«Foi despedido o primeiro controlador aéreo na sequência da greve que paralisou os aeroportos espanhóis no final do ano passado.
A entidade que gere os Aeroportos Espanhóis e Navegação Aérea, AENA, informou, em comunicado, que o controlador aéreo, oriundo de Santiago de Compostela, foi despedido na terça-feira e que outros dois foram transferidos para Almería e Granada por terem cometido “falhas muito graves” entre os dias 27 de Novembro e 3 de Dezembro de 2010, aquando da greve.
Segundo o diário espanhol “El País”, foram analisados 29 processos referentes a 17 funcionários. Desses, quatro foram encaminhados para o Ministério Público e 22 foram encerrados com penalizações para os funcionários.
Recorde-se que os controladores aéreos abandonaram os seus postos de trabalho como forma de protesto contra o cálculo das horas de trabalho. A greve causou o caos no espaço aéreo espanhol, que acabaria por ser encerrado e declaro o estado de alerta. A AENA abriu então 451 processos.»
artigo publicado no “Jornal Noticias”
(25 Maio 2011)
«Dezenas de voos foram cancelados no aeroporto de Schiphol, em Amesterdão, este sábado (23/04), devido à greve dos trabalhadores de assistência em escala da KLM, num dia de movimento excecional, em ...