«A Ásia está a ganhar mais terreno na indústria aérea. Uma tendência que é visível nos indicadores de tráfego, mas também no ranking das maiores transportadoras, liderado pela Air China.
Em termos de capitalização, a Air China é, de acordo com dados divulgados hoje pela Associação Internacional do Transporte Aéreo (IATA), a maior companhia de aviação do mundo, valendo 20 mil milhões de dólares (14,9 mil milhões de euros, ao câmbio actual). Ler mais…
«Fusões e aquisições, conjuntura económica e ambiente são algumas das palavras de ordem de uma indústria que não vai conseguir manter a rota de recuperação em 2011.
Depois de um ano negro em 2009, este ano as companhias de aviação vão atingir lucros globais de 11,2 mil milhões de euros. O crescimento travará, novamente, em 2011, ano em que os resultados vão cair para 6,8 mil milhões de euros, de acordo com previsões divulgadas hoje pela Associação Internacional do Transporte Aéreo (IATA). Ler mais…
«Pequim, 12 dez (Lusa) — O número de passageiros recebidos este ano no Aeroporto Internacional de Pequim devera atingirá os 74 milhões, tornando-o o segundo mais movimentado do mundo, disse hoje a imprensa oficial.
O movimento traduz um aumento de cerca de 15 por cento em relação a 2009, quando Pequim chegou ao terceiro lugar, a seguir ao Aeroporto Jackson –Atlanta, EUA (88 milhões de passageiros) e Londres-Heathrow (66 milhões).
O passageiro 70 milhões do Aeroporto Internacional de Pequim chegou quinta-feira à noite e se a média diária se mantiver (cerca de 204.000), até ao final do ano chegarão mais quatro milhões.»
António Caeiro, artigo publicado na página de internet “Lusa”
(12 Dezembro 2010)
«Macau, China, 09 dez (Lusa) – Os países lusófonos membros do Fórum Macau realçaram hoje, num seminário conjunto com a China, a necessidade de reforçarem a cooperação para a qualificação dos recursos humanos aeroportuários, para que possam responder eficazmente aos avanços tecnológicos.
O director geral do departamento de aeroportos da Autoridade de Aviação Civil da China, Qin Zhanggao, abriu o seminário da 3.ª Conferência de Aeroportos da China e dos Países de Língua Portuguesa, em Macau, admitindo que na “maioria dos aeroportos chineses é necessária uma melhoria da qualidade do serviço”.
“A falta de recursos humanos qualificados” é o principal factor do estrangulamento do desenvolvimento da aviação civil, apontou o responsável. Ler mais…
«Macau, China, 09 dez (Lusa) – A ANA-Aeroportos de Portugal está a desenvolver contactos para que seja criada, possivelmente em 2011, uma associação de operadores aeroportuários de língua portuguesa, disse à agência Lusa o administrador, Heitor da Fonseca. Ler mais…
«…Mas quem irá determinar as causas do sucedido é o Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves (GPIAA), que já está no terreno a investigar. Em declarações aos jornalistas, o director deste departamento do Ministério das Obras Públicas, Comunicações e Transportes, Fernando Reis, adiantou: “Será depois feita a análise de peritagens da parte da aeronave em causa – provavelmente todo o motor. Ainda não podemos afirmar nada, mas quando são peças assim pequenas normalmente são do motor.” Ler mais…
«“Aviação, ambiente e custos energéticos” é o tema da conferência internacional que hoje, dia 6, começa em Lisboa, promovida pela Logistel SA e pela Associação dos Pilotos Portugueses de Linha Aérea (APPLA). No Auditório da Novabase, ao Parque das Nações, e até terça-feira, a conferência visa proceder a “reflexões e debates aprofundados sobre questões de estratégia ambiental, de redução de custos energéticos e de utilização de novas tecnologias e de novos materiais de construção de aeronaves favoráveis ao ambiente e à economia energética”. Ler mais…
«Madrid, 3 dez (Lusa) — O Governo espanhol está reunido de emergência depois de vários aeroportos espanhóis, incluindo o madrileno, terem sido obrigados a fechar quando os controladores aéreos abandonaram os seus postos de trabalho. Ler mais…