A Groundforce Portugal, empresa de assistência em escala, vai assistir os voos de chegada e de partida de Sua Santidade, o Papa Francisco, na sua visita a Portugal no âmbito da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023.
A operação decorrerá, no Aeroporto Militar do Figo Maduro-Aeródromo de Trânsito N.º1 (AT1), localizado no Aeroporto de Lisboa, no dia 2 de agosto, com a chegada do Airbus A320 da companhia italiana ITA Airways (AZ), de Roma (FCO) para Lisboa (LIS).
O voo de regresso, a 6 de agosto, será efetuado pela TAP Air Portugal (TP) no AT1, com destino ao Aeroporto de Fiumicino (FCO), em Roma.
As operações de “assistência especial” obrigam a uma serie de ações com objetivo final do sucesso da operação – segurança, organização e eficiência
Fase 1
Reuniões protocolares que envolvem as entidades aeroportuárias, de segurança, companhias aéreas e representantes da entidade a ser assistida.
Fase 2
Assistência operacional (groundforce)
Pessoal – equipas (TTAE s OAE)
Entrega às autoridades de segurança a Identificação do pessoal efetivo e suplente que irá assistir o avião, para que sejam credenciados.
Equipamentos de assistência
Designação dos equipamentos que irão assistir a aeronave assim como os de reserva para eventuais imprevistos, os equipamentos serão verificados e inspecionados pelas entidades de segurança.
Definição com o aeroporto/follow me os locais de estacionamento doe equipamentos
A Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) lançou um procedimento de consulta prévia aos Comité de Utilizadores dos Aeroportos Lisboa (CUAL), Porto (CUAP) e Faro (CUAF) e à entidade gestora ...