«Os contratos negociados por Guilhermino Rodrigues vão lançar a operação comercial do aeroporto alentejano.
A ANA – Aeroportos de Portugal já fechou quatro contratos para desenvolver a operação do aeroporto de Beja, que tem o arranque dos voos comerciais agendado para 22 de Maio. E, segundo um comunicado da empresa na passada sexta-feira, dia 13, a primeira ligação aérea entre Londres e Beja, no próximo domingo, 22, já está lotada. Além dos quatro contratos já fechados, o Diário Económico sabe que estão na calha mais acordos com operadores turísticos e aeronáuticos. Os acordos já obtidos integram-se na estratégia definida pela ANA para Beja: passageiros (turismo), carga aérea e manutenção de aeronaves/logística.
No primeiro segmento, o objetivo da empresa pública liderada por Guilhermino Rodrigues é captar operações não regulares, através de voos ‘charter’, a partir de mercados emissores previamente definidos. Tudo em “estreita colaboração com a Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo”, revela um documento oficial da ANA a que o Diário Económico teve acesso. Nesse sentido, os mercados considerados estratégicos para o desenvolvimento económico e comercial desta infra-estrutura, numa primeira fase, são Alemanha, Holanda, Reino Unido e França.
O primeiro contrato firmado pela ANA foi com a Sunvil Discovery, um operador turístico britânico que se comprometeu a realizar 22 voos ‘charter’ entre Londres (Heathrow) e Beja, já a partir de 22 de Maio. A Sunvil Discovery foi votada como “Best European Tour Operator” em 2009 (melhor operador europeu de viagens). A ligação a Beja já foi eleita pelo ‘Sunday Times’ como uma das sete mais interessantes propostas para os londrinos se deslocarem este ano.»
Nuno Miguel Silva , artigo publicado no jornal “Económico“
(16 Maio 2011)
«A operação de 31 voos “charter” prevista para este ano entre os aeroportos de Dusseldorf e Beja, para transportar turistas da Alemanha para o Alentejo, só deverá realizar-se em 2013, ...