«O grupo italiano Adler Aeronautic quer instalar uma fábrica de metalomecânica de precisão e acabamento de peças para a indústria aeronáutica em Évora, num investimento de mais de 5 milhões de euros.
A informação foi avançada, esta quarta-feira, pelo presidente do município, José Ernesto Oliveira, em declarações à agência Lusa: “É a terceira empresa do sector da aeronáutica a instalar-se no nosso concelho e outras ainda estão na calha”.
O projecto da companhia transalpina foi classificado como de Potencial Interesse Municipal (PIM) pela Câmara Municipal de Évora, que, neste sentido, aprovou a cedência de um lote de terreno, com quase 20 mil metros quadrados, para a construção da fábrica.
Segundo o autarca, o projecto inclui a criação de uma empresa do grupo que terá sede em Évora e a instalação de uma fábrica no Parque da Indústria Aeronáutica, onde funcionam actualmente as duas unidades fabris da construtora aeronáutica brasileira Embraer.
José Ernesto Oliveira explicou ainda que se trata de “uma unidade para metalomecânica de precisão e acabamento final de peças para a indústria aeronáutica”, que poderá criar “cerca de 250 postos de trabalho”. “Com a localização em Évora, pode beneficiar dos apoios da câmara municipal e, ao mesmo tempo, da proximidade com a Embraer”, acrescentou.
De acordo com a autarquia alentejana, este projecto irá decorrer num período de quatro anos e irá envolver um investimento superior a 5 milhões de euros.»
artigo publicado na página de internet “Luso Noticias”
(27 Fevereiro 2013)
«A construtora aeronáutica Embraer já tem em curso os dois novos projetos de investimento nas fábricas de Évora, num valor global de 93,6 milhões de euros, com apoios comunitários, revelou esta ...