pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Ground Handling, África

Aeroporto Internacional António Agostinho Neto está certificado para iniciar os voos de passageiros no dia 10 de Novembro

A Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) entregou, esta quinta-feira, em Luanda, o certificado que autoriza o gestor do Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto, a empresa ATO, Airport Temporary Operator, para operar os voos de passageiros domésticos e internacionais. Na conferência de imprensa, realizada numa das salas de apoio do novo Aeroporto, a presidente do Conselho de Administração da ANAC reafirmou a conformidade de Angola com a exigência da ICAO- International Civil Aviation Organization (autoridade mundial da aviação).Amélia Kuvíngua disse que com o acto de ontem o país passa a contar, neste momento, com dois aeroportos internacionais certificados, nomeadamente o “4 de Fevereiro” (LAD) e o “Dr. António Agostinho Neto”.(NBJ)
“O Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto acaba de receber a certificação para os voos de passageiros nacionais e internacionais, representando a entrega do certificado o culminar de um processo bem sucedido, no decorrer do qual foram cumpridas todas as acções exigidas pelas normas regulamentares. Esta certificação junta-se à obtida a 19 de Dezembro de 2023 para as operações de carga. De assinalar também que no dia 5 de Outubro, o AIAAN se tornou membro do Airport Council Internacional (ACI), um dos organismos mais relevantes no domínio da aviação civil a nível mundial. A certificação agora obtida, garante que o AIAAN está conforme com os padrões internacionais de qualidade, segurança e eficiência operacional, fatores cruciais para o bom funcionamento de qualquer infra-estrutura aeroportuária”, lê-se numa nota do Ministério dos Transportes enviada ao Jornal de Angola.
No referido documento, o MINTRANS dá conta ainda do facto de com as condições de operacionalidade e de segurança aeroportuária reunidas, o ATO – Operador Temporário do AIAAN está pronto para iniciar os voos de passageiros no dia 10 de Novembro, com quatro frequências diárias, operadas na rota NBJ-Cabinda-NBJ pela companhia de bandeira nacional TAAG, dando depois sequência ao processo de transferência de forma faseada e, consequentemente, à introdução de novas rotas e de novos operadores de e para o AIAAN.
Recentemente, o Terminal de Carga Aérea (TCA) do AIAAN alcançou um marco significativo com a obtenção da certificação RA3, depois da validação de uma auditoria realizada entre os dias 9 e 11 de Outubro passado. Este reconhecimento confirma a conformidade do terminal com os requisitos de segurança e eficiência exigidos pela certificação RA3, validação que é crucial para os terminais de carga aérea de países terceiros que tenham interação com os aeroportos da União Europeia. Esta certificação reforça a posição do AIAAN/NBJ como um hub logístico de excelência, contribuindo para aumentar a confiança dos parceiros comerciais e dos clientes na capacidade do terminal de manusear as cargas que partem do AIAAN/NBJ para os países membros da União Europeia.
Todos ao AIAAN até Março
O Operador Temporário do Aeroporto Internacional António Agostinho Neto (ATO) informou, ontem, que até Março do próximo ano todas as companhias passam a estar no Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto. António Pombal refutou existir quaisquer resistências das companhias ou operadoras aeronáuticas e garante que as condições existentes e as dificuldades identificadas estão a ser ultrapassadas. O responsável do Operador Temporário – ATO disse, igualmente, à imprensa que os adjudicatários que tenham lojas ou outras unidades no novo Aeroporto, em caso de mau uso, danos próprios ou outro prejuízo, serão sancionados com multas ou perda do direito de exploração.

Artigos relacionados

Mais em África, Ground Handling (36º de 1118 artigos)

Oitenta e cinco passageiros desembarcaram, no Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto (NBJ), em Luanda, num voo operacional de simulação para testar a segurança, eficiência e atendimento nesta ...