«A operação de 31 voos “charter” prevista para este ano entre os aeroportos de Dusseldorf e Beja, para transportar turistas da Alemanha para o Alentejo, só deverá realizar-se em 2013, avançou hoje à Lusa um responsável do projeto.
A operação, que deveria realizar-se entre 15 de abril e 18 de novembro e ser efetuada pelo operador turístico alemão Olimar em parceria com o Grupo Vila Vita, “ficou sem efeito”, disse o presidente da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo (ARPTA), Vítor Silva.
Segundo o responsável, a operação, que envolvia também a ARPTA e a ANA – Aeroportos de Portugal, “ficou sem efeito”, porque “não foi possível encontrar um avião dentro do prazo que o Grupo Vila Vita tinha estabelecido para fechar o acordo”.
O avião foi encontrado “mais tarde”, mas o Vila Vita “já tinha estabelecido as rotas” da operação para o aeroporto de Faro, explicou.
No entanto, adiantou, o Vila Vita e o Olimar, com o apoio da ARPTA e da ANA, “já fecharam um acordo verbal” para a realização da operação entre os aeroportos de Dusseldorf e Beja em 2013.
“Se as coisas correram normalmente”, já que o acordo entre o Vila Vita e o Olimar é “apenas de natureza verbal”, a operação entre Dusseldorf e Beja “será praticamente viabilizada, mas só para o ano”, sublinhou.
O Olimar iria fretar o avião e comercializar 36 dos 86 lugares de cada voo da operação e os restantes 50 lugares disponíveis seriam ocupados por funcionários do Grupo Vila Vita.
Entretanto, o Vila Vita deverá realizar nos meses de “março e, sobretudo, abril” uma operação de “oito” voos “charter” entre “vários aeroportos alemães” e o de Beja para transportar “cerca de mil” funcionários do grupo até Portugal, adiantou à Lusa o responsável pela infraestrutura aeroportuária alentejana, Pedro Beja Neves, da ANA.
Segundo Pedro Beja Neves, a operação será semelhante à que foi realizada pelo Vila Vita durante os meses de outubro e novembro do ano passado e entre o aeroporto alemão de Estugarda e o de Beja.
A operação incluiu oito voos “charter”, que serviram para transportar até Portugal funcionários do Vila Vita e que passarem vários dias nas duas unidades hoteleiras do grupo, uma no Alentejo e outra no Algarve.
Vítor Silva disse ainda à Lusa que, “até ao momento, não está garantida” a realização de uma nova operação de voos “charter” semanais entre Londres e Beja durante este ano.
O operador turístico britânico Sunvil mostrou-se “interessado” em realizar uma nova operação entre Londres e Beja este ano e semelhante à que promoveu entre maio e outubro de 2011, mas há “muitas dificuldades em se encontrar um avião”, explicou Vítor Silva.
A empresa que prestou o serviço no ano passado, a BMI, “foi comprada pela British Airways, que não disponibiliza os aviões para voos ´charter`”, explicou.»
artigo publicado na página de internet “Rtp Noticias“
(28 Fevereiro 2012)
«Com cerca de 20 minutos de avanço em relação à hora prevista, chegou nesta segunda-feira às 9h55 ao aeroporto de Beja o primeiro dos voos charter semanais que vão decorrer até Outubro, entre Paris ...