«Dois ursos pandas gigantes vão ser transportados do Centro de Pandas de Chengdu, na China, para o Zoológico de Edimburgo, na Escócia, no próximo domingo, 4 de dezembro.O objetivo é contribuir para a preservação da espécie, muito ameaçada nos dias de hoje. O transporte será feito num avião da empresa FedEx Express.
O Boeing 777F (cargueiro), batizado de FedEx Panda Express e personalizado com imagens do animal, vai levar a panda Tian Tian e o panda Yang Guang – também conhecidos como Sweetie e Sunshine, respectivamente – até a Escócia sem escalas. Os dois animais, ambos com oito anos de idade, viajarão em contentores feitos por medida.
“Com a chegada dos pandas gigantes, o zoológico terá consolidado sua atuação na preservação futura de uma das espécies mais ameaçadas do mundo.”, disse Hugh Roberts, diretor do Zoológico de Edimburgo, em comunicado à imprensa. A estimativa, segundo a FedEx, é de que existam apenas 1600 pandas no mundo hoje.
Tian Tian e Yang Guang fazem parte de programas globais de preservação de pandas gigantes, que têm como objetivo aumentar a população dessa espécie. Faz 17 anos que não vive nenhum panda no Reino Unido. O último exemplar da espécie, a fêmea Ming Ming, deixou o Zoológico de Londres e voltou para a China em 26 de outubro de 1994.»
artigo publicado na página de internet “Galileu”
(3 Dezembro 2011)
«Uma falha nos sistemas que controlam os “E-gates”, os pontos de controlo eletrónicos para entrar no Reino Unido, está a afetar vários aeroportos britânicos, ...