«Emissão de bilhetes foi feita manualmente durante período da manhã até 11h20 – em todo o País. Filas diminuem, mas companhia ainda é campeã em atrasos
Uma queda no sistema de check-in da TAM causou filas e transtornos aos passageiros nos principais aeroportos do País. Com a falha no sistema, desde o início da manhã até 11h20, a emissão dos bilhetes foi realizada manualmente, com papel e caneta. De acordo a Infraero, as filas já são menores. Mas, entre as companhias aéreas, nos voos domésticos, a TAM apresenta o maior índice de atrasos.
Entre as 437 partidas programadas, até 14h, a TAM registrou atrasos em 133 (30.4%) partidas, 21 (4.8%) foram canceladas e outras 27 (6.2%) sofrem atrasos no momento. Comparando com outra empresa aérea de tamanho semelhante, entre 472 voos domésticos, a GOL registou atrasos em cinco voos (1.1%) e um (0.2%) segue atrasado no momento.
Segundo a Infraero, nos aeroportos de Congonhas e Cumbica, ambos em São Paulo, a situação está sendo normalizada. Não houve confusão e a atuação dos funcionários da empresa, que realizaram triagem entre os passageiros, auxiliou para que mais voos não fossem atrasados.
Penalidades: Anac quer esclarecimentos da TAM sobre falha em sistema de check-in
A queda do sistema também foi confimada nos aeroportos o Rio de Janeiro. Houve maior lentidão no atendimento no terminal do Santos Dumont também com registro de filas. Já o Aeroporto Internacional António Carlos Jobim (Galeão) não apresenta atrasos no atendimento e a emissão de bilhetes, mesmo com a queda do sistema, seguiu normalmente.
Em nota, a TAM informou que ocorreu um problema “no link de conexão da SITA com o sistema de check-in da companhia” e que “o preenchimento manual está causando filas nas posições de atendimento em parte dos aeroportos”.
Segundo a companhia, o serviço de check-in online continua funcionando normalmente, por isso a TAM orienta os passageiros a realizarem o procedimento pelo site da empresa. A companhia disse ainda que presta toda a assistência aos clientes e “lamenta os inconvenientes causados pela situação”.
Atrasos no País
De acordo com o balanço da Infraero divulgado às 15h, dos 1.654 voos domésticos programados nos aeroportos brasileiros desde a meia-noite, 69 (4,2%) foram cancelados e 179 (10,8%) atrasaram. Entre os 114 partidas internacionais programadas, 11 (9,6%) foram canceladas e 16 (14%) atrasaram.»
artigo publicado na página de internet “Ultimo Segundo“
(2 Março 2012)
«Uma falha no sistema de informação do aeroporto de Heathrow, em Londres, está a afetar predominantemente o Terminal 5 do aeroporto e está a causar atrasos em vários voos. Uma das companhias aéreas ...