Contrato com a EMA/INEM
O presidente do Conselho de Administração da Everjets anunciou ainda que o contrato com a EMA/INEM, de fornecimento de 25 helicópteros ligeiros de combate aos fogos florestais, será assinado dentro de poucos dias. Pedro Silva explicou que, depois de, no início da semana passada, a entidade adjudicante ter entrado com uma resolução fundamentada no Tribunal de Sintra, o que anula os efeitos da providência cautelar que tinha sido proposta pelo concorrente derrotado, há todas as condições para assinar o contrato com o Estado.
A Everjets já em 22 de Fevereiro entregou à entidade adjudicante todos os documentos contratualmente exigíveis, assim como prestou a caução exigida, no valor de cerca de dois milhões de euros – a mais elevada de sempre e pela primeira vez apresentada antes da assinatura do contrato.
Pedro Silva revelou que a Everjets tem assegurados todos os meios materiais e humanos para garantir a parte que lhe compete do dispositivo de combate aos fogos: “Naturalmente, temos garantidos todos os meios necessários desde o momento em que nos apresentámos a concurso”, disse o presidente da Everjets.
José Pereira, o director operacional da Everjets, um piloto comandante com milhares de horas de voo e uma larga experiência na operação de combate aos fogos florestais, que coordenará todo o dispositivo que compete à Everjets, explicou a forma como está planeada a operação e como serão usados todos os meios a partir de 1 de Junho, data de início do dispositivo. Os primeiros três helicópteros serão apresentados para operação a 1 de Junho.
A empresa portuguesa MESA (Manutenção, Engenharia e Serviços de Aeronaves) vai construir um hangar no aeroporto de Beja para manutenção de aviões, sobretudo da companhia aérea Hi Fly, ...