«Em Março o tráfego de passageiros nos aeroportos do Grupo ANA registou um crescimento de 5,6% (+ 99,5 mil pax) em relação a período homólogo do ano transato. Este aumento no número de passageiros processados nos aeroportos verificou-se nos dois segmentos – Low Cost e Tradicional – que registaram mais de 50 mil e 49 mil passageiros respetivamente.
Por aeroporto, verificou-se um crescimento do número de passageiros no Aeroporto de Lisboa (+6,7%), no Aeroporto Francisco Sá Carneiro (3%), no Aeroporto de Faro (5,4%) e nos Aeroportos da Madeira (10,1%). Nos aeroportos açorianos geridos pela ANA, a tendência foi de decréscimo (-3,8%).
Em termos de mercados, de sublinhar os crescimentos de França, Alemanha, R. Unido, Holanda e Suíça (+88,3 mil pax no conjunto), enquanto ao nível das principais companhias aéreas, o realce vai para a TAP, transavia.com e Ryanair (+108 mil pax).
Tráfego acumulado, no primeiro trimestre de 2013
No que se refere ao tráfego acumulado, no primeiro trimestre de 2013 e nos 10 Aeroportos do Grupo ANA o crescimento acumulado foi de 2,2%.
No entanto há que referir que o mês de Fevereiro teve 28 dias, o qual compara com o mês homólogo de 2012, com 29 dias (menos cerca de 58 mil pax comerciais no Grupo ANA). Assim, se considerássemos Fevereiro de 2013 com 29 dias, o tráfego de passageiros até Março teria crescido 3,2% em vez de 2,2%.
Na prática, o Grupo ANA teria registado mais 178.000 passageiros em vez da variação que apresenta na realidade (+120.000 passageiros).
Em termos de mercados, os resultados do trimestre acompanham a tendência registada no tráfego de Fevereiro e Março, com a França, R. Unido, Suíça e Holanda (+136 mil pax no conjunto) a sobressair. No que se refere às companhias aéreas, realce principalmente para os crescimentos nos passageiros transportados pela TAP Portugal, easyJet e transavia.com (+145,7 mil passageiros no conjunto).»
artigo publicado na página de internet “Ana Aeroportos”
(9 Abril 2013)
O segundo trimestre do ano de 2018 deu continuidade à evolução positiva registada ao longo do ano anterior no segmento do transporte aéreo nacional. O conjunto dos principais aeroportos nacionais voltaram a ...