«A DHL, empresa líder mundial em logística, finalizou mais um projecto de grande envergadura com o transporte de um rinoceronte-negro, de nome Eliska, desde a República Checa, até ao seu habitat natural, na Tanzânia. A fêmea de 3 anos foi transferida para um parque natural na Tanzânia no âmbito de um projecto de conservação gerido pelo George Adamson Wildlife Preservation Trust, com o objectivo de ajudar os animais em risco de extinção, a crescer e a prosperar no seu habitat natural.
“O transporte da Eliska, até à Tanzânia, dá continuidade a uma tradição de que a DHL Express muito se orgulha, de apoio internacional para a preservação de espécies” afirmou Ken Allen, CEO da DHL Express. “Ficámos muito entusiasmados com a oportunidade de podermos transportar este belo animal para casa, em África, e de participar neste complexo projecto para ajudar a recuperar esta espécie, em risco de extinção. Estes projetos, onde não há margem de erro, são também uma oportunidade para demonstrarmos o poder da rede global da DHL e a experiência dos nossos especialistas internacionais certificados.”
O transporte foi supervisionado por uma equipa internacional da DHL – a fêmea, de 900 kg, foi transferida do ZOO Dvur Kralove, na República Checa, para o principal Hub da DHL na Europa, em Leipzig, na Alemanha. Num avião de carga Boeing 757-200, especialmente adaptado para transporte de animais, fez uma viagem de mais de 6500 quilómetros até ao Aeroporto de Kilimanjaro na Tanzânia, de onde foi transferida, por camião, para a sua nova casa. Ao longo do percurso, foi acompanhada e monitorizada por uma equipa de apoio, incluindo o Dr. Pete Morkel, um dos melhores veterinários de rinocerontes-negros do mundo.
“Ficámos muito satisfeitos por podermos contar o apoio da DHL neste projecto, uma vez que apenas queríamos confiar a Eliska a parceiros que conseguissem garantir um transporte absolutamente seguro e sem problemas”, afirmou Tony Fitzjohn OBE, Director de Campo do The George Adamson Wildlife Preservation Trust. “Ter o apoio de uma equipa de especialistas, muito experiente em transporte internacional, permitiu-nos que nos concentrássemos apenas no conforto e bem-estar da Eliska e na garantia de que iniciava a sua nova vida em África da melhor forma possível.”
Os rinocerontes-negros orientais são um dos grupos de mamíferos mais ameaçados, com a caça ilegal em grande escala durante o final do séc. XX a conduzir a uma redução significativa da espécie de rinocerontes-negros em África. “A partida da Eliska é um momento agridoce para o ZOO Dvur Kralove. Custa-nos dizer adeus a um dos nossos animais, mas ao mesmo tempo, é extremamente gratificante termos desempenhado um papel neste importante projeto de preservação”, afirmou Premysl Rabas, Administrador do ZOO Dvur Kralove.
Ao longo dos últimos anos, a DHL tem apoiado vários projectos de preservação, incluindo o transporte de três rinocerontes-negros do Reino Unido para a Tanzânia, em 2012, e a entrega de dois raros tigres-de-sumatra da Austrália e dos EUA para o Zoo de Londres, no mesmo ano, como parte de um programa de reprodução de espécies. Um projecto de 2013, que implicou o transporte de dois pandas gigantes da China para a Bélgica, teve o desfecho perfeito, em Junho de 2016, com o nascimento de uma cria de panda.»
artigo publicado na revista “Cargo Edições”
(30 Junho 2016)
«A DHL foi responsável pelo transporte de dois pandas gigantes, numa viagem de mais de 8 mil kms, desde Chengdu, na China, até Bruxelas, na Bélgica. A fémea, Hao Hao, e o macho, Xing Hui, ambos com 4 ...