Foram apreendidas no aeroporto de Lisboa 16 malas de porão contendo 317 kg de meixão vivo, uma espécie de enguia bebé designada de ‘enguia-de-vidro’,
que é considerada uma iguaria de luxo e vendida a cerca de mil euros o quilo.
As malas eram transportadas por oito viajantes, que tinham como destino final o Vietname, e a apreensão na Alfândega do Aeroporto de Lisboa decorreu no âmbito de ações de controlo efetuadas sobre as bagagens dos viajantes – segundo avança o Ministério das Finanças.
“O meixão encontrava-se dentro de sacos de plástico com água, intercalados com sacos térmicos“, descreve a Autoridade Tributária e Aduaneira, frisando tratar-se de “uma das espécies mais traficadas no mercado negro, sendo um comércio ilegal muito apetecível, podendo um quilograma atingir o valor de mil euros”.
O processo de apreensão no aeroporto de Lisboa contou com a colaboração da ASAE, “seguiu para investigação criminal e o meixão foi devolvido à natureza”, informa ainda o Ministério das Finanças, frisando que “estas ações resultaram da aplicação de métodos e técnicas de análise de risco desenvolvidas e implementadas pela Autoridade Tributária, em particular na luta contra a fraude, a evasão fiscal e os tráficos ilícitos, no âmbito da sua missão de controlo da fronteira externa comunitária, de proteção da economia nacional e comunitária e de proteção da sociedade e da saúde pública”.
Lembrando que “o meixão tem muita procura para fins alimentares, especialmente nos mercados asiáticos”, a Autoridade Tributária enfatiza ser esta a “principal causa do colapso da população desta espécie, que faz parte do Anexo II da Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e da Flora Selvagem Ameaçadas de Extinção, denominada Convenção CITES”.
Conceição Antunes, adaptação do texto publicado na página de internet “Expresso”
(19 Janeiro 2018)
A Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) coloca em consulta pública o projeto de Regulamento do Programa Nacional de Controlo da Qualidade da Segurança da Aviação Civil (PNCQSAC). O Programa ...