O grupo francês CMA CGM vai passar a reinar, também, nos ares: uma das maiores forças marítimas do mundo anunciou, recentemente, que vai expandir o seu foco logístico, por via da criação estratégica de uma nova divisão de carga aérea
que responde ao aumento da procura por «soluções logísticas ágeis»
A nova unidade de negócios do grupo chamar-se-á CMA CGM Air Cargo e é agora criada com o objetivo de fornecer soluções logísticas adicionais para os seus clientes, relatou o grupo através de um comunicado. Os planos da empresa indicam, assim, que a CMA CGM passará a operar uma frota de aviões, tendo sido, inclusivamente, já adquiridos quatro cargueiros Airbus A330-200F para o efeito, ligando «a Europa ao resto do mundo».
A operação da frota aérea recém-adquirida será subalugada a uma empresa de aviação europeia ainda não identificada. A nova unidade de negócios da CMA CGM surge como uma resposta a um aumento na procura daquilo que o CEO do grupo, Rodolphe Saadé, descreveu como «soluções logísticas ágeis». Para Rodolphe Saadé, «este é um grande marco no desenvolvimento dos nossos serviços de logística», vincou, no comunicado.
Recorde-se que o grupo há muito que não cingia as suas operações aos mares, tendo entrado já no mercado da logística terrestre (a aposta na aquisição da empresa helvética CEVA Logistics foi o corolário), um mercado estratégico que tem sido cada vez mais apetecível para as transportadoras marítimas de contentores – recorde-se que a líder de mercado do Shipping contentorizado, a Maersk, tem também empenhado significativos esforços neste segmento. A CMA CGM adquiriu a maioria das ações da operadora logística CEVA Logistics em 2019.
O Grupo CMA CGM firmou com a construtora aeronáutica Airbus um Memorando de Entendimento (MoU) vinculativo que estipula a aquisição de quatro aviões de carga A350F. ...