«Os novos terminais dos aeroportos de Guarulhos e Viracopos, em São Paulo, vão ser construídos por privados, que ficarão com as concessões de exploração nos próximos 20 anos.
De acordo com o jornal Folha de São Paulo, a decisão da Presidente brasileira, Dilma Rouseff, prevê ainda a abertura a privados do capital da empresa estatal que gere o sector aeroportuário, a Infraero, e a criação de uma secretaria de Estado dedicada ao sector que será criada junto da Presidência.
O governo federal brasileiro precisa de fazer avultados investimentos nos aeroportos devido ao Campeonato do Mundo de futebol e o executivo considera que não tem disponibilidade financeira para suportar sozinho os custos. Dilma já abordou a TAM e a Gol para verificar a disponibilidade destas companhias de aviação em construírem e explorarem os dois terminais paulistas.
A ideia de concessionar a privados todos os terminais aeroportuários do Brasil tinha sido proposto pelo antigo ministro da Defesa, Nelson Jobim, mas na altura o Presidente Lula da Silva rejeitou a ideia com receio de que surgissem comparações com o principal adversário de Dilma nas eleições, José Serra.»
artigo publicado no jornal “Dn Economia“
(3 Janeiro 2011)
«A presidente Dilma Rousseff disse nesta quarta-feira, 18, que São Paulo terá, em breve, um terceiro aeroporto privado na região metropolitana. O projeto inicial prevê que ele seja instalado no ...