiro. Poderá saber mais sobre os requisitos relativos a importações, por exemplo para vacinações e identificação na embaixada do seu país de destino. É obrigatória a apresentação de um passaporte do animal para cães ou gatos a serem transportados para o estrangeiro. O nome do dono do animal constante do passaporte deverá corresponder ao nome do passageiro. O documento de identificação relativo a animais domésticos da UE é válido em todos os estados-membros da UE e certifica que os animais se encontram vacinados contra a raiva. Informe-se com a devida antecedência relativamente às disposições válidas no seu país de destino. Os animais apenas poderão viajar na companhia de um passageiro de voo e deverão ser devidamente anunciados. Solicitamos o cumprimento das disposições relativamente à entrada noutros países.
Transporte na cabina
Pedimos a compreensão para o facto de, no interesse de todos os passageiros, apenas podermos permitir um número limitado de animais na cabina e que o animal durante todo o tempo de voo tenha de permanecer fechado na transportadora, no chão. As dimensões da transportadora (permeável ao ar, resistente à água, deverá poder trancar-se – disponível em lojas de animais) não poderão exceder as dimensões admissíveis para a bagagem de mão, de 55 x 40 x 20 cm. Pássaros e coelhos não poderão infelizmente ser transportados na cabina dos passageiros. Estes serão transportados no porão, na caixa de transporte permitida e à prova de fugas. O transporte de hamsters, ratos e porquinhos-da-índia não é possível. Pode efectuar a reserva especial para o transporte de animais na cabina, o mais tardar, até 8 horas antes do voo.
Transporte no porão
Para o transporte poderão adquirir-se caixas especiais para o transporte de animais nos principais aeroportos da Alemanha ou nas lojas de animais. Estas deverão ser permeáveis ao ar, resistentes à água e à prova de fugas. Por norma, no caso do transporte no porão são necessárias as seguintes informações: Peso do animal inclusive transportadora e dimensões exatas da transportadora. No caso de transporte de cães necessitamos de saber a raça do cão; sem estas informações não poderá fazer-se o transporte do cão. Pode efetuar a reserva especial para o transporte de animais no porão até 48 horas antes do voo.
Transporte de animais para a Alemanha
Se no âmbito da proteção de animal tiverem de ser transportados cães ou gatos para a Alemanha, o cliente deverá assinar que tomou conhecimento das disposições relativas ao transporte.
Disposições especiais
Cães de luta
Por normal excluem-se do transporte a seguintes raças de cães: Pitbull-Terrier, American Pitbull, American Staffordshire Terrier, Staffordshire Bullterrier, Bullterrier, American Bulldog, Dogo Argentino, Fila Brasileiro, Kangal (Karabash), Kaukasian Owtscharka, Mastiff, Mastino Napoletano.
Em caso de não conformidade, a companhia aérea fica obrigada a recusar o transporte do animal. A empresa não pode ser responsabilizada por eventuais danos direta ou indiretamente daí resultantes.
Disposições individuais: Dubai/Sharjah/Grã-Bretanha/Irlanda/Suécia/Malta
Tenha em atenção que em viagens de/para o Dubai e Sharjah não podem ser transportados animais nem na cabina (PETC) nem no porão (AVIH).
Os passageiros com o destino Grã-Bretanha, Irlanda, Suécia e Malta têm ainda que comprovar, para os animais transportados, que cumpriram as rígidas disposições relativas a análises ao sangue e vacinas contra a hepatite, nos últimos cinco anos.
Cães guia
Por motivos de segurança e capacidade, por norma apenas podem ser aceites cães com registo confirmado e treino comprovado. O transporte do cão de companhia é feito gratuitamente. De acordo com as diretivas da UE é obrigatório um passaporte do animal. Durante o transporte, o cão de companhia não precisa de estar dentro da transportadora, podendo viajar juntamente da pessoa que acompanha. Solicitamos que marque atempadamente o transporte de um cão de companhia. Por motivos de segurança, o cão de companhia deverá levar um açaime.
Animais de estimação
Política de aceitação de animais de estimação como bagagem:
A Copa Airlines permite transportar animais de estimação como bagagem despachada ou bagagem de mão (consulte as restrições abaixo). Consideram-se animais de estimação ou animais domésticos cães, gatos e coelhos. Os animais que não se encaixem nesses parâmetros não serão aceitos como bagagem despachada nem bagagem de mão.
Devido à epidemia de Gripe Aviária as autoridades alfandegárias de alguns países estabeleceram medidas de controle rigorosas que podem incluir o sacrifício de aves. Por isso, foi suspenso o transporte de aves e não serão aceitas nem como carga nem como bagagem de mão até novo aviso.
Termos e condições gerais
A autorização para animais de estimação como bagagem está sujeita aos seguintes termos e condições:
Para voos dentro da Colômbia, o transporte da mascote não gera cobrança adicional, sempre e quando este se encontre dentro da franquia de equipagem faturada.
Em voos em conexão onde tenha voos dentro da Colômbia e voos internacionais, aplicarão as condições e aumentos de voos internacionais.
O transporte de animais de estimação como bagagem despachada (no compartimento de cargas) ou como bagagem de mão (na cabine de passageiros) será cobrado como excesso de bagagem.
Animais com menos de oito semanas de vida não são acoites para ser transportados sozinhos numa jaula.
Menores que viajam sozinhos não têm autorização para viajar com animais de estimação.
Nos voos internacionais, os clientes devem apresentar o certificado de saúde do animal de estimação, emitido por uma autoridade competente e todos os documentos necessários para sua entrada no (nos) país(es) de destino. Para voos domésticos dentro da Colômbia, unicamente é necessário apresentar o certificado de vacinação vigente do animal de estimação.
O certificado de saúde de animais de estimação da Colômbia com destino Estados Unidos deverá indicar que os animais estão livres de larva de varejeira.
Os passageiros devem viajar no mesmo voo que o animal de estimação levando uma jaula adequada para seu transporte. Os passageiros são responsáveis por acomodar e retirar o animal de estimação de sua jaula.
Será aceito somente um animal por gaiola.
A Copa Airlines não aceita o transporte de aves como bagagem despachada nem como bagagem de mão, até novo aviso, devido às restrições das autoridades alfandegárias de vários países.
Não será administrado oxigênio para os animais em caso de emergência.
Para voos de e para a Venezuela, o transporte de animais de estimação a bordo da cabine está proibido por determinação da Autoridade Aeronáutica Venezuelana. Porém, é permitido o transporte de cães-guia com uso de uma focinheira/açaime . Para mais informações, confira Animais Guias.
Para mais informação sobre os requisitos necessários para viajar com seu animal de estimação, ligue para a nossa Central de Reservas para informações.
Gaiolas, jaulas ou contentores/contâiner
As gaiolas ou jaulas dos animais de estimação que viajem como bagagem despachada devem atender aos seguintes requisitos:
Devem ser feitas de madeira, metal ou plástico.
Devem ser grandes o suficiente para permitir que o animal se levante, se movimente ou se deite de forma natural.
Devem ter resistência suficiente para impedir que o animal escape durante a manipulação e o transporte.
As portas devem ter trancas de segurança que possam ser abertas sem a necessidade de nenhum tipo de ferramenta especial.
Devem ter orifícios que permitam a ventilação.
Devem ter um sistema de armazenamento dos dejetos produzidos durante o voo. É recomendável que a parte inferior da gaiola ou jaula tenha papel picado ou uma bandeja.
Animais de estimação que viajem a bordo da cabine de passageiros (como bagagem de mão)
As gaiolas transportadas na cabine de passageiros como bagagem de mão deverão caber com facilidade sob o assento à frente do passageiro. Devem atender às seguintes dimensões (máximas):
Largura 33 centímetros Extensão 48 centímetros Altura 25 centímetros
Será aceito somente um animal por gaiola. Os animais devem ser inofensivos, sem odor, devem estar seguros em suas gaiolas e não devem necessitar de assistência durante todo o voo.
O peso máximo aceito para animais de estimação é de 10 quilos ou 22 libras.
O cliente poderá alimentar o seu animal de estimação, desde que o animal permaneça dentro da gaiola.
A gaiola ou jaula deve ser limpa, ventilada, à prova de goteiras e deve impedir que qualquer parte do corpo do animal permaneça para fora.
O animal de estimação deve permanecer dentro da gaiola durante todas as fases do voo.
Os assentos da primeira fila, os que ficam em frente a divisórias ou aqueles próximos às saídas de emergência não poderão ser designados para passageiros que viajem com animais de estimação.
O número de gaiolas a bordo da cabine de passageiros é limitado a um total de 3 por vôo:
Classe Executiva Uma (1) gaiola ou contâiner
Cabine Principal Duas (2) gaiolas ou contâineres
O custo de transporte do animal a bordo é de 75 dólares por gaiola.
Animais de estimação viajando no compartimento de cargas (como bagagem despachada)
Os passageiros devem notificar o Central de Reservas ou nossos Escritórios de Venda que viajarão com um animal de estimação no compartimento de cargas com uma antecedência mínima de 48 horas em relação à data da viagem.
Será aceito um máximo de três gaiolas no compartimento de cargas por voo.
Os cães ou gatos que viajem sozinhos numa jaula não devem pesar menos de 9 quilos.
Será aceito até um máximo de dois animais por jaula, desde que os animais possam se movimentar de forma confortável dentro dela, e se encaixem em alguma das seguintes categorias:
Dois filhotes de cachorro ou gato desde oito semanas até seis meses, que pesem não mais de 9 quilos cada um.
Filhotes de cachorro ou gato com menos de oito semanas acompanhados pela mãe.
Os animais de estimação devem ser despachados no balcão do aeroporto para o seu destino. Quando a viagem tiver conexões com uma ou mais companhias transportadoras, o cliente deverá retirar o animal na alfândega e despachá-lo novamente com a próxima companhia transportadora. De outra forma, o animal será enviado como carga.
O cliente deve viajar no mesmo voo do animal e garantir que o animal viajará numa gaiola adequada para seu transporte.
O cliente será responsável por acomodar e retirar seu animal de estimação da gaiola.
Se o animal de estimação for transportado no compartimento de cargas e pesar entre 9 e 14 quilos, o custo será de US$ 125.
Se o animal de estimação for transportado no compartimento de cargas e pesar entre 15 e 20 quilos, o custo será de US$ 200.
Os animais que pesem mais de 20 quilos deverão ser transportados como carga.
Nota: Se um cliente tiver conexão/ligação com a Continental Airlines e desejar despachar um animal de estimação, devemos informar-lhe que a Continental Airlines não aceita animais como bagagem. Somente aceita animais para ser transportados como carga.
Viajando com animais de estimação de/para a Venezuela
De acordo com o estabelecido na Regulação Aeronáutica Venezuelana 113 (RAV 113) está proibido o transporte de animais domésticos na cabine com exceção dos cães-guias, os quais serão permitidos na cabine de passageiros com a devida documentação que o certifica como tal; além disso, o animal deverá usar focinheira durante todo o voo.
Animais Guias
Os animais de assistência que acompanham as pessoas deficientes são aceites na cabine do avião sem custo adicional. A Copa Airlines somente aceita a bordo cachorros guias e macacos treinados e certificados para assistir ao cliente. Todo guia, quer cachorro ou macaco, tem de ter suas licenças correspondentes (como licença de entrada ao país de destino e certificado de vacinação). Nos voos internacionais, os clientes devem apresentar o certificado de saúde da mascote, emitido por uma autoridade competente e todos os documentos necessários para sua entrada no país de destino.
Para voos domésticos dentro da Colômbia, unicamente é necessário apresentar o certificado de vacinação vigente da mascote. Além disso, deve ter as licenças correspondentes para sua chegada à cidade de destino. Essas licenças devem estar obrigatoriamente identificadas por um distintivo de autoridade oficial e recomenda-se a viagem com focinheira/açaime.
Para cumprir as normas de segurança, esses animais de assistência devem ficar sentados aos pés dos clientes sem sobressair nos corredores. No caso dos macacos, eles devem ser suficientemente pequenos para se sentar nas pernas do cliente. Está proibida a designação de vagas próximas à saída de emergência para este tipo de clientes.
Transporte de animais vivos
É expressamente proibido o transporte de animais vivos, incluindo animais de estimação, insetos, répteis ou qualquer outro animal. A única excepção são os cães de serviço de passageiros deficientes visuais e/ou auditivos e cães de assistência de deficientes em todos os voos domésticos no Reino Unido e em todos os voos que se iniciem e terminem dentro do continente europeu (excluindo as rotas do Reino Unido). Os cães de serviço e os cães de assistência não podem viajar nos voos para/do Reino Unido para o continente europeu ou para/de Marrocos. Para este efeito, os voos do continente europeu para a Sicília, a Sardenha ou para as Ilhas Baleares (ou vice versa) são considerados voos dentro do continente europeu. Para efeitos desta norma, consideram-se “Continente Europeu” todas as rotas da rede da easyJet, excluindo os voos para/do Reino Unido para o continente europeu ou para/de Marrocos.
A Emirates SkyCargo, a divisão de carga da Emirates, apresentou o Emirates Pets – um novo e mais avançado serviço para o transporte aéreo de animais domésticos, desenvolvido por uma equipa de especialistas, que pretende oferecer uma experiência de transporte aéreo mais conveniente e confortável. O serviço tem por base funções já existentes da Emirates SkyCargo para o transporte de animais de estimação nos seus voos e oferece ainda novos recursos, como o transporte porta-a-porta, bem como a reserva de voos de regresso para animais de estimação.
Com o Emirates Pets, a Emirates SkyCargo oferecerá transporte entre aeroportos para os animais de estimação, em toda a rede, que abrange mais de 160 destinos. Nestas situações, será o dono do animal de estimação o responsável por preencher todos os documentos necessários e as autorizações necessárias para o transporte do animal de um país para outro.
Além disso, a Emirates SkyCargo também formalizou uma parceria com a Snoopy Pets, um dos principais fornecedores serviços de transporte de animais de estimação no Dubai. Esta parceria permitirá oferecer um serviço premium de transporte porta a porta, o Emirates Pets Plus, em 16 mercados.
Nos últimos dois anos, a Emirates SkyCargo, transportou mais de 11 mil animais domésticos a maioria cães e gatos. Cerca de 60% dos animais que voaram começaram ou terminaram a viagem nos Emirados Árabes Unidos e quase três mil viajaram para o Reino Unido, no mesmo período de tempo, com a transportadora de carga aérea.
Animais de estimação
A GOL transporta seu animal de estimação nos voos sem problemas. Aproveite e veja o que você precisa fazer para viajar com seu cachorro ou gato. Mas, fique atento, só serão aceitos até dois animais por voo (exceto em caso de filhotes da mesma ninhada de pequeno porte e que pertençam ao mesmo cliente)…
GOL Linhas Aéreas transporte de animais de estimação (PDF)
Obs: Em voos com as companhias parceiras da GOL não são permitidos animais de estimação.
Transporte de animais domésticos
Os animais domésticos, tais como cães, gatos e pássaros, etc., que cumpram as limitações legais e de documentação, podem ser aceites como bagagem no porão ou na cabine, sendo em todo caso obrigatório taxar os mesmos com a tarifa de excesso de bagagem.
A Iberia não permite o transporte de animais da espécie dos mustelídeos ( furões, martas, etc..)
1. Aceitação no porão
Regra geral, o transporte de animais vivos deverá ser feito no porão do avião, em caixas ou contentores adequados proporcionados pelo passageiro. As caixas deverão ter as seguintes características:
* Resistência e segurança
* Comodidade para o tamanho do animal
* Ventilação
* Um sistema de fecho que ofereça garantias de que não vai abrir-se em nenhum momento
* Fundo impermeável
Quando não cumprir estas condições, o transporte será rejeitado. Nos voos IB5XXX não se aceita transporte de animais no porão.
2. Aceitação na cabine
A pedido do passageiro, e prévia autorização de reservas, poderão ser aceites para o transporte em cabine determinados animais domésticos, sempre que se cumpram as seguintes condições:
* O peso máximo permitido do animal será de 8 kg incluindo no mesmo o peso da caixa ou jaula, na qual será transportado o animal. A caixa poderá ter no máximo 45 cm de comprimento, 35 cm de largura e 25 cm de profundidade, sempre que o total destas três dimensões não ultrapasse os 105 cm.
* O animal deverá ser transportado num recipiente adequado, consistente, ventilado, com fundo impermeável e seguro. Esta caixa pode ser trazida pelo passageiro ou vendida pela IBERIA. No caso de a caixa não cumprir as condições mínimas de aceitação, será rejeitada no embarque.
* Para os pássaros, será tido em conta que as jaulas sejam resistentes, que a fechadura seja segura e que não permita derramar a comida e a bebida. Além disso, a jaula irá sempre tapada.
* Quando se tratar de animais de tamanho ou peso reduzido, poderão admitir-se vários da mesma espécie num mesmo contentor.
* Em nenhum momento serão admitidos animais que, pelas suas características especiais, mau cheiro, etc., possam ser incómodos para os restantes passageiros e tripulação.
* O animal deverá viajar com o passageiro sem causar incómodos aos passageiros que viajem ao seu lado
* Os passageiros que transportam um animal na cabine não poderão ocupar assentos situados em filas correspondentes às saídas de emergência.
* Em nenhuma situação poderá sair da caixa no interior da cabine, sendo o seu cuidado da responsabilidade do passageiro
3. Autorização para o transporte
Uma vez que o número de jaulas está limitado pelo tipo de avião, o transporte de um animal deverá ser autorizado pelo Escritório de Reservas. Apenas será autorizada a viagem quando todos os trajetos estiverem confirmados. O peso e o tamanho do animal deverão permanecer dentro dos limites estabelecidos tanto na ida como na volta.
Países com uma legislação restrita para a admissão de animais:
Não são permitidos animais na cabine (PETC) nem no porão (AVIH) nos voos com destino ao Irlanda e África do Sul,
Grã-Bretanha não aceita qualquer tipo de animal.
Brasil não permite aves de qualquer espécie.
4. Encargos com animais domésticos
Tarifas animais em cabine: PETC
Voos Nacionais: 25€ por trajeto.
Voos Europa, África (exceto África do Sul) e Médio Oriente: 50€ por trajecto.
Voos América: 150€ por trajeto.
Tarifas animais no porão: AVIH
Voos Nacionais, Europa, África (exceto África do Sul) e Médio Oriente: 120€ por trajeto.
Voos América e África do Sul: 300€ por trajeto.
Voos de América, Nigéria e Israel: 300USD por trajcto.
Pagamento único e exclusivamente no aeroporto.
Se viaja de/para EEUU e tem ligação com outra companhia aérea, deve saber que:
* Se viaja com um AVIH não poderá enviá-lo em trânsito para o destino final. Deverá retirar o AVIH no Aeroporto de trânsito e fazer novo um novo check-in com a outra companhia, pagando a taxa de AVIH por cada companhia aérea. Para que viaje em trânsito deverá enviá-lo através de carga aérea.
* Se viaja com um PETC, terá de pagar também a cada companhia em separado.
Podem-se aplicar diversos importes, taxas ou impostos de acordo com a legislação de cada pais
5. Aceitação de cães-guia
Tenha em conta que:
* Apenas serão aceites na cabine quando acompanharem passageiros cuja orientação dependa destes
* Irão munidos de açaime se viajarem na cabine
* Não ocuparão um lugar, viajando junto ao passageiro no lugar que menos incomode os restantes passageiros
* Poderão viajar, tanto na cabine como no porão, sem qualquer encargo adicional
* O peso do animal não está incluído na franquia gratuita atribuída ao passageiro para a sua viagem
* As normas em relação à aceitação, documentação, limitações à responsabilidade da Iberia, tipo de caixa (se viaja no porão), será a mesma que para o resto dos animais domésticos
No caso de passageiros surdos, estes precisarão de um certificado médico confirmando este estado.
Na cabine
Somente cães e gatos pequenos de até 6 kg, inclusive gaiola ou sacola para transporte, podem ser levados na cabine. Seu animal de estimação deverá ser transportado numa gaiola rígida de até 20cm de altura ou numa sacola de transporte de animais com a soma das dimensões de até 115 cm (A + L + P). Você pode coloca-lo debaixo da poltrona à sua frente. Se você deseja levar seu animal na cabine, é necessário reservar por telefone com pelo menos 48 horas de antecedência. Favor notar que um número limitado de canis é permitido por cabine.
Favor observar que a partir de 1 de abril de 2011 não será mais possível levar um animal de estimação em uma gaiola na Business Class em voos intercontinentais.
Como bagagem de porão
O seu animal de estimação poderá viajar como bagagem de porão num compartimento ventilado da aeronave. Para a segurança de sua viagem, é obrigatório o transporte de seu animal de estimação em uma gaiola especialmente concebida para essa finalidade. Essa gaiola tem de cumprir às exigências legais da IATA (Associação de Transporte Aéreo Internacional). Os tipos que cumprem as exigências da IATA são, por exemplo, os das marcas “Sky” e “Vari”. Você poderá adquirir essas gaiolas em grandes lojas de artigos para animais ou em agentes de carga especializados. O animal de estimação e a gaiola juntos não podem pesar mais de 75 kg (165 lbs).
Se você deseja transportar seu animal de estimação como bagagem de porão, você deve fazer sua reserva por telefone até 48 horas com antecedência. Favor observar que só podemos transportar um número limitado de animais como bagagem de porão.
O processo de check-in no aeroporto para animais de estimação pode ser mais demorado. Por este motivo recomendamos que você chegue ao aeroporto 3 horas antes do horário previsto de sua partida.
Infelizmente não é possível o transporte de animais como bagagem de porão em voos da KLM Cityhopper com duração superior a 2 horas. No período entre 1º de novembro e 31 de março de cada ano, os animais de estimação não podem ser transportados como bagagem de porão porque o compartimento de porão em voos da KLM Cityhopper, realizados com nossas aeronaves Fokker, não podem ser aquecidos.
Como carga
Seu animal de estimação pode ser transportado pela AIR FRANCE-KLM Cargo se:
Seu animal e canil pesarem mais de 75 kg (165 lbs).
O canil é maior do que 292 cm/115 pol. (l + a + p). Em alguns tipos de aeronaves, o canil não pode exceder 247 cm/97 pol. (l + a + p). Contate seu agente de viagens ou contate-nos para informações.
Só como carga se o destino for Austrália, África do Sul, Emiratos Árabes Unidos, Hong Kong, Irlanda, Nova Zelândia, Quênia ou o Reino Unido.
Seu animal não viajar no mesmo voo que você.
Para poder transportar seu animal de estimação como carga deverá fazer a reserva deste serviço junto a um agente especializado em transporte de cargas. Encontre uma lista dos agentes de transporte de carga na Holanda no site da Air France-KLM Cargo.
Documentos de viagem e certificados sanitários
Todas documentações relativas ao seu animal de estimação devem ser redigidas em inglês.
O seu animal de estimação deve ter um certificado sanitário válido e assinado por um veterinário oficial. Normalmente, o certificado deve ser emitido entre dois e oito dias antes da partida.
Seu animal de estimação deve ter pelo menos 10 semanas de idade no dia da partida. Em geral são aplicáveis condições adicionais em relação a cães com até 12 semanas de vida. Como estas podem variar de país para país, aconselhamos que contate a embaixada do país para onde pretende viajar.
É obrigatória a apresentação de um atestado veterinário válido em que conste que o animal de estimação recebeu a vacina anti-rábica no mínimo 21 dias antes da partida.
Animais viajando dentro da União Europeia devem possuir um microchip e um passaporte oficial da UE, emitido por um veterinário oficial. O passaporte de animal de estimação deve conter os seguintes dados:
1. Proprietário (nome e endereço completo)
2. Descrição do cão ou gato, por ex. cor do pelo.
3. Tipo de identificação (microchip)
4. Vacinação antirrábica (data e marca)
5. Análise serológica antirrábica
6. Tratamento contra os carrapatos
7. Tratamento contra echinococcus
8. Outras vacinas
Lista de verificação
No momento do check-in o funcionário preencherá uma Lista de verificação para determinar se o seu animal de estimação poderá embarcar no voo. Leia a lista com atenção, a fim de se certificar de que seu animal de estimação poderá embarcar com você.
Lista de verificação da KLM para os animais de estimação
Gaiola:
O cão/gato deve poder estar em sua postura normal com a cabeça levantada (sem tocar o teto da gaiola), girar e deitar-se comodamente. Para os cães com nariz chato é necessário uma de gaiola de tamanho maior para que possam respirar livremente. A gaiola deve ser feita de plástico rígido com uma porta de metal incorporada. Não são permitidas gaiolas de madeira ou gaiolas com portas de plástico.
Idade/quantidade:
O cão/gato deve ter pelo menos 10 semanas. É permitido um animal por gaiola no máximo. Se os animais tiverem menos de 6 meses e apresentarem peso equivalente (até 9 kg cada um), poderão ser permitidos dois em uma gaiola. Os cachorrinhos e gatinhos com menos de 4 meses podem viajar com a mãe na mesma gaiola.
Documentos:
Deverão ser fixadas cópias do passaporte e do certificado de saúde do animal de estimação na gaiola. Para isso leve com você cópias deste certificado quando fizer o check-in.
Estado físico:
O animal de estimação não pode aparentar estar com medo, ferido ou sedado.
Recipientes para água e comida:
A gaiola deve estar equipada com dois recipientes fixos ou um recipiente com dois compartimentos, um para comida e outro para água, os quais devem ser acessíveis sem precisar abrir a porta da gaiola.
Material absorvente:
O fundo da gaiola deve estar forrado com uma manta, jornais ou outro material absorvente. Não é permitido uso de palha.
Etiqueta:
A gaiola deve possuir, pelo menos, uma etiqueta “Live Animal” [animal vivo] e duas etiquetas com setas para cima “Top Up”
Deverá fixar-se na gaiola uma etiqueta com o nome, endereço e número de telefone do passageiro.
Fechadura:
A fechadura da porta da gaiola deve ser resistente. Não são permitidos cadeados. As dobradiças e fechos da porta devem sobressair pelo menos 1,6 cm em relação à parte superior e inferior da porta.
Rodinhas:
As rodinhas devem ser removidas.
A Lufthansa transporta animais, consoante o seu peso e tamanho, na cabine ou no porão. Chamamos a sua atenção para a necessidade de observância das leis que regulam a importação e exportação de animais existentes nos países respetivos. Aplicar-se-ão algumas diretivas de transporte especiais a determinadas raças de cães.
É necessário proceder à reserva atempadamente
Se desejar transportar o seu animal de estimação consigo num voo Lufthansa, queira por favor informar-nos aquando da sua reserva, ou pelo menos com uma antecedência superior a 24 horas antes da partida para o número +49 – 1 80 – 58 38 42 67 (0,14 €/min a partir da rede fixa alemã; a partir de uma rede móvel alemã, o custo máximo será de 0,42 €/min. )
O acesso de pequenos cães e gatos à cabine
Pode transportar o seu cão ou gato na cabine, desde que o peso do animal não exceda os oito kg (incluído o peso da caixa de transporte). O animal deverá ser mantido no interior de uma caixa cujas dimensões não deverão exceder os 55x40x20 cm. Poderá utilizar a sua própria caixa de transporte desde que esta não exceda as dimensões indicadas e seja capaz de reter os fluídos do animal.
Transporte de animais de maiores dimensões no compartimento de carga
O transporte dos animais, que não podem viajar na cabina, será feito mediante a utilização de contentores apropriados, colocados na área ventilada do porão de carga. Pode utilizar o seu próprio contentor de transporte para o seu animal desde que esteja de acordo com as normas estipuladas pela IATA (International Air Transport Association). Em todo o caso, o tamanho do contentor deverá permitir que o animal consiga estar direito e que se consiga mexer. Se desejar mais informações, contacte por favor uma dos escritórios de reserva da Lufthansa.
Por favor, assegure-se que chega ao aeroporto com o seu animal atempadamente. Em Frankfurt deverá apresentar-se no check-in pelo menos uma hora antes da partida.
Há ainda a possibilidade de transporte de animais não-acompanhados na Lufthansa Cargo. Para mais informações, queira contactar a Lufthansa Cargo (na Alemanha: +49 – 1 80 – 57 47 100, 0,14 €/min a partir da rede fixa alemã; a partir de uma rede móvel alemã, o custo máximo será de 0,42 €/min. ) ou visite o nosso portal Lufthansa Cargo.
Tarifas para o transporte de animais – para viagens a partir de 1.1.2010
Os animais não estão incluídos no limite de bagagem transportada gratuitamente e são sempre considerados como excesso de bagagem.
Para bilhetes emitidos a partir de 01.06.2011, aplica-se o conceito de bagagem por peça. Assim, o valor cobrado depende do tamanho da gaiola. Aqui poderá informações detalhadas sobre como são calculadas as taxas relativas a excesso de bagagem:
Dentro da Alemanha | Entre a Europa e países terceiros | Intercont | |
---|---|---|---|
Por animal | Por animal | Por animal | |
Pequeno: Animais na cabina, max. 8 kg | 35 EUR,50 USD/CAD | 50 EUR,60 USD/CAD | 70 EUR,100 USD/CAD |
Médio: Animais no porão, tamanho da gaiola 1+2 | 70 EUR,100 USD/CAD | 100 EUR,150 USD/CAD | 150 EUR,200 USD/CAD |
Grande: Animais no porão, tamanho da gaiola 3+4 | 150 EUR,200 USD/CAD | 200 EUR,300 USD/CAD | 300 EUR,400 USD/CAD |
Cães guias e outros cães de serviço
Os cães guias para cegos e surdos, ou outros cães considerados como de serviço, ou sejam, cães dos quais um ser humano depende totalmente, são transportados pela Lufthansa sem qualquer custo e têm direito a viajar no interior da cabine. Para tal deverá informar-nos da necessidade de acompanhamento por um cão guia com a máxima antecedência possível.
SATA Azores Airlines – Transporte de Animais
Animais domésticos de pequenas dimensões (até 7 kg) podem ser transportados na cabine do avião num contentor próprio, gaiola ou saco impermeável que permita que o animal se ponha de pé, rode e se deite. Durante a viagem, os contentores não podem ser colocados sobre as cadeiras do avião.
Os animais com mais de 7 kg são transportados num contentor próprio no porão com compartimento aquecido.
Por razões de segurança os animais roedores devem ser transportados num contentor rígido e selado (sistema que evite uma fuga acidental do roedor) e não serão aceites a bordo fêmeas grávidas.
No ato da reserva deverá informar o tipo de animal, o peso e as dimensões do contentor, ficando a reserva sujeita a confirmação posterior. O transporte do animal é pago no aeroporto sendo aplicada a tarifa em vigor de excesso de bagagem.
É necessário apresentar ao check-in a documentação de identificação/microchip e vacinação actualizada do animal.
Exceções:
Nos voos de/para os Estados Unidos da América, apenas poderão ser transportados no porão cães e gatos.
Não é permitido o transporte de animais nos voos de/para Inglaterra.
Nota:
Tendo em conta a recomendação emitida pela IATA, informamos que está suspensa, até novas instruções, a possibilidade de aceitação de pássaros ou outras aves domésticas na cabine.
TAM
When you travel, you can take your pet with you. Only cats and dogs may be carried, either in the cabin or in the hold of the plane.
These rules may be changed depending on the size and breed of the animal.
During the trip, the animal must travel in its kennel or pet carrier, which may be purchased from a pet shop and which must have the following characteristics:
1. Made from resistant material (preferably fibre) to prevent the animal from escaping. Wooden pet carriers will not be allowed onboard.
2. No sharp points or protruding parts that could hurt the animal.
3. No wheels.
4. No-leak tested.
5. Enough space for the animal to stand and turn around inside it.
6. Holes on all four sides so that the container is fully ventilated.
7. Have a container for food and another for water.
8. Lined with absorbent material – for example: newspaper.
9. Container identified with client’s name, address and telephone number.
The following must be carried as cargo:
– Cats and dogs whose weight is over the stipulated limit.
– Other species of animals.
Sedated animals may not be carried in either the hold or the cabin of the plane, on either national or international TAM flights
Dimensions and weight limits
Only small cats and dogs may travel in the cabin. The weight of the kennel/pet carrier with the animal inside may not exceed 10 kg. The maximum dimensions permitted for the kennel/pet carrier are 36 cm x 33 cm x 25 cm.
Required documents
1. Rabies vaccination certificate: required for animals over 3 months old. This vaccination must be given between 30 days and 1 year prior to boarding. Young animals under 3 months old, which have consequently not yet had their first vaccination, will only be boarded with express authorisation from a veterinary surgeon.
2. Health report: issued by a veterinary surgeon. The report will be valid for 10 days from the date of issue.
Before boarding, you will have to fill out and sign a responsibility form regarding carriage of the animal.
Boarding
The passenger must go to the check-in desk (with all the required documents) prior to boarding, leaving at least the minimum time below:
A TAP Portugal aceita o transporte de animais domésticos na cabine ou no porão
O serviço de transporte de animais de estimação está sujeito: à disponibilidade de espaço no avião.
à cabine em que o passageiro viaja e ao tipo de avião.
à aceitação da entrada do animal no país de destino.
ao tipo de animal e peso total combinado do animal e contentor.
à idade do animal — deve ter uma idade mínima de 12 semanas (10 semanas para Açores, Madeira e Espanha).
É aceite o transporte de animais não-acompanhados. Para mais informações deve contactar o departamento de Carga da TAP Portugal.
E-mail: aceitacao.clientes.lisboa@tap.pt
Call Centre Portugal (Carga): Seg. a Sex. 09.00h-18.30h
Lisboa: (+351) 218 445 470
Porto: (+351) 229 449 751
Madeira: (+351) 291 520 830
Açores: (+351) 295 206 460
Regras Gerais
Os Governos estabeleceram regras e leis respeitantes ao transporte de animais vivos. Estes regulamentos concernem a importação, exportação e o trânsito de animais para os seus países, e fornecem igualmente directrizes sobre a Saúde e Vacinação dos animais e emissão dos respectivos certificados.
Estas informações poderão ser consultadas no TIM – Travel Information Manual – as companhias aéreas, embaixadas e consulados também podem facultar toda informação sobre o transporte de animais.
Desde que as leis governamentais assim o permitam, a maioria das companhias aéreas aceita o transporte de animais no mesmo voo em que os passageiros, seus donos. Algumas companhias aéreas aceitam o transporte de animais na cabine, junto aos seus donos. Outras apenas autorizam o transporte de animais no porão.
Quando aceites como transportáveis por uma companhia aérea, os animais têm de seguir num contentor específico para o efeito, excepto nos casos dos cães-guia. Algumas companhias aéreas alugam ou vendem estes contentores.
Aquando do momento da reserva, são necessários alguns detalhes relativamente ao tipo de animal e seu peso, bem como dimensões e peso do contentor. No caso da viagem em questão envolver mais de uma companhia aérea, é necessária autorização de transporte de todas as companhias envolvidas.
O passageiro é responsável pela apresentação de todos os documentos respeitantes ao animal, como certificado de vacinas, atestados de saúde, certificados de exportação e importação, etc. Deve também ter assinado um documento para expedição de animais vivos, além de providenciar a comida e águas necessárias para toda a viagem.
Animais de pequeno porte, como gatos ou cães, podem ser transportados em classe económica e tap|executive na maioria das aeronaves da TAP (à excepção de aeronaves wide-body), sujeitos a disponibilidade de espaço.
Nas rotas em que se aplica o conceito de peso de bagagem, as taxas aplicadas estão de acordo com a tabela de Excesso de Peso de Bagagem. Nas rotas onde se aplica o conceito de volumes (Piece Concept), as taxas correspondem ao dobro do valor aplicado normalmente.
Cães-guia, que acompanhem passageiros invisuais e/ou surdos, podem ser transportados em ambas as classes gratuitamente.
ANIMAIS COM DESTINO/TRÂNSITO
REINO UNIDO – não são permitidos animais no porão e na cabine. Embargo total, os animais de estimação não são aceites sob nenhuma circunstância, de acordo com o regulamento do país.
REPÚBLICA DA IRLANDA – cães e gatos só podem ser aceites como carga manifestada
ÁFRICA DO SUL – apenas são aceites animais como carga manifestada
LUANDA – podem ser aceites (de acordo com disponibilidade) cães e gatos na cabine de Classe Económica (reservados como PETC).
Não podem ser aceites como AVIH animal in hold. Caso o animal tenha mais de 7kg (peso total com o container) não pode ir na cabine e apenas será aceite como carga manifestada
Transporte de Animais na Cabine:
Na cabina apenas são permitidos cães e gatos.
O passageiro pode trazer o seu próprio contentor para o animal ou adquiri-lo na TAP.
O peso total (animal mais contentor) não pode exceder 7kg. Este não deve exceder os 25 cm de altura, 48 cm de comprimento e os 32 cm de largura e não exceder no total das 3 dimensões os 105 cm. Pode levar mais do que um animal do mesmo tipo, no mesmo contentor, que irá ser contabilizado apenas como um. Cada passageiro não pode levar mais do que um contentor. Deve ser cobrado como excesso de bagagem e nunca ser incluído na franquia grátis de bagagem a que o passageiro tem direito.
As condições nas quais os animais são transportados na cabine divergem consoante as companhias aéreas.
Caso o animal reúna as condições para ser transportado na cabine, a companhia aérea pode autorizar que este viaje aos pés do seu dono, desde que não se movimente pela cabine nem ocupe um lugar.
Nos casos em que a companhia aérea determine que o animal deve ser transportado dentro de um contentor, na cabine, esta decisão tem de ser confirmada e validada pelo sistema de reservas.
Em regra geral, cães e gatos de pequeno porte podem ser transportados na cabine mediante as seguintes condições:
– que estejam limpos, saudáveis, isentos de odores, que não estejam grávidas, no caso das fêmeas, que sejam inofensivos e não constituam ameaça ou sejam passíveis de perturbar os outros passageiros;
– sejam transportados dentro de um contentor estanque e que lá permaneçam durante toda a viagem e que este não obstrua a livre passagem na cabine;
– as regulamentações governamentais dos países de origem e destino não tenham estipulado que todos os animais devam ser transportados como carga aérea.
Transporte de Animais no Porão:
Sempre que não se verifiquem as condições necessárias para o transporte de um animal na cabine, ou seja, quando um animal é demasiado grande e/ou pesado, de grande porte, por se tratar de um animal selvagem ou de natureza invulgar, a companhia aérea pode aceitar o transporte deste no porão, no mesmo voo que o passageiro, mediante algumas condições:
– quando o animal é aceite como carga de porão, deve seguir dentro de um contentor específico de acordo com as suas dimensões e porte. No momento da reserva, a TAP deve ser informada de todas as questões e especificidades do animal a ser transportado;
– o animal seja transportado num contentor de dimensões apropriadas ao seu volume e peso;
– o passageiro providencie comida e água suficientes para toda a viagem, uma vez que não vai ser possível alimentá-los nem deixá-los exercitar-se durante as paragens, em trânsito.
Poderá, igualmente, aceder ao portal da Direcção Geral de Veterinária e seleccionar a opção “Controlos Veterinários”. Aí, encontrará informação mais detalhada sobre a circulação de animais domésticos em países membros e não-membros da União Europeia.
Se vai viajar para o Brasil e vai levar consigo o seu animal de estimação, deve ter em consideração os seguintes requisitos:
1 – CZI – Certificado Zoossanitário Internacional emitido pela autoridade zoossanitária do país exportador (Agência, Departamento, Ministério, Secretaria) assinado por um médico veterinário oficial do país exportador. Não será aceite um Certificado Zoossanitário Internacional assinado por um médico veterinário particular.
Obs.: O passaporte Europeu de animais não tem validade no Brasil. Não há um Tratado Internacional com a Comunidade Europeia e o Brasil que reconheça o Passaporte Europeu como documento válido para a entrada do animal no Brasil, apenas o Certificado Zoossanitário Internacional é reconhecido.
2 – Visto consular da Embaixada Brasileira no certificado Zoossanitário Internacional.
3 – Boletim de Vacinação com a vacina anti-rábica válida.
4 – Atestado de Saúde assinado por um médico veterinário particular.