«O IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional continua a investir na formação de recursos humanos para o “cluster” aeroespacial português. Com um investimento de cerca de três milhões de euros, arrancou este ano a construção da área de aeronáutica do Centro de Formação Profissional de Évora, que deverá estar concluído no final deste ano. O espaço da área em construção, que conta com cerca de 1.500 metros quadrados, terá capacidade para qualificar profissionais em Produção aeronáutica e montagem de estruturas; Produção e transformação de compósitos; Tratamento de metais – processos especiais aeronáuticos; Maquinação CNC; Qualidade e Logística.
Paralelamente, o IEFP continua a desenvolver esta formação no Centro de Formação Profissional de Setúbal, onde iniciou em Fevereiro de 2010 o primeiro curso de Produção Aeronáutica – Montagem de Estruturas –, com cerca de 20 formandos que se encontram presentemente a desenvolver a formação prática na OGMA.
Ainda nesse ano seguiram-se os primeiros cursos de Produção e transformação de compósitos e de Tratamento de metais – processos especiais aeronáuticos.
A escolha do Centro de Formação Profissional de Setúbal para o lançamento desta acção-piloto de formação no sector aeronáutico deveu-se ao facto de nas proximidades estarem localizadas empresas deste ramo, que poderão possibilitar eventuais estágios profissionais, e de no seio do Instituto Politécnico de Setúbal haver igualmente formação nesta área. O Centro de Formação Profissional de Évora e de Setúbal são os únicos centros de formação que irão dispor de oferta regular nos domínios da fabricação e da montagem aeronáuticas em Portugal.
Em 2011, são mais de 300 os formandos em acções de formação que visam responder às necessidades do mercado de trabalho nesta área. Também para garantir as condições adequadas de resposta, o IEFP desenvolveu uma acção de formação técnica com o objectivo de preparar futuros formadores e efectuará um investimento significativo na capacitação de dois Centros de Formação Profissional – Setúbal e Évora – para passarem a dispor de condições adequadas para oferecerem esta formação.»
artigo publicado na revista “Portugalglobal“
(Junho 2011)
Uma nova fábrica de componentes metálicos para o setor aeronáutico vai “nascer” em Évora, num projeto da empresa portuguesa Mecachrome Aeronáutica que envolve 30 milhões de euros de ...