«Cristina Duarte, ministra das Finanças e do Planeamento de Cabo Verde, considera que a Transportadora Aérea de Cabo Verde (TACV) se transformou num elevado risco fiscal para o país. Por detrás desta afirmação está o agravamento da situação financeira da transportadora em 2012, o que obrigou a administração da empresa e o governo a tomarem medidas no sentido de inverter a situação.
“Estas medidas já estão a dar resultados e as contas relativas ao primeiro semestre de 2013 foram melhores do que as do período homólogo de 2012”, referiu a ministra, que reconheceu não estar ainda encontrada a solução que coloque a empresa no caminho da sustentabilidade.
Cristina Duarte salientou que a TACV precisa “aumentar a facturação, comprimir e conter os custos.”
O Grupo de Apoio Orçamental recomendou uma “atenção especial e urgente à reforma da TACV”, o que faz pela segunda avaliação consecutiva, tendo mencionado medidas como a revisão da política de concessão de facilidades, a interrupção de rotas internacionais pouco rentáveis e medidas para melhorar a eficiência nas operações da empresa.»
artigo publicado na página de internet “Cargo Edições”
(19 Novembro 2013)
«O primeiro-ministro de Cabo Verde garantiu ir procurar resolver os problemas com que a Transportes Aéreos de Cabo Verde (TACV) se debate actualmente, disse terça-feira na Praia o porta-voz do Sindicato ...