O transporte será levado a cabo pelo segmento de transporte de carga, a TAP Air Cargo,
que, durante este tumultuoso 2020, já efetuou vários processos logísticos no sentido de fazer chegar, a Portugal, vários equipamentos de proteção individual, medicamentos e kits de testes no contexto do combate logístico à pandemia. «A TAP transporta regularmente vacinas e outros produtos médicos em contentores pharma (temperatura controlada), cumprindo as regras internacionais nos mais rigorosos padrões de qualidade e garantindo a manutenção da temperatura.
Entre as duas vacinas cujos testes têm mostrado resultados encorajadores, a da Pfizer/BioNTech – BNT162b2 é a que precisa de temperaturas mais baixas: -70º C. Já a da Moderna tem estabilidade garantida a temperaturas standard de refrigeração de -20º C.
Além da questão da temperatura, a IATA alerta ainda para desafios como o espaço de armazenamento, aprovações regulatórias de transporte, gestão de fronteiras ou segurança contra roubos. A fim de se certificar que possui infra-estruturas de temperatura controlada e que as restantes regras são cumpridas, a TAP «envolveu já as empresas suas parceiras em toda a cadeia logística para que, em termos de instalações, todos os requisitos sejam cumpridos».
Carga especial (Special Load) devido à sua natureza, peso ou dimensões, requer cuidados específicos no carregamento ou no descarregamento. A Emirates SkyCargo criou uma gama de soluções para o transporte ...