pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Ground Handling, Europa

Assistência em Escala 2023 – Aeroporto do Porto (OPO) assiste seis novas companhias aéreas

Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, passa a operar com mais seis novas companhias aéreas: airBaltic, Austrian Airlines, Norwegian, PLAY, SAS Scandinavian Airlines e Sun D’Or, com 14 novas rotas, e ligação a três novos países — Islândia, Letónia e Israel. Além do reforço das ligações com Estocolmo, Shannon, Glasgow, Riga, Reiquiavique e Telavive, e das frequências para Viena, Copenhaga, Berlim, Bristol, Paris (Orly) e Nantes. Outro trunfo da ANA Aeroportos de Portugal é o reforço dos voos diretos de longo curso para Luanda, assim como dos voos charter para Cancun e Punta Cana. Estas novidades surgem no âmbito da estratégica da empresa de “atrair mais rotas e conectividade nesta estação, essenciais para o desenvolvimento e sustentabilidade da atividade turística e económica regional e nacional“.
França, Espanha, Suíça, Reino Unido e Alemanha ocupam o pódio dos principais mercados de passageiros dos aeroportos fora de Portugal. Entretanto, a “ANA | VINCI Airports obteve uma forte recuperação do tráfego no aeroporto do Porto, que serviu mais de 12,6 milhões de passageiros em 2022, representando um acréscimo de 116,3% em relação ano anterior”.
O Aeroporto Francisco Sá Carneiro é uma das estações da VINCI Airports com maior número de prémios de qualidade e reconhecimento internacional. Foi reconhecido como o melhor da Europa na categoria de 5-15 milhões de passageiros, em termos de qualidade de serviço.
Esta infraestrutura do Porto já atingiu o objetivo de zero resíduos para aterro e deverá alcançar as emissões NetZero até 2030, estando em curso a implementação de projetos de eficiência energética, nomeadamente a substituição de iluminação convencional por LED e o fornecimento de eletricidade às aeronaves quando estacionadas. Segundo a ANA, está em curso a renovação de toda a frota de veículos para outros com baixas emissões.

Artigos relacionados

Mais em Europa, Ground Handling (8º de 1427 artigos)

A ANA – Aeroportos de Portugal assinou com a Acciona, o contrato de empreitada da obra de reforço estrutural da pista do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no valor de 50 milhões de euros. Esta ...