Adequações
O voo teste é apenas uma das etapas para liberação dada pela Anac. Para receber o gigante Boeing 747-8F, Viracopos teve que passar por adequações. Foram removidos obstáculos laterais da pista, como pontos de sinalização e caixas de passagem, a pintura da pista de taxiamento teve que ser alargada.
Foram feitas também adequações de procedimentos de segurança e de operação. A aeronave, da categoria F, deve ter de uma extremidade a outra da asa entre 65 metros e 80 metros, com 68,5 metros de envergadura. Em comprimento, é o maior do mundo: mede 76,4 metros.
“Do ponto de vista do pavimento da pista e da área para estacionamento, o aeroporto estava dentro dos padrões”, explicou o diretor de operações da concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, Marcelo Mota.
Existem 41 aeronaves como essa voando pelo mundo – 35 cargueiros e 6 de passageiros, chamados de Intercontinental, com capacidade para até 550 passageiros. O modelo de carga tem capacidade para transportar 135 toneladas.
“É o modelo mais moderno voando no mundo. Ele tem as vantagens de transportar muito mais, gastando menos e com tecnologia sem igual”, explica Evanicio Costa, representante da Boeing. O avião que fez o teste em Viracopos partiu de Miami e seguiria para Quito, no Equador, onde também faz um pouso teste.
A Anac aprovou o teste em Viracopos, mas exigiu que fosse feito com cargueiro vazio. “É um prejuízo alto para a empresa, mas temos interesse em liberar logo a operação com a aeronave”, afirmou o diretor da Atlas Air.
O diretor-presidente da Aeroportos Brasil, Luiz Alberto Küster, afirmou que vai levar na terça-feira da próxima semana, dia 4, o relatório do pouso teste para a Anac. “Esperamos que a partir da próxima semana já seja liberada a operação de voos por Viracopos. Todos os ajustes foram efetuados e entendemos que o aeroporto está apto a receber o 747-800.”»
artigo publicado na página de internet “Globo“
(28 Maio 2013)
Parte: 1 2
«Num assalto verdadeiramente cinematográfico que durou apenas seis minutos e no qual não foi disparado um tiro sequer, um gang de pelo menos cinco homens armados com espingardas de guerra de última ...