pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Notícias

Angola – Inaugurado Aeroporto 23 de Março Cuito Cuanavale

Kuando_Kubango

«As obras de construção do Aeroporto do Cuito Cuanavale, na província do Kuando Kubango, estão orçadas em cerca de sessenta milhões de dólares norte-americanos, no âmbito do programa global do Executivo angolano de interligação do sistema de transportes aéreos do país.
A informação foi avançada hoje, sexta-feira, pelo ministro dos Transportes, Augusto da Silva Tomás, momentos antes de proceder à inauguração da infra-estrutura aeroportuária, denominada 23 de Março.
Segundo o governante, a infra-estrutura evoluiu de um aeródromo utilizado no passado em operações militares para um aeroporto moderno construído na sua plenitude e nele operar-se voos comerciais, proporcionando aos passageiro conforto, comodidade e segurança, quer de dia, quer no período nocturno.
“Tenho muito orgulho em entregar hoje esse aeroporto, com uma pista de 2740 metros de comprimento e 30 de largura, com capacidade para receber como podemos presenciar hoje Boeing 737-700”, disse.
Na mesma senda, Augusto Tomás explicou que o aeroporto tem uma área de passageiros (aerogare) com uma extensão de 1222 metros quadrados, está preparado para receber 100 passageiros na hora de pique, 50 no embarque e igual número no desembarque.
O 23 de Março possui ainda três balcões de check in e quatro para o Serviço de Migração e Estrangeiros, assim como foram instalados equipamentos para carga e descarga de bagagem (tapete rolante), sistemas de vídeo-vigilância e de comunicações com os passageiros, avançou.
Acoplada ao terminal, foi construída a torre de controlo, com 23 metros de altura, bem como uma instalação para os serviços de bombeiros e equipamentos para se garantir o fornecimento de água e energia eléctrica, segundo constatou a Angop.
Entretanto, advogou que não obstante a melhoria registada na mobilidade de pessoas e bens nos últimos anos, as obrigações do Estado impõem que as infra-estruturas dos transportes, portos, aeroportos e caminhos-de-ferro cubram todo o território nacional.
Concluiu que os investimentos nos aeroportos nacionais não devem ser analisados dissociados do programa de desenvolvimento do país, mas com uma visão global com as demais infra-estruturas ferroviárias, rodoviárias, marítimas e fluviais, bem como as infra-estruturas de água, energia e telecomunicações. “Tudo se junta com o objectivo de criar um contexto que favoreça a produção interna e o desenvolvimento do país”, disse.»

artigo publicado na página de internet “Angola Press”
(29 Junho 2012)

Artigos relacionados

Mais em Notícias (779º de 779 artigos)

«O Presidente da República, Armando Guebuza, inaugurou (13 dez 2014), o Aeroporto Internacional de Nacala, na província de Nampula. Trata-se da primeira infra-estrutura aeroportuária construída de ...