A empresa de serviços de aviação, Menzies Aviation, notificou a Autoridade da Concorrência (AdC) para a aquisição do controlo exclusivo da SPdH – Serviços Portugueses de Handling (com a marca Groundforce), segundo um aviso da AdC publicado na imprensa. A mesma informação indica que a notificação “de uma operação de concentração de empresas” foi recebida pela AdC em 16 de maio, tendo as observações sobre a operação em causa de ser remetidas à Autoridade da Concorrência no prazo de 10 dias úteis contados da publicação do aviso.
Em causa está a aquisição do controlo exclusivo da SPdH pela Menzies Aviation – Portugal, Serviços de Carga, uma sociedade que presta serviços logísticos do lado terra e ar e que é controlada pelo grupo Agility, que até há pouco tempo prestava serviços de aviação através sua subsidiária National Aviation Servisses (NAS).
Segundo a informação que consta do aviso publicado pela AdC, nem a Agility, nem a Menzies se encontram ativas em Portugal. A SPdH presta serviços de handling (assistência em escala) para o transporte aéreo e serviços de formação relacionada com a prestação de handling nos aeroportos de Lisboa, Porto, Funchal, Faro e Porto Santo, através da marca Groudforce.
A Menzies Aviation, empresa britânica detida pela Agility uma holding do Kuwait, concluiu a aquisição de uma participação de 50,1% da Groundforce Portugal que passará a denominar-se como Menzies Aviation. ...