«A crise no setor aéreo já ultrapassou as portas das salas de embarque e desembarque e as pistas dos aeroportos e heliportos. Está aceso o sinal de alerta entre os empresários do setor para a necessidade de um grande número de profissionais capacitados para os próximos anos, sobretudo em funções com maior grau de exigência técnica, Ler mais…
«A transportadora aérea de bandeira angolana disse, num comunicado distribuído esta semana, ter desactivado, com muita emoção, a sua frota de Boeings 747, os conhecidos “jumbos”. Ler mais…
«Júlio Cezar terá uma estátua no aeroporto
O precursor da aviação no Brasil, o paraense Júlio Cezar Ribeiro, vai ser homenageado com a inauguração de uma estátua de bronze no terminal de passageiros do aeroporto de Belém, Ler mais…
Estudo feito pelo Instituto Nacional de Aviação Civil ( INAC ) sobre a evolução do transporte aéreo do aeroporto de Lisboa e Porto no período 1990-2009, divulgado hoje ( 30 dez 2010)
Evolução do Transporte Aéreo no Aeroporto da Portela Lisboa [1990 –2009]
Em síntese, destacam‐se cinco pontos principais:
1. O número de passageiros aumentou 2,5 vezes em vinte anos, a uma taxa de crescimento médio anual de 5%;
2. O aumento do volume de tráfego não se reflectiu no aumento do número de rotas, mas dispersou‐se entre um maior número de rotas operadas por voos regulares; Ler mais…
«A Ásia está a ganhar mais terreno na indústria aérea. Uma tendência que é visível nos indicadores de tráfego, mas também no ranking das maiores transportadoras, liderado pela Air China.
Em termos de capitalização, a Air China é, de acordo com dados divulgados hoje pela Associação Internacional do Transporte Aéreo (IATA), a maior companhia de aviação do mundo, valendo 20 mil milhões de dólares (14,9 mil milhões de euros, ao câmbio actual). Ler mais…
Uma das perguntas mais frequentes para os historiadores da Boeing é de onde saiu a sequência 7-7 para os aviões comerciais.
Há muitos mitos , sendo que o mais famoso é que 707 (o primeiro da série) foi escolhido por ser o seno do ângulo da asa enflechada (asas inclinadas para trás) do modelo. Ler mais…
«Após anos de pesquisas e problemas de segurança em aeroportos, uma nova tecnologia entra em cena para auxiliar na identificação e redução da quantidade de falsos alertas sobre dispositivos perigosos nas bagagens de passageiros dos Estados Unidos. Ler mais…