pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Curiosidades

Ângelo Esteves: “Temos uma grave dificuldade em entender o conceito de serviço público”

"A Regulação dos Transportes Metropolitanos e Regionais"

«O Auditório do Edifício da Transtejo, no Cais do Sodré (Lisboa), recebeu esta terça-feira uma Conferência subordinada ao tema “A Regulação dos Transportes Metropolitanos e Regionais”, inserido no Ciclo de Conferências “Conetividade e Competitividade” que está a ser promovido pela ADFERSIT e que visa promover a abordagem a várias temáticas dos transportes, com uma periodicidade mensal.
Neste primeiro evento do Ciclo de Conferências, do qual a CARGO é ‘media partner’, o conferencista foi Ângelo Esteves, Partner da Envision, numa intervenção esclarecedora, incisiva e por isso apreciada pela meia centena de pessoas que lotaram a sala.
“Em Portugal, temos uma grave dificuldade em entender o conceito de serviço público”, referiu, a certa altura, o orador, acrescentando que “não podemos ter a perspetiva que o próprio sistema público de transportes vai gerar receitas de forma a ser sustentável”.
Desta forma, para Ângelo Esteves torna-se essencial “perceber quais as fontes de financiamento que se conseguem enquadrar para a sustentabilidade do sistema”, podendo para tal recorrer aos bons exemplos do que vem sendo feito na Europa.
Tema central de discussão, como o próprio título da Conferência indica, foi a questão da regulação do setor. Ficou claro, não só pela intervenção do orador mas também pelos depoimentos de vários intervenientes da plateia, que a regulação existente está longe de ser a mais adequada em temos de ação, legitimidade, força, entre outros. “As autoridades de regulação devem funcionar dentro de princípios de transparência, neutralidade e independência”, referiu Ângelo Esteves, acrescentando que “quanto maior for o interesse do Estado mais importante é existir essa autoridade independente”.

Parte: 1 2

Artigos relacionados

  • Portugal - Aeroporto de Lisboa prevê para a conferência Web Summit 30 mil passageiros
  • Angola - Sector da aviação civil vai conhecer melhorias
  • Reguladores dos transportes ganham autonomia
  • TACV negoceia operações no Aeroporto de Beja
  • Futuro da aviação passará por melhorar ambiente
  • Aviação ‘verde’ em debate dias 6 e 7 em Lisboa
Mais em Curiosidades (97º de 97 artigos)

Novo Aeroporto Internacional de Luanda António Agostinho Neto, com um custo de 2,8 mil milhões de dólares (2,5 mil milhões de euros), vai ser inaugurado a 10 de novembro próximo, anunciou o ministro dos ...