O Grupo CMA CGM firmou com a construtora aeronáutica Airbus um Memorando de Entendimento (MoU) vinculativo que estipula a aquisição de quatro aviões de carga A350F.
Com esta compra, o total da frota aérea da CMA CGM Air Cargo será de 4 Airbus A330-200F que será completada por dois aviões cargueiros Boeing 777, a partir de 2022 e mais quatro A350F agora adquiridos. Trata-se de um claro reforço da vertente aérea do grupo, materializando uma aposta clara na logística integrada e em um maior controlo e autonomia dos serviços prestados pelo grupo. As aeronaves serão operadas pela CMA CGM Air Cargo, companhia aérea de lançamento do novo Airbus A350F, recém-criada pelo grupo.
Christian Scherer, Director Comercial da Airbus e Diretor da Airbus International, congratulou o acordo: «Estamos orgulhosos de dar as boas-vindas à CMA CGM Air Cargo no grupo de operadores do A350F e estamos igualmente satisfeitos em apoiar o futuro desenvolvimento estratégico da empresa», comentou o responsável. «Ter o apoio antecipado de uma potência internacional de carga como o Grupo CMA CGM é gratificante», disse.
Munido de uma capacidade de carga de 109 toneladas e um alcance de quase 9.000 quilómetros, o modelo A350F atende todos os mercados de carga e encontra-se na categoria de cargueiro grande a única aeronave de cargueiro de nova geração pronta para os padrões de emissões de CO2 aprimorados de 2027 da ICAO. Graças à sua fuselagem e motores de tecnologia de ponta, aportará às operações do grupo uma eficiência difícil de bater em termos de queima de combustível, economia e emissões de CO₂, capacitando o crescimento sustentável a longo prazo do Grupo.
O Airbus A350F apresenta uma grande porta de carga no convés principal e um comprimento de fuselagem otimizado para operações de carga. Mais de 70% da fuselagem é feita de materiais avançados, resultando num peso de descolagem 30 toneladas mais leve e com um consumo otimizado de combustível.
A Airbus entregou 661 aeronaves comerciais a 84 clientes em 2022 e registou 1.078 novos pedidos brutos. A carteira de encomendas da Airbus a 31 de dezembro de 2022 ascendia a 7.239 aeronaves ...