A Emirates anuncia um investimento de 48 milhões de dólares em novos equipamentos e sistemas de formação para preparar os seus pilotos e tripulação de cabine para a integração dos novos Airbus A350 na sua frota. Este investimento inclui três simuladores de voo completos, um dispositivo de treino fixo, um treinador de evacuação de emergência e um simulador de portas. Com esta nova infraestrutura, a Emirates reforça o compromisso de garantir os mais elevados padrões de formação e segurança operacional nos processos de treino das suas equipas. Uma das grandes inovações é o Sistema de Suporte aos Pilotos (PSS), desenvolvido internamente pela Emirates. Esta tecnologia, pioneira na indústria, foi concebida para otimizar a experiência de formação dos pilotos: durante a fase de briefing, os formandos podem realizar uma configuração interativa do cockpit, incluindo a criação de um plano de voo, num ambiente totalmente imersivo. Posteriormente, essa configuração é replicada no simulador, permitindo a continuidade do treino.
O primeiro simulador A350 da Emirates já recebeu a aprovação da Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA), obtendo a qualificação de nível D, a mais elevada para este tipo de equipamento. A aprovação do segundo simulador está prevista para novembro. Com esta nova tecnologia, a companhia aérea prevê aumentar em 54% a sua capacidade de formação de pilotos.
Até ao final de novembro, mais de 50 pilotos terão concluído o treino no simulador A350, preparando-se para a entrada deste modelo em operação. Em junho, a Emirates estabeleceu uma parceria com a IATA e a Airbus para desenvolver um programa de treino e avaliação baseados em competências, especificamente desenhado para a certificação do A350.
“A inovação está no coração do ADN da Emirates, e isso reflete-se nos novos conjuntos de equipamentos de formação do A350 e na nossa avançada instalação de treino para pilotos, que será inaugurada ainda este ano. Estamos orgulhosos por aumentar a nossa capacidade de formação de pilotos em 54%. Com os investimentos em novos simuladores e sistemas, os nossos pilotos e tripulação de cabine estão equipados, treinados e totalmente confiantes para gerir qualquer desafio operacional com segurança e competência”, afirma o Capitão Bader Al Marzooqi, Vice-Presidente Sénior de Treino de Voo da Emirates.
Emirates tem encomendados 65 Airbus A350 e 205 Boeing 777X, numa estratégia que visa expandir a sua rede de rotas. Este plano apoia os objetivos de crescimento da companhia aérea, oferecendo ainda flexibilidade para lançar novas rotas e melhorar o serviço nas rotas já existentes.
A Emirates está prestes a inaugurar a sua avançada instalação de formação de pilotos, prevista para este ano. Com uma área de 5.900 m², a nova infraestrutura irá albergar seis simuladores de voo completos, dedicados às aeronaves A350 e Boeing 777X. Nos centros de formação da companhia, os aviadores terão acesso a um total de 17 simuladores de voo, permitindo à Emirates acumular mais de 130.000 horas de formação anualmente.
A Emirates, a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) e a Airbus uniram-se para oferecer um programa avançado de Competency-Based Training and Assessment (CBTA) a pilotos, para a sua ...