«Os raios-X utilizados em alguns aeroportos para revistar os passageiros podem ser perigosos para a saúde, alertam cientistas americanos.
“Dizemos a nós próprios que o risco é mínimo mas estatisticamente vai haver casos de cancro da pele por causa destes raios-X”, adverte Michael Love, que dirige um laboratório no departamento de estudos biofísicos da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos. “Alguma exposição aos raios-X não pode ser considerada benéfica. Sabemos que os raios-X são perigosos, mas nos aeroportos, as pessoas têm uma tal vontade de viajar que arriscam a vida”, diz.
Em Abril, um grupo de investigadores da universidade da Califórnia, em São Francisco, enviou uma carta ao gabinete de ciência e tecnologia da Casa Branca em que alertava para “os riscos potencialmente graves para a saúde” destes raios-X, que emitem uma energia que é absorvida pela pele e pelos tecidos subcutâneos.»
artigo publicado no jornal “Diário de Noticias Ciência”
(12 Novembro 2010)
«O denso nevoeiro sentido em algumas cidades europeias perturbou o funcionamento de vários aeroportos na Europa, provocando atrasos nos voos e obrigando ao cancelamento de várias ligações aéreas. ...