Treinos de emergência
Para garantir a rapidez e a segurança em situações de emergência, existem cursos para bombeiros, voluntários, comunidade e funcionários do aeroporto. O curso de Aperfeiçoamento Técnico de Bombeiros para Aeródromos (ATEBA), por exemplo, tem como objetivo atualizar os conhecimentos e as habilidades dos bombeiros que atuam em aeroportos. Esse profissionais também precisam fazer um curso para operar os camiões contra incêndios nos aeroportos. Eles são os que mais recebem treinos.
A cada três anos, um conjunto de exercícios práticos testa a eficácia do Plano de Emergência (Plem) dos aeroportos com mais de um milhão de passageiros. Ele mede também a preparação dos profissionais envolvidos em ações de resgate em emergências, além de avaliar os recursos disponíveis. A simulação envolve, além de bombeiros, funcionários do aeroporto, companhias aéreas, comunidade e, em alguns casos, figurantes.
Existe ainda o Curso de Formação Técnica de Bombeiros para Aeródromos (FTBA). E também treinamentos para a comunidade aeroportuária, que pode ajudar voluntariamente numa emergência prestando primeiros socorros às vitimas de acidentes. Como muitos dos treinamentos exigem fogo, órgãos ambientais precisam monitorar as atividades e também dar uma autorização prévia.
adaptação do texto publicado na página de internet “Terra“
(30 Março 2013)
Parte: 1 2
«Vinte aeroportos de oito Estados foram livrados de restrições operacionais entre 2013 e meados de 2014, após receberem bombeiros treinados pela SAC (Secretaria de Aviação Civil). Em alguns casos, a ...