«O Aeroporto de Lisboa é o primeiro aeroporto europeu a ter um sistema AeroMACS implementado no ar, permitindo partilhar informações ainda mais rapidamente e sem interrupções. Este novo sistema facilitará a comunicação eficiente entre as partes interessadas do aeroporto, como ATC (NAV. EP), companhias aéreas e empresas de handling.
O principal desafio era garantir um sistema de comunicações com 100% de cobertura nas áreas operacionais, com total autonomia, numa tecnologias radio com espectro definido e protegido por standards aeronáuticos internacionais. Com este sistema, a empresa garante através de um upgrade para uma nova tecnologia não só a operacionalidade de sistemas e plataformas, mas também a possibilidade de libertar e trabalhar com os ANSPS.
A ANA gere hoje 10 aeroportos que movimentaram em 2018 55,3 milhões de passageiros, sendo essencial garantir a máxima eficiência e segurança na gestão das suas infra-estruturas.
O sistema tem actualmente uma enorme utilização e pode ser estendido e utilizado por outras equipas de operações e segurança, suportar comunicações no ar ou com outros equipamentos como escadas de embarque, radares e sensores de pista.
O AeroMACS (Aeronautical Mobile Airport Communication System) é uma tecnologia de comunicação móvel por banda larga que transmite dados e imagens em tempo real para os operadores do aeroporto. Desta forma é possível optimizar a gestão do aeroporto e operação. O AeroMACS será adoptado como um padrão de comunicação de redes sem fio nos aeroportos em todo o mundo »
A Aena contrata a Siemens Logistics para a operação e manutenção dos sistemas de triagem de bagagem no Aeroporto de Madrid-Barajas (MAD) ...