«Há um novo nome na lista de eventuais interessados na privatização da TAP. A Andrade Gutierrez, conglomerado brasileiro com forte presença na construção e concessões, terá sido visitada por representantes da TAP, que lhe apresentaram o dossier da privatização. A notícia é avançada pelo jornal “Brasil Económico” e acontece depois da também brasileira Azul ter descartado qualquer participação no negócio.
O Brasil Económico avança que responsáveis da TAP e da Andrade Gutierrez estiveram reunidos no início de Maio para falar do processo da privatização. Os gestores portugueses terão sido encorajados pela estratégia de diversificação de negócios que está a ser adoptada pela Andrade Gutierrez. Contactada pelo Diário Económico, “A TAP desmente esta informação”.
O presidente da empresa brasileira, Otávio Azevedo, já tinha dito estar interessado em reforçar a sua posição em Portugal, onde está presente por via da Zagope há cerca de 25 anos. Além disso, a Andrade Gutierrez já está envolvida na privatização da ANA – Aeroportos de Portugal, por via da CCR que assinou um memorando de entendimento com a Brisa para participar na privatização da gestora aeroportuária.»
Hermínia Saraiva, artigo publicado no jornal “Económico“
(14 Maio 2012)
«A Corporación América tem mantido “uma intensa agenda de contactos” nas últimas semanas em Portugal, visando adquirir uma “posição de controlo no capital” da concessionária dos aeroportos ...