O mercado pediu e a MAIS – Madeira Air Integrated Solutions reforçou a capacidade de transporte de carga entre o Continente, a Madeira e os Açores,
aumentando o payload diário com um ATR72-500 e operando vários voos extra, sempre que necessário», dando, desta feita, resposta «às necessidades do mercado». O consórcio aéreo frisa que, entre Terças e Sábados, os clientes poderão contar com «32 voos semanais».
«De Terça a Sábado, conte com 1 dos nossos 32 voos semanais, no seguinte horário:
Lisboa – Funchal: 07.00 – 09:30 horas
Funchal – Lisboa: 11:00 – 13:30 horas
Lisboa – Ponta Delgada/Terceira: 15.30 – 18:40 / 20:20 horas
Ponta Delgada/Terceira – Lisboa: 18:00/ 21:00 – 01:30 horas (D+1)».
A MAIS – Madeira Air Integrated Solutions conta já com três anos e meio de transporte regular de carga aérea entre o Continente e a ilha da Madeira.
A Revista Cargo tem acompanhado o consórcio MAIS nesta sua empreitada, desde o descolar das suas operações de ligação aérea entre o Continente e as ilhas – a 25 de Julho de 2017, levantava voo o cargueiro (com capacidade para 8 toneladas) que, pela primeira vez, ligava Lisboa ao Funchal. O sucesso e utilidade deste serviço fez com que fossem materializadas ligações de cadência diária e até uma extensão (por camião-TVT) ao Porto.
Em Junho de 2018, a crescente pertinência e eficiência da operação deu azo à criação de uma nova ligação aérea entre o Continente e os Açores, mais concretamente Ponta Delgada. O primeiro voo decorreu no mês seguinte. As duas conexões às ilhas tornaram-se importantes para o regular abastecimento; para o Governo Regional da Madeira, o serviço tem sido «instrumental» no contexto de exportação.
«Os que diziam que seria um fiasco devem estar muito chateados», declarava, em Fevereiro de 2019, Miguel Albuquerque, presidente do Governo Regional madeirense, vincando que a operação do avião cargueiro, ligando a Madeira ao continente, tem sido instrumental no crescimento das exportações, principalmente nos domínios da agricultura e das pescas. A ligação aos Açores também foi pautada pelo sucesso.
Madeira Air Integrated Solutions (MAIS), que suspendeu em junho os voos regulares de carga aérea para os Açores, volta a garantir o transporte de correio e produtos perecíveis e urgentes, para S. Miguel ...