pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Ground Handling, América do Sul

Brasil – Fórum de Segurança Sanitária nos Sítios Aeroportuários

No próximo dia 19 de novembro, quinta-feira, às 14h, a SAC (Secretaria Nacional de Aviação Civil) e a Abesata vão promover um Fórum de Segurança Sanitária nos Sítios Aeroportuários. O evento será realizado online

e é restrito aos representantes das empresas de ground handling associadas à Abesata, às empresas aéreas e aos convidados da SAC, Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
O objetivo é reunir os responsáveis técnicos das ESATA (Empresas de Serviços Auxiliares de Transporte Aéreo), farmacêuticos, biólogos, bioquímicos e outros, com as autoridades públicas para reavaliar os procedimentos de segurança sanitária nos aeroportos e nas aeronaves com foco nos aprendizados durante a pandemia, bem como padronizar procedimentos para o enfrentamento dos próximos desafios.
“A ideia de fazer um fórum surgiu depois de uma reunião realizada entre as empresas de ground handling e a Anvisa, em que foram apontados alguns aspectos que, segundo a Anvisa, poderiam ser melhorados e adaptados de acordo com as aprendizagens destes últimos meses”, disse o presidente da Abesata, Ricardo Aparecido Miguel. O time de responsáveis técnicos das ESATAs foi convocado para trabalhar conjuntamente nas questões para responder à agência reguladora de vigilância sanitária. Mas foi além e preparou um rol de sugestões de melhorias, não somente de processos como também de infraestrutura, segundo o executivo.
No primeiro módulo do fórum serão endereçadas questões levantadas pela Anvisa no começo de setembro como procedimentos inadequados nos sítios aeroportuários.
No segundo módulo do fórum, os responsáveis técnicos das empresas de serviços em solo/ground handling vão apresentar novas sugestões, tendo em vista sempre a segurança sanitária dos passageiros, tripulantes e trabalhadores durante o período de pandemia.

Artigos relacionados

Mais em América do Sul, Ground Handling (36º de 1129 artigos)

Cerca de 95% das operações em solo/assistência em escala são feitas pelas ESATAs, o que evidencia a importância e a magnitude dessas empresas para a confiabilidade do sistema de segurança da aviação ...