«O encaixe financeiro que a TAP vai conseguir com a alienação da maioria do capital da Groundforce será praticamente residual, garantiu ao SOL fonte próxima do processo. O negócio está preso por detalhes e a poucos dias de ser concretizado. Swissport (Suíça), Menzies (Inglaterra) e Aviapartner (Bélgica) são as empresas melhor posicionadas.
Uma das exigências dos privados para realizarem a compra é a fidelização da TAP como cliente, Ler mais…
«As companhias aéreas nigerianas perderam 7,2 mil milhões de nairas (um dólar equivale a 150 nairas) devido à penúria de querosene, o Jet-A1, nestas últimas duas semanas, revelou na segunda-feira um jornal económico local.
De acordo com o jornal, a penúria, que fez subir o preço dos combustíveis de 98 para 160 nairas por litro, obrigou várias companhias aéreas locais a reduzir os voos previstos ou a anulá-los Ler mais…
«São Paulo – O imbróglio da fusão entre a brasileira TAM e a chilena LAN está longe de um desfecho. No Brasil, a operação segue sem restrições, mas as autoridades regulatórias do Chile estão reticentes quanto à aprovação. O advogado da aérea brasileira, Juan Gumucio, afirmou em audiência no Chile, que a TAM pode buscar outro parceiro caso a fusão com a LAN seja bloqueada. Segundo analistas, a alternativa mais vantajosa seria uma união com a portuguesa TAP. Ler mais…
«Para Siim Kallas, a resposta europeia à erupção do vulcão Grimsvötn “está a funcionar”. Embora ainda dependente da imprevisibilidade da meteorologia, a situação prevê-se estável.
O vulcão islandês deste ano foi diferente do do ano passado, e a resposta das autoridades europeias também. É o resumo da declaração do Comissário Europeu dos Transportes, divulgada ontem. “O vulcão é diferente, a cinza é diferente, o clima é diferente e, mais importante, a resposta europeia é diferente” Ler mais…
«Bruxelas, 26 maio (Lusa) — Os cidadãos europeus podem, desde hoje, localizar as principais fontes difusas de poluição atmosférica, como os transportes e a aviação, através de um novo conjunto de mapas disponibilizados na Internet pela Comissão Europeia e Agência Europeia do Ambiente. Ler mais…
«Foi despedido o primeiro controlador aéreo na sequência da greve que paralisou os aeroportos espanhóis no final do ano passado.
A entidade que gere os Aeroportos Espanhóis e Navegação Aérea, AENA, informou, em comunicado, Ler mais…
«O Tráfego de Passageiros nos Aeroportos ANA, no mês de Abril de 2011, revela um crescimento de 26,7% em relação ao período homólogo do ano transacto com destaque para o crescimento do segmento low cost(+37%).
Em termos de mercados, destaque para os crescimentos de Reino Unido, Holanda, França e Alemanha. Em termos de companhias aéreas, destaque positivo para a Ryanair e TAP Portugal. A TAP Portugal (com 41,3%), easyJet (com 13%) e a Ryanair (com 14%) representam 68,3% do tráfego dos Aeroportos ANA. Ler mais…
Privatizações
Todas as empresas, após privatização, passarão inevitavelmente a seguir a regra geral: pior serviço, custos mais caros para os consumidores, Ler mais…