«A Associação Internacional do Transporte Aéreo (IATA) anunciou hoje que as companhias aéreas vão lucrar este ano 9.768 milhões de euros, mais 67% do que em 2012 e acima das estimativas da previsão anterior.
O novo prognóstico significa uma melhoria de 1.615 milhões de euros face às estimativas apresentadas em março, que apontavam para um resultado líquido de 8.153 milhões de euros, ou seja mais 20%.
A confirmarem-se as expectativas, em 2013, a indústria da aviação terá o seu melhor ano desde 2001.
O diretor geral e administrador-delegado da IATA, Tony Tyler, afirmou esta manhã na inauguração da 69.ª assembleia geral da associação, a decorrer na África do Sul, que as receitas vão totalizar 545.770 milhões de euros e será alcançada uma margem de rentabilidade de 1,8%, duas décimas acima das previsões de março.
Isto representa “um lucro de quatro dólares por passageiro, menos do que o preço de uma sandes em várias partes do mundo”, salientou.
Os custos do combustível aumentaram 55% comparativamente a 2006 e as linhas aéreas têm voado contra ventos económicos desfavoráveis.
“Obter estes pequenos lucros nas atuais condições é um grande feito”, assinalou Tyler.
Segundo a IATA, as companhias aéreas devem transportar cerca de 3,1 mil milhões de passageiros este ano – ultrapassando pela primeira vez a marca dos 3 mil milhões – e mais de 52 milhões de toneladas de carga.»
artigo publicado no jornal “Económico“
(3 Junho 2013)
«As receitas das companhias aéreas vão baixar mais de 60% este ano, segundo a Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA), que confirma o que já se suspeitava – que este é o pior ...