«O lançamento da obra Palma Inácio e o Desvio do Avião (1961), de Luís Vaz, decorre no dia 17 de Julho, terça-feira, pelas 18:30 horas, na Casa do Alentejo, em Lisboa.
A obra será apresentada por Inês de Medeiros, actriz e deputada à Assembleia da República e contará com a presença de três dos membros do comando que desviou o avião.
Trata-se de uma obra de investigação Histórica que narra os acontecimentos desde a sua preparação e acção em que para além dos documentos analisados é suportada pela tradição oral em encontros promovidos pelo autor com os quatros operacionais vivos.Põe termo também à ideia jornalística pós 25 de Abril de que tanto um controlador de tráfego aéreo, o Comandante do avião e até dois pilotos dos dois aviões militares que terão tido ordens para abater o avião desviado, estariam coniventes com esta operação.
O livro é editado pela Âncora Editores e insere-se num projecto de Luis Vaz, que após a morte de Palma Inácio decidiu levar à estampa quatro livros sobre as quatro grandes operações de Palma Inácio :”O Golpe dos Generais em 1947″ em que o personagem sabotou os aviões da Base Aérea de Sintra; “O Desvio do Avião da TAP em 1961”, de onde foram lançados 100 mil panfletos contra Salazar, sobre as cidades de Lisboa, Barreiro, Beja e Faro; “O Assalto ao Banco de Portugal na Figueira da Foz” e o “Cêrco à cidade da Covilhã”, temas dos próximos trabalhos.»
Paula Mourato, artigo publicado no jornal “Dn Cartaz“
(16 Julho 2012)
Os aeroportos espanhóis têm programados, entre 30 de julho e 5 de agosto, mais de 37 mil voos com mais de seis milhões de lugares, segundo informação da AENA. ...