«As empresas espanholas admitem estudar oportunidades de investimento em Portugal, no âmbito dos processos de privatização previstos em empresas como a TAP, a EDP ou a REN e que integram as condições para o pacote de ajuda externa a Portugal.
Fontes de várias empresas espanholas consultadas pela Lusa admitem “estudar” eventuais processos de privatização, escusando-se, porém, a comentar a estratégia face a Portugal no atual contexto.
É o caso da transportadora aérea Iberia – que integra com a British Airways o grupo IAG -, da energética Iberdrola – que já detém uma participação na EDP – e de empresas como a ACS ou a Abertis, que poderão estar interessadas na privatização da ANA.
Todas as fontes ouvidas pela Lusa – na Iberia, Abertis e Iberdrola – escusaram-se a comentar as possibilidades de investimentos em Portugal, admitindo abertura a “estudar” essas eventuais oportunidades.
A imprensa espanhola dá eco dos processos de privatização de empresas e sectores-chave em Portugal, no âmbito do pacote de medidas acordado com a troika para a ajuda externa a Portugal.
O jornal espanhol ‘El Economista’ nota que fontes da Renfe manifestaram já interesse no negócio de transporte de mercadorias e de transportes ferroviários suburbanos.
Outro meio de comunicação social refere-se ainda ao eventual interesse da IAG (Iberia mais British Airways) pela TAP, o eventual interesse da Iberdrola em aumentar a participação na EDP ou da espanhola REE e Enagás em aumentar as participações na REN.»
artigo publicado no jornal “Correio da Manhã”
(5 Maio 2011)
«O presidente da Bolívia, Evo Morales, expropriou nesta segunda-feira (18/02) a empresa Sabsa, filial das espanholas Abertis e Aena, que administra os três maiores aeroportos do país, acusando-a de ter ...