A Amazon Air, antes Amazon Prime Air, assinou um contrato para alugar dez cargueiros A330-300P2F da Altavair, aproveitando a capacidade e a economia do A330. O Airbus A330-300P2F é particularmente adequado para o transporte de carga expresso devido à sua capacidade volumétrica. A primeira das aeronaves A330-300P2F deverá iniciar a operação no final de 2023. As aeronaves serão operadas para a Amazon pela Hawaiian Airlines (HAL), que tem os A330 como elemento-chave da sua frota desde 2010. As dez aeronaves serão convertidas de aviões de passageiros para cargueiros (P2F – Passenger-to-Freighter), pela Elbe Flugzeugwerke GmbH (EFW). O programa de conversão do A330P2F, lançado em 2012, é uma colaboração entre a ST Aerospace, a Airbus e sua joint venture EFW.
Segundo a Amazon comprar uma aeronave em vez de alugar ou contratar serviços de transporte de carga a terceiros oferece um custo total menor e um melhor controlo sobre o cumprimento das entregas, especialmente durante as temporadas de maior pico.
A Hawaiian pretende estabelecer uma base piloto nos EUA, aumentar as bases de manutenção existentes e expandir a contratação de pilotos, mecânicos, despachantes e funcionários para a operação de despacho da carga aérea.
Os hubs estarão nos principais aeroportos da América do Norte e da Europa
O lançamento em outubro de 2020 das novas instalações de última geração de Leipzig criou centenas de novos empregos no aeroporto de Leipzig-Halle (LEJ)
As operações começam no Aeroporto Internacional Cincinnati Northern Kentucky, CVG comemora 75 anos
O moderno centro de carga da Amazon, um investimento de 1,5 mil milhões de dólares em Cincinnati/Northern Kentucky International Airport, levou quatro anos a ser construído: possui 74 mil metros quadrados, ...