«Em estudo está o aproveitamento de um aeroporto próximo de Lisboa para ‘low cost’.
Depois do adiamento dos projectos de grandes Obras Públicas – como o TVG e o Novo Aeroporto de Lisboa – Álvaro Santos Pereira confirmou o que já se esperava: o Novo Aeroporto de Lisboa, previsto para o Campo de Tiro de Alcochete, não vai avançar, uma vez que “não há financiamento nem ambiente competitivo”.
O Governo quer, por isso mesmo, rever os pressupostos que estiveram na base da decisão para a construção do Novo Aeroporto de Lisboa, embora Álvaro Santos Pereira não tenha adiantado quando se iniciará esse trabalho.
Como alternativa ao novo aeroporto em Alcochete, o ministro da Economia e Obras Públicas referiu a necessidade de rentabilizar os investimentos feitos na Portela. O objectivo de prolongar o mais possível a sustentabilidade do actual aeroporto. Para as companhias aéreas ‘low cost’ está a ser pensada uma solução que prevê aproveitar os “aeroportos à volta de Lisboa que podem ser utilizados para esse propósito”. Em causa deverá estar a Base Aérea do Montijo, ou infra-estruturas existentes em Alverca.»
Cátia Simões , artigo publicado na página de internet “Económico“
(10 Outubro 2011)
«No dia 18 de outubro de 2021, deu-se o lançamento do concurso público internacional com vista à avaliação ambiental estratégica da futura solução aeroportuária de Lisboa. ...