Carga especial Special Load é qualquer carga que devido à sua natureza, peso ou dimensões, requer cuidados específicos no carregamento ou no descarregamento.
A carga especial é apenas aceite sob determinadas condições, estando sujeita a requisitos de transporte e armazenamento especiais.
Quando se transporta carga especial na aeronave o Comandante tem que ser informado (Impresso de Notificação ao Comandante NOTOC – Notification To Captain.)
What is a Notification to Captain “NOTOC”?
A NOTOC is a form used to notify the aircraft pilot of:
What is the nature of the dangerous goods which are to be loaded, that is, the proper shipping name. (The name by which we recognise the DG)
The quantity of Dangerous Goods (DG) which is to be loaded onto the aircraft – How much dangerous goods are to be loaded or the total net quantity of Dangerous Goods.
Where on the aircraft the exact location of the dangerous goods are to be found so the information should include as well as the specific identification the location including if appropriate the bin, pallet, or Unit Load Device “ULD” location.
In addition information concerning what to do in an Emergency including for example an inflight emergency. This information should be available on board the aircraft and should be familiar to the flight deck crew.
Why would the Captain refuse Dangerous Goods?
Typical reasons to reject or off load DG are that the NOTOC was not delivered to the Captain with the required time frame. Or that the copy provided was not the original copy, alternatively it is possible that the correct location within the aircraft has not been correctly notified within the NOTOC
Dangerous Goods Awareness Training.
Todo o pessoal envolvido no carregamento de cargas especais tem que estar apto a avaliar a possibilidade de carregamento da carga especial/special load num determinado tipo de avião.
Terá que conhecer e aplicar o método de cálculo de plataformas e amarrações assim com saber construir as plataformas e executar as amarrações de acordo com os requisitos de segurança.
Formação obrigatória em cargas perigosas.
CAT Loadmaster em avião cargueiro Cargo Attendant on Cargo Aircraft
Loadsheet/loadmessage
CAT/2 – dois loadmaster no cargueiro
O manuseamento carregamento/descarregamento deve ser efectuado de forma a que se evitem:
Danos na aeronave que possam por em causa a segurança do voo
Riscos que ponham em causa a saúde ou integridade física de passageiros, tripulantes ou pessoal de assistência à aeronave
A avaria/deterioração da carga especial
Extravio ou demora na sua entrega
Mau aproveitamento da capacidade do porão da aeronave
Chegada
A mensagem de chegada LDM deve reflectir o tipo, a posição de carregamento e o peso
No descarregamento terão que ser cumpridas todas as regras de segurança inerentes ao tipo de carga especial a manusear.
Partida
O carregamento da carga especial deve ser processado de acordo com o plano de carregamento LIR e a loadsheet deve reflectir esse mesmo carregamento.
Códigos referentes a Special Load
Estes códigos são usados para identificar os tipos de tráfego que requerem tratamento especial tanto no carregamento como no descarregamento special handling
ACT – Active Temperature Controlled System
AOG (Aircraft on Ground) – Peças para avião no chão (avião avariado) Spare parts required for aircraft on ground, urgent spares – a/c on ground (spares for grounded aircraft)
No carregamento será o tráfego como primeira prioridade “must go“.
Loadsheet/loadmessage
AOG/1 – AOG carregado no compartimento 1 (um)
Emirates AOG
A Emirates SkyCargo, lançou o Emirates AOG – um novo produto de frete aéreo projetado para transportar rapidamente peças de aeronaves para todo o mundo.
AVI animais vivos live animals
AVB aves Birds
AVF peixes tropicais Tropical fish
AVX pintos do dia Chickens – European Guide to Good Air Transport of Day-old-Chicks
AVIH animais vivos carregados no porão animal in hold (pet in hold)
Loadsheet/loadmessage
AVI/4 – Animal vivo carregado no compartimento quatro
Um Airbus A321neo da TAP esteve retido desde 13 de novembro a 17 de novembro de 2024.
Um avião da TAP esteve retido desde quarta-feira, 13 de novembro, no Aeroporto de Ponta Delgada, nos Açores, após mais de 130 hamsters se terem libertado e ficado à solta no porão. Este sábado, 16 destes pequenos roedores continuavam por capturar no Airbus A321neo, revelou o portal “Aviação TV”. O episódio insólito começou quando as equipas de recolha de bagagem da aeronave notaram que as transportadoras, onde se encontravam os animais, estavam danificadas. Quando se aproximaram, já após a aterragem, perceberam que se tinham libertado das caixas e conseguiram fugir.
Os hamsters, apontados como capazes de destruir cabos elétricos, faziam parte de uma encomenda que tinha como destino uma loja de animais. Seguiam na mesma aeronave furões e ainda algumas aves, todos com destino previsto para Ponta Delgada.
“As equipas de manutenção em terra estão há quatro dias a tentar recapturar todos os animais, o que impediu a aeronave de regressar a Lisboa por questões de segurança”, pode ler-se na atualização publicada nas redes sociais do Aviação TV.
Antes de embarcar no Airbus A321neo, a encomenda já tinha sido impedida de entrar num outro voo pelas transportadoras não estarem em conformidade com os critérios de segurança, noticiou o “Correio da Manhã”. Porém, acabaram por ser aceites na viagem seguinte.
Ainda não se sabe qual o prejuízo causado pelo incidente. Contactada pela imprensa nacional, a TAP não prestou declarações.
A aeronave regressou a Lisboa ao início da tarde deste domingo, 17 de novembro, e aterrou na capital às 13h27, horário local.
Autoridades do aeroporto de Londres apreendem… 50 crocodilos (04/03/2018)
Uma carga ilegal de 50 crocodilos foi apreendida por agentes da alfandega britânica no aeroporto de Heathrow por desrespeitar as condições de transporte. Segundo as autoridades, cada contentor transportava 10 répteis, quando deveriam ser apenas quatro por compartimento.
Os répteis, de apenas um ano, chegaram a Inglaterra num voo da Malásia. Distribuídos por cinco caixas, os animais de 30 centímetros lutaram por espaço durante toda a viagem. A falta de condições acabou por resultar na morte de um dos exemplares.
Um dos agentes explicou que tinha sido prestada “pouca atenção” ao bem-estar dos animais.
Os jovens crocodilos, que estavam a ser transportados para uma fábrica em Cambridgeshire onde seriam criados e reproduzidos para carne, estão agora na custódia da Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Flora e da Fauna Selvagens Ameaçadas de Extinção (CITES).
Para Grant Miller, coordenador da equipa da CITES no aeroporto londrino, a forma como os répteis foram transportados é “inaceitável”.
À BBC revelou que a equipa irá “apreender qualquer coisa que contradiga as regulações da CITES” e que esta apreensão deve servir como um “alerta para os que acham que podem transportar vida selvagem em tais condições”.
Num comunicado divulgado, a Convenção revelou que deverá arranjar novas “casas” para os animais.
Apreensão no terminal de carga do aeroporto João Paulo II, em Ponta Delgada (20/nov/2016)
A GNR apreendeu, no aeroporto de Ponta Delgada, Açores, 10 mil abelhas, no âmbito de uma ação de fiscalização de entrada de animais vivos naquela região autónoma.
Em comunicado, a GNR adianta que, “na ausência de qualquer documentação de autorização de entrada na Região Autónoma dos Açores e considerando que a destinatária das abelhas não se encontra registada como apicultora, as abelhas foram apreendidas como medida cautelar”.
A fiscalização feita com o apoio do médico veterinário do Serviço de Desenvolvimento Agrário de ilha de São Miguel, ao qual as abelhas foram entregues. Este serviço ficou como fiel depositário dos animais.
BAL Lastro (não manifestado/não incluído no manifesto de carga) Ballast hold loaded unmanifested
Cada saco de lastro tem um peso standard de 25 Kg, normalmente cheios com areia ou seixos e deverão estar sempre estanques e secos.
Quando carregados nos aviões a granel Bulk load deverão seguir sempre à boca do compartimento de carga.
O lastro só é utilizado a pedido do TTAE de despacho ao voo para efeitos de centragem balance
Loadsheet/loadmessage
BAL/4/1000 – Lastro carregado no compartimento quatro com o peso de 1000 kgs
BED maca instalada na cabine não manifestada stretcher installed unmanifested
Loadsheet/loadmessage
BED/5/3Y – maca montada na cabine, com cinco lugares bloqueados e três passageiros (doente e acompanhantes) a viajar em económica ( Y )
BEH maca que segue no porão ( compartimento de carga ) não manifestada Stretcher hold loaded unmanifested
Loadsheet/loadmessage
BEH/34L/50 – maca no porão carregada na posição trinta e quatro left com o peso de 50 Kgs
BIG outsized cargo – É um volume carregado em duas ou mais paletas que devido às suas dimensões ou peso, necessita de manuseamento/equipamento especial no carregamento ou descarregamento.
O código BIG é aplicado apenas a tráfego carregado em paletas.As floating pallet são consideradas BIG
Loadsheet/loadmessage
BIG/AB/2000 – Volume carregado na posição A e B com o peso de 2000 kgs
CAO carga que só pode ser embarcada em aviões cargueiros cargo aircraft only
Loadsheet/loadmessage
CAO/A/68 – Carregada na posição A com o peso de 68 kgs
Etiqueta label
COL Perecível que necessita manter a temperatura Cool Perishable requiring a cool temperature for transport and storage
COL – Refrigerated products to be maintained at +2°C to + 8°C
The conditions must be fulfilled during ground handling/warehouse storage. Whenever possible, cool items must be loaded on positions where cooling is possible.
A etiqueta label
Registo das temperaturas
Loadsheet/loadmessage
COL/22L/5 – carregado na posição vinte dois left com cinco quilos
A divisão de carga da Emirates está a trabalhar com parceiros de handling e outros stakeholders em várias cidades em toda a rede global, a fim de garantir que as operações de manuseio de produtos farmacêuticos nessas escalas sejam uniformes e atendam às normas rigorosas da Emirates SkyCargo para o transporte de produtos farmacêuticos, bem como às boas práticas de distribuição da União Europeia (GDP) ou às diretrizes farmacêuticas IATA Centro de Excelência para a Validação Independente na Logística Farmacêutica (CEIV).
COM correio da companhia não manifestado company mail unmanifested
Loadsheet/loadmessage
COM/1/15 – correio da companhia carregado no compartimento um com o peso de 15 kgs
CSU material de catering (não manifestado/não incluído no manifesto de carga ) Catering equipment and food supply not used on flight unmanifested
Catering equipment and food supply not used on flight (un-manifested) 1-3 alpha numeric to indicate the loading position followed by an oblique
and 2-4 numeric to indicate the weight. Ref. IATA AHM 534.
Loadsheet/loadmessage
CSU/32R/1100 – Material de catering carregado na posição trinta e dois right com o peso de 1100 kgs
DIP correio diplomático diplomatic mail
Quando o correio diplomático segue sob vigilância de um acompanhante oficial pode ser carregado nos lugares dos passageiros desde que não exceda os 75 kg por cadeira.
Sendo transportado no lugar de passageiro deve ser a cadeira protegida com a manta de bordo e devidamente fixado,sendo para isso utilizado o cinto de segurança o que não impede uma amarração suplementar
DIP correio diplomático que segue nos porões diplomatic cargo
Quando transportado nos porões da aeronave segue entre a restante carga para o mesmo destino
Loadsheet/loadmessage
DIP/4/2 – duas malas DIP carregadas no compartimento quatro
DIP/32L/4 – quatro malas carregadas na posição trinta e dois left
EAT Alimentos (excepto carne ou peixe/mariscos) Foodstuffs for human consumption other than meat and fish/seafood
Loadsheet/loadmessage
EAT/2 – alimentos carregados compartimento dois
EIC– Equipamento nos compartimentos de carga Equipment in Compartment Unmanifested
Un-manifested equipment in compartment (not included in DOW/DOI) such as lashing and supporting materials etc., followed by loading position and weight. Specify under SI what kind of un-manifested equipment (e.g. tie-down material, platforms, etc.). In case of multi-sector flight the specification under SI must be preceded by the 3-letter IATA airport code of destination.
Note: Containers pallets, igloos, nets as well as supporting and lashing materials used on pallets and in containers must not be considered as EIC.
Loadsheet/loadmessage
EIC/4/50 – equipamento carregado no compartimento quatro com cinquenta quilos
EIC/34L/250 – equipamento carregado na posição trinta e quatro left com duzentos e cinquenta quilos
ELD Extra Load Devices
Extra Load Devices 1-3 alpha numeric to indicate the loading position followed by an oblique and 1-4 numeric to indicate the weight.
Loadsheet/loadmessage
ELD/22P/1600 – stack de paletes carregadas na posição 22P com o peso de 1600 kgs
FKT equipamento avião flight kit
Loadsheet/loadmessage
HEA carga com igual ou superior a 150kgs por volume heavy cargo over 149 kgs per package
Carga Pesada. É considerada carga pesada qualquer volume que, devido ao seu peso/dimensões/ configuração possa causar dificuldades de manuseamento e afectar a segurança do avião e do pessoal.
Loadsheet/loadmessage
HEG Hatching Eggs – Ovos em incubação
European Guide to Good Air Transport of Hatching Eggs Ovos incubados transporte na Europa (Pdf)
Loadsheet/loadmessage
HUM restos humanos em caixões coffins with human remains
Para urnas funeral urns não é utilizado o código HUM
Loadsheet/loadmessage
ICE Gelo seco dry ice carbon dioxide,solid
O gelo seco é a forma sólida do dióxido de carbono. Este composto sofre sublimação a -78,5 ° C e, portanto, não passa por um estado líquido, isso torna o gelo seco muito perigoso porque o manuseio deste composto pode causar queimaduras devido ao congelamento. O composto é incolor e não inflamável. Quando dissolvido em água, pode baixar o pH de uma solução formando ácido carbônico.
Loadsheet/loadmessage
MOS Pessoal de serviço incluídos como passageiros Miscellaneous Operational staff other than crew, who perform functions relating to the flight and occupy passenger seats
Exemplo:
Mecânico que viaja como passageiro mas que estará de serviço de manutenção durante uma escala do voo.
“Os danos na aeronave são de alguma gravidade e obrigam à deslocação de sete técnicos da companhia para a reparar”
Loadsheet/loadmessage
Incluidos no fecho total de passageiros
OBX carga que liberta cheiro activo e desagradável Obnoxious dead load that produces strong offensive odour
Loadsheet/loadmessage
OBX/21P – carga com cheiro activo carregada no posição 22P
OHG Carga volumosa oversized cargo, overhangs uld
Volume carregado sobre uma ou mais paletas e que se sobrepõe ainda a outras posições além daquelas onde vai carregado
Exemplo: Um helicóptero
Loadsheet/loadmessage
PEA Troféus de caça Hunting trophies, skin, hide and all articles made from or containing parts of species listed in the CITES (Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies da Fauna e da Flora Selvagens Ameaçadas de Extinção) Convention on International Trade in Endangered Species of Wild Fauna and Flora
Loadsheet/loadmessage
PEF perishable flowers Flores
Avianca Cargo transporta 18 mil toneladas de flores da Colômbia e do Equador para os Estados Unidos, a Avianca Cargo duplica a sua capacidade regular deste produto, operando cerca de 300 voos. A Avianca Cargo investiu em infraestrutura em Miami, principal destino da flor, ampliando e modernizando o Jetfloor (tipo de piso utilizado), oferecendo uma nova configuração no cooler, aumentando assim a capacidade em 83% para atender até seis voos simultaneamente.
Avianca Cargo Leads Flower Transportation From Colombia to North America, Doubles Its Regular Capacity
Lufthansa Cargo transporta 700 toneladas de rosas
Com cargueiros carregados de flores, a empresa de carga aérea transportou cerca de 700 toneladas de rosas da África e da América do Sul para Frankfurt na Alemanha.
Os maiores países exportadores de rosas são Quênia, Colômbia e Equador. A Lufthansa Cargo voa diversas vezes por semana destes países para o centro de distribuição Frankfurt. Como carga perecível, as flores são extremamente sensíveis e têm de ser transportadas com rapidez e cercadas de cuidado. A sofisticada logística da Lufthansa Cargo, os sistemas especiais de refrigeração nos compartimentos de carga e a experiência dos produtores nos países exportadores, fazem com que as rosas cheguem perfeitas nos seus locais de destino.
Após a colheita, as flores são transportadas o mais rápido possível da plantação para o local de embalagem, e de lá seguem diretamente para os compartimentos de carga dos cargueiros.
Além de Nairóbi e Bogotá, uma considerável parte das rosas é oriunda da capital do Equador, Quito, também conhecida como a cidade da primavera eterna. O clima sempre ameno nos países de além-mar proporciona aos produtores de rosas condições ideais de crescimento. Assim sendo, as flores florescem durante o ano todo e enfeitam seus destinos europeus em qualquer temporada.
Loadsheet/loadmessage
PER Toda a carga perecível excepto flores, carne, peixe/marisco all perishable cargoes other than flowers, meat and fish/seafood as individual handling codes are designated for such codes
Loadsheet/loadmessage
RCL CRYOGENIC LIQUIDS
RCMCORROSIVE
RCXEXPLOSIVES 1.3C -CAO-
REX EXPLOSIVES-GOVRMNT PERMIT
RFG FLAMMABLE COMPRESSED GAS
RFL FLAMMABLE LIQUID
RFS FLAMMABLE SOLID
RGX EXPLOSIVES 1.3G -CAO-
RHF HARMFUL-STOW AWAY FRM FOOD
RMD MISCELLANEOUS DANGEROUS
RNG NON-FLAMM COMPRESSED GAS
RXS EXPLOSIVES 1.4S
VUN Vulnerable goods ( ex: telefones móveis ou artigos semi-preciosos )
XPS PRIORITY SMALL PACKAGE
AOG – motor avião
HEA – 6.078t (13,400lb)
BIG/Floating pallet – ocupa mais que uma bay. por peso ou comprimento
Veículos (self-propelled and caterpillar vehicles)
O carro é transportado sobre uma paleta e ajustado com uma precinta por segurança.
A amarração da viatura é feita no interior do porão cumprindo as regras.(floating pallet)
Automóveis paletizados prontos para carregamento no porão
Outros artigos
Cadeiras de rodas
Armas de pequeno porte e munições
Obras de arte
Carga frágil é aquela que se pode partir com facilidade quando exposta a quedas, choques e manuseamento durante o seu transporte.