E a minha bagagem?
Simplesmente coloque a sua bagagem no balcão do check-in online ou no balcão de entrega de bagagem (Drop Off Point)
Partida- entrega de bagagem (Drop Off Point)
A bagagem adiantada que entra no terminal de partidas antecipadamente sendo armazenada no “Armazém de bagagem adiantada”
Tratamento manual
Recolha manual
Separação por voo
Retorno aos tapetes de triagem por horas de partida da aeronave
Tratamento eletrónico (EBS – Early Baggage Storage)
Armazém
Em Guangzhou, na China, oferece espaço para até 4.000 malas
Triagem por classes
Primeira
Executiva
Económica
Passageiro frequente
Bagagem local – destino final
Bagagem em transferência
– curto
– médio
– longo
A granel – em carros
Contentorizada – contentores (ULD)
Escala de serviço – horário diário do pessoal ao serviço e distribuição pela diferentes áreas de serviço
Telefones, telex, computador e impressora – atendimento telefónico, recepção e envio de mensagens
Folhas de controlo de equipamentos do BRS – Scanners, monitores
Folhas de manutenção dos equipamentos – abastecimento de combustível, tractores eléctricos à carga
Folhas de inspecção/revisão dos equipamentos
Folhas de avarias
Logística – Etiquetas das diferentes companhias aéreas, papel impressora
Arquivo – relatórios diários
Módulo de aceitação rastreio e tratamento de bagagem num pequeno aeroporto
Analisando esta proposta modular verificamos que a primeira prioridade é libertar o passageiro da sua bagagem
7 balcões de check-in
1 aparelho de raio X que tem limitações em relação ao fluxo de bagagem e tempo de exposição no interior do raio X
1 tapete circular de recolha de bagagem com evidente falta de espaço para a colocação de equipamentos
Falta no mínimo sete scanners para reconciliação de bagagem BRS, um por voo e os respetivos monitores para verificação das leituras
Falta de espaço para a colocação de equipamento de recolha de bagagem carros/contentores. Se cada balcão de check-in aceitar um voo temos sete voos em movimento e o espaço para o máximo de cinco carros,esta é de facto a grande diferença entre passageiros e quem opera na triagem e encaminhamento de bagagem
Falta uma linha de check-in com um raio X para aceitação e rastreio da bagagem fora de formato ( exemplo bicicletas, pranchas de surf )
Os sistemas de Tratamento de Bagagens são sistemas destinados a fazer o transporte automático de malas, as quais são embarcadas no porão das aeronaves. Um sistema deste tipo é composto tipicamente por um conjunto de transportadores e dispositivos de triagem, os quais encaminham as malas de forma automática para o terminal de partidas. O encaminhamento das malas é feito a grande velocidade, estando sujeito a requisitos muito exigentes ao nível da rastreabilidade, segurança, reconciliação mala passageiro BRS e fiabilidade.
Quando a tecnologia não conversa com o utilizador ( sistema de tratamento de bagagem no aeroporto de Denver)
Como os aeroportos podem modernizar seu HLC?
O software e o hardware do sistema de triagem de bagagem têm ciclos de vida variados.
É função do sistema de tratamento de bagagem nas partidas articular as diferentes áreas, garantindo o fluxo de bagagens
Check-in aceitação do passageiro e registo da respetiva bagagem. É emitida uma etiqueta bagtag que possui um código de barras e um número de identificação que é único no sistema, esta etiqueta é presa na bagagem
A bagagem fica identificada com um número de etiqueta após o despacho e o passageiro recebe um comprovativo por cada bagagem despachada.Devem ser retiradas da bagagem todas as etiquetas (códigos de barras) que identificaram a mala em anteriores viagens aéreas.
O TTAE para a aceitação do passageiro possui um terminal com o sistema operativo e uma impressora que emite a etiqueta
Tapetes transportadores
Introdução da bagagem no sistema
Leitura da etiqueta por um conjunto de scanner laser
No caso em que a leitura da etiqueta presa na bagagem não tenha sido feita pelo scanner (etiqueta amachucada ou mal posicionada, por exemplo), o volume é declarado não-lido e é assim transportado pelo sistema, até uma estação de identificação manual, onde um operador possa conciliar essa bagagem ao sistema, reintroduzindo-a no circuito. Essa operação é em geral feita “em linha”, mantendo-se a cadência do fluxo do transporte.
Durante o percurso a bagagem vai ter um controle de segurança security.
As bagagens passam por um controle de segurança em máquinas de raios-X do tipo EDS explosive detection systems e encaminhadas para o terminal, sala de triagem sorting
Tapetes especiais para bagagens fora de formato out-of-gauge baggage
Instrumentos musicais, equipamento de filmagem,bicicletas, asa delta, equipamento de golfe ( bolsa com tacos), pranchas de surf, de windsurf, pranchas pequenas (sandboard-bodyboard-snowboard), equipamento de esqui, equipamento de pesca, equipamento de mergulho, carrinho de bebé, canil animal despachado no porão
Bagagens de última hora last minute baggage
Sistemas de Transporte de Bagagens da Efacec
A Efacec possui fortes referências na concepção, fornecimento e instalação de Sistemas de Transporte de Bagagens em importantes aeroportos internacionais. Independentemente do tamanho e complexidade do design do aeroporto – quer seja um simples aeroporto doméstico ou um terminal de larga escala para milhões de passageiros -, temos a solução apropriada para satisfazer os requisitos específicos de qualquer aeroporto.
A Efacec proporciona sistemas de transporte de bagagens «chave na mão» totalmente operacionais com equipamento próprio, como por exemplo, postos de registo (check-in), transportadores de bandas modulares, dispositivos de triagem, separadores de alta velocidade e carrosséis, assim como equipamento de terceiros, tais como Sistemas de Identificação (Código de Barras, RFID), equipamento de inspecção de bagagem de porão, portas corta-fogo, painéis de informação sobre partidas e chegadas, sistemas de CFTV, entre outros.
Uma eficiente localização, inspecção e encaminhamento de bagagens por todo o aeroporto é um dos aspectos fundamentais a ter em consideração para garantir aos passageiros uma agradável experiência durante a sua viagem. Os nossos sistemas funcionam com eficiência e segurança sob o controlo das nossas aplicações de software, desde controladores PLC (Controlador Lógico Programável) de nível mais baixo, passando pelos sistemas SCADA, até Sistemas de Transporte de Bagagens totalmente integrados. O desvio e triagem de bagagens para as mangas de destino, com base em BSM’s (mensagens de serviço de bagagens) e códigos de registo IATA, são geridos por pacotes de software para distribuição e reconciliação de bagagens.
A inspecção de bagagem de porão (Hold Baggage Screening) tornou-se num aspecto essencial para as autoridades aeroportuárias no mundo inteiro. Na Efacec, levamos em conta os problemas com a integração de equipamento de inspecção nos transportadores e os controladores necessários para efectuar a triagem de bagagens através de um processo de inspecção a vários níveis, seguindo as recomendações da IATA, ICAO e TSA. Temos experiência comprovada na área de implementação de processos automáticos de inspecção e desenvolvemos interfaces de controlo para máquinas dos principais fornecedores de equipamento EDS.
Gama de produtos:
Transportadores de check-in
Transportadores de tela (lineares, acumulação, integradores/desviadores horizontais)
Aparelhos de triagem de alta velocidade (desviadores horizontais, sistemas de triagem/integração vertical, TTS – plataformas de inclinação)
Carrosséis (planos – placas semicirculares e placas sobrepostas – ou inclinados com placas sobrepostas, accionados por fricção)
Controladores PLC
Sistema e Supervisão SCADA
Software de Reconciliação e Gestão de Bagagens
Partidas – Embarques
10 janeiro 2023 – No controlo de embarque o agente de segurança localizou pelo raio-x uma jiboia na bagagem de mão, revelou a TSA (Transportation Security Administration, o animal tinha 1,22 metro de comprimento.
Partidas – Porões
Sala de triagem sorting
Recolha da bagagem dos tapetes transportadores “chutes”
Preparação de carros ou contentores por voo
No terminal, o OAE/operador recolhe e separa, conforme instruções que recebeu, fazendo a leitura óptica do código de barras BRS Baggage Reconciliation System – sistema de reconciliação de bagagem- triando e separando a bagagem para carros – bagagem local executiva, bagagem local económica e bagagem em transferência.
Todo este trabalho é fisico, pesado e cansativo e requer a atenção do OAE em relação ao fecho do voo e à partida da aeronave.
Recolha da bagagem nos carroceis de placas inclinadas
A bagagem circula misturada para vários destinos e diferentes voos sendo a separação e carregamento executada manualmente pelo OAE
Schiphol tests three new lifting aids to lighten workload
BRS Baggage Reconciliation System
O Sistema de Reconciliação Bagagem, tem como objetivo garantir a segurança do voo, a redução do número de bagagens perdidas, a confirmação de embarque do passageiro e respetiva bagagem e a rápida identificação/localização da mesma, no caso de ser retirada.
Por razões de segurança o princípio geral no tratamento da bagagem é de que a bagagem viaje no mesmo avião que o passageiro
O OAE/operador no terminal de partidas para fazer a leitura:
Segura a etiqueta
Faz a leitura com o Scanner,olha para o monitor
Carrega a bagagem nos carros ou contentores