pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Notícias

Eritreia – Vulcão: nuvens de cinzas afetam tráfego aéreo

«O vulcão Dubbi, na Eritreia, entrou em erupção e as nuvens de cinzas elevam-se até 15 quilómetros de altitude, afectando o tráfego aéreo na região, segundo o Centro de Observação das Cinzas Vulcânicas (VAAC).
A erupção, que se iniciou domingo e continuou hoje, é “importante”, segundo Jean Nicolau, da direcção das previsões gerais do serviço meteorológico francês que alberga o VAAC para o sul da Europa e África.
“Segundo as imagens satélite que observamos, as cinzas vulcânicas atingem 13 a 15 quilómetros de altitude”, referiu o especialista, acrescentando que a situação ainda não é crítica, como foi para o vulcão islandês Grimsvotn. O vulcão da Islândia afeta uma zona de muito tráfego aéreo e a utilização do espaço aéreo no este de África é “muito menos importante”, explicou.
A secretária de Estado dos EUA Hillary Clinton encurtou uma visita a Addis Abeba devido ao avanço de uma nuvem de cinza em direção à capital da Etiópia.
A companhia aérea alemã Lufthansa anulou a ligação entre Frankfurt e Asmara, via Jeddah, indicou um porta-voz da empresa, Marco Dall´Asta.
“Ainda não está nada decidido para amanhã”, acrescentou o porta-voz da Lufthansa, que tem habitualmente dois voos entre Frankfurt e Addis Abeba à terça-feira.
De acordo com as primeiras simulações da Meteo-France, a nuvem de partículas mais ligeiras dirige-se para oeste-noroeste, para o Sudão, enquanto as partículas mais densas (mais baixas) orientam-se para oeste-sudoeste.
“Se a nuvem atingir o Egipto, Israel e a península arábica, o impacto no tráfego aéreo será mais importante, mas ainda é muito cedo para saber”, salientou o responsável da Meteo-France.
Esta é a primeira erupção deste vulcão africano desde 1861, segundo o Museu de História Natural de Washington.
A Eritreia faz fronteira com Sudão, Etiópia e Djibouti e tem cerca de 5 milhões de pessoas.»

artigo publicado no jornal “Destak
(13 Junho 2011)

 

Artigos relacionados

Mais em Notícias (779º de 779 artigos)

«Segundo dados da NAV Portugal, o tráfego aéreo está já a recuperar dos impactos da pandemia e aumentou 28% face a 2020. Contudo, os números estão ainda 46% abaixo do registado em 2019, ano recorde ...